quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

QUERIDOS ALUNOS!

Aguardem a atualização das páginas de suas respectivas turmas, para o FINAL DE SEMANA. Enquanto isso acompanhem  as postagens referentes aos diversos assuntos relacionados aos conteúdos trabalhados em aula e/ ou as notícias.


Neurociência: como ela ajuda a entender a aprendizagem

Conclusões da área sobre como o cérebro aprende trazem à tona questões tratadas por grandes teóricos da Psicologia, como Piaget, Vygotsky, Wallon e Ausubel. Saiba como elas podem enriquecer as discussões sobre o ensino.

A emoção interfere no processo de retenção de informação. É preciso motivação para aprender. A atenção é fundamental na aprendizagem. O cérebro se modifica em contato com o meio durante toda a vida. A formação da memória é mais efetiva quando a nova informação é associada a um conhecimento prévio. Para os professores, essas afirmações podem não ser inovadoras, seja por causa da sua experiência em sala, seja por ter estudado Jean Piaget (1896-1980), Lev Vygotsky (1896- 1934), Henri Wallon (1879-1962) e David Ausubel (1918-2008), a maioria da área da Psicologia cognitiva. A novidade é que as conclusões são fruto de investigações neurológicas recentes sobre o funcionamento cerebral. 

"O que hoje a Neurociência defende sobre o processo de aprendizagem se assemelha ao que os teóricos mostravam por diferentes caminhos", diz a psicóloga Tania Beatriz Iwaszko Marques, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), estudiosa de Piaget. O avanço das metodologias de pesquisa e da tecnologia permitiu que novos estudos se tornassem possíveis. "Até o século passado, apenas se intuía como o cérebro funcionava. Ganhamos precisão", diz Lino de Macedo, do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), também piagetiano. Mas é preciso refletir antes de levar as ideias neurocientíficas para a sala. 

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Mare nostrum ( os artistas do Mediterrâneo)

Querido (a) estudante, é de suma importância compreender que o conhecimento é uno, e  por esse motivo faz-se necessário, relacionar diferentes áreas do conhecimento num assunto específico, como por exemplo, a interpretação da origem da globalização, a partir do estudo do Mar Mediterrâneo, sob a visão histórica e geográfica, analisada e evidenciada em obras de diversos artistas contemporâneos.

Quando se fala em Mediterrâneo que já foi, no passado, um mar dominado por gregos e romenos e posteriormente pelos árabes, que se estabeleceram na península ibérica, parece ser obrigatório voltarmos a um dos maiores historiadores do século XX, Fernand Brauduel e sua obra angular " O espaço e a história no Mediterrâneo". Foi Brauduel quem percebeu que o Mediterrâneo possibilitou uma das primeiras globalizações efetivas na história do Ocidente. Apontou, com total pertinência, que o Mediterrâneo "é uma encruzilhada muito antiga. Há milênios tudo converge em sua direção, confundindo e enriquecendo sua história". Não só mercadorias eram transportadas em suas águas, mas também ideias, religiões e artes de viver, acrescentará o historiador. O Mediterrâneo possibilitou, portanto, um sistema complexo de circulação onde tradições cristãs antigas e muçulmanas ainda convivem em tradições pagãs. Então, estamos aqui com interessantíssima experiência de hibridismo cultural que se processa ininterruptamente, por milênios, até os dias de hoje.
Nesse sentido, num mundo totalmente conectado pela internet, é importante questionar qual seria ainda a influência desse Mediterrâneo na produção de artistas emergentes oriundos de diversos países. Há uma base cultural do Mediterrâneo ancestral que influi no inconsciente coletivo destes artistas, mesclando o passado com a contemporaneidade virtual. Juntamente com essa memória ancestral e social surge um sentimento contemporâneo que fala diretamente aos dias de hoje, de maneira singular, em cada obra apresentada. A tecnologia digital é o novo grande mar. Instalações de videoarte atualizam, agora, o suporte de alguns desses artistas. Eles pertencem, portanto, a um mundo globalizado, muito além do Mediterrâneo. É o caso da francesa Ange Leccia com seu víde´-instalação La Mer, imagens abstratas em contante mutação como o próprio mar, qualquer mar, não importa onde.

Fonte: revista- Filosofia ciência&vida (adaptado)

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Quatro estão detidos por tragédia em Santa Maria; “Legislação é falha”, diz engenheiro



Rachel Duarte, no Sul 21
Enquanto as autoridades seguem envolvidas na investigação que trará as respostas esperadas pela sociedade consternada com a tragédia em Santa Maria, o país busca entender eventuais lições que possam surgir de toda a situação. O Ministério Público e a Polícia Civil seguem realizando oitivas e acumulando documentos que esclareçam a situação do alvará da boate Kiss, além de mostrar quem utilizou o sinalizador durante o show da banda Gurizada Fandangueira. Enquanto isso, o engenheiro do Comitê Brasileiro de Segurança Contra Incêndio da Associação Brasileira de Normas Técnicas, Carlos Rosa, diz que havia alertado os bombeiros sobre falhas na legislação que são passíveis de incêndios.
Na tarde desta segunda-feira (28), o empresário Mauro Hoffmann, um dos proprietários da boate e que se encontrava foragido, compareceu à delegacia de Polícia de Santa Maria para prestar esclarecimentos ao delegado Marcelo Arigony. Hoffmann, seu sócio Elissandro Spohr e dois integrantes da banda foram detidos e levados ao presídio regional de Santa Maria. A polícia busca as informações sobre a licença para funcionamento da casa noturna, que tinha alvará vencido desde agosto de 2012. O documento estava em processo de renovação, segundo a Prefeitura de Santa Maria e o Comando da Brigada Militar.
De acordo com avaliações preliminares dos bombeiros, a boate Kiss não cumpria normas técnicas básicas de segurança contra incêndios, como respeito à capacidade de lotação e manutenção de número suficiente de saídas de emergência. Porém, em entrevista à Rádio Gaúcha, na tarde desta segunda-feira, o coronel Guido, que acompanha o caso, informou que a Kiss possui os itens de segurança recomendados. O comandante da Brigada Militar, Sérgio Abreu também declarou à emissora que “apesar de vencido, o Plano de Prevenção de Incêndio da boate não estava irregular, porque estava sob avaliação”.
O Sul21 tentou contato desde o começo da manhã com o coronel Guido, sem sucesso. O comandante da Seção de Prevenção de Incêndio do 1º Comando Regional de Bombeiros, tenente-coronel Adriano Krukoski, está em Santa Maria apoiando o trabalho dos bombeiros da região, mas não respondeu à reportagem sobre as normas necessárias para o Plano de Prevenção de Incêndio. “Tudo é com o coronel Guido”, disse

Engenheiro aponta ao menos quatro falhas que levaram à tragédia

Sobre a tragédia de Santa Maria, mesmo sem o resultado das investigações e sem uma simulação, ele afirma ter certeza sobre ao menos quatro falhas. “Havia mais gente que a capacidade da boate, menos portas de saída, saídas menores do que a capacidade de pessoas e o extintor de incêndio sem funcionamento”, fala Rosa.
Ele alerta que as recargas de extintores devem ser feitas anualmente e com empresas confiáveis. “Não é só lá dar uma olhadinha. Se tivesse um extintor funcionando, o vocalista da banda poderia ter contido o fogo”, lamenta. O engenheiro também chama a atenção para falta de um laudo técnico dos bombeiros sobre a realização da apresentação com pirotecnia. “A legislação que dispõe sobre shows pirotécnicos alerta para ter um engenheiro responsável que avalie o que será feito e onde será feito. Um lança-chamas de cinco metros e de material de alta toxicabilidade ser usado em um ambiente com teto tão baixo é o mesmo que criança brincando com fogo. Requer bom senso”, afirma.
A tragédia na boate de Santa Maria é considerada a segunda maior envolvendo incêndio no Brasil. Até o momento foram registradas 231 mortos, a maioria jovens. Pelo menos 101 das vítimas identificadas eram estudantes da Universidade Federal de Santa Maria. Para o estudante do DCE da UFSM, Leonardo Soares, que além de mobilizar apoio na cidade perdeu cinco amigos próximos, o clima é de solidariedade e silêncio na cidade. “No domingo só ouvíamos sirenes de ambulâncias e helicópteros. No resto da cidade era um silêncio doloroso”, recorda.
O DCE da UFSM está oferecendo alojamentos para familiares que estão na cidade acompanhando os procedimentos fúnebres das vítimas. Uma caminhada foi organizada voluntariamente e sairá da Praça Saldanha Marinho, às 22 horas desta segunda-feira. Em Porto Alegre, os familiares que acompanha os pacientes removidos dos hospitais do interior estão recebendo apoio nos hospitais da capital. Voluntários também auxiliam na recepção dos hospitais e oferecem café ou abrigo em suas residências.
PS do Viomundo: O Jornal Nacional fez uma boa simulação sobre o acidente e a necessidade de portas de emergência (a boate Kiss só tinha uma).
Fonte: Sul 21

Boate do DCE da UFSM foi interditada e Kiss continuou funcionando

Boate do DCE da UFSM foi interditada e Kiss continuou funcionando
Na mesma época em que a Boate Kiss foi vistoriada pelo Corpo de Bombeiros, segundo semestre de 2012, a boate do DCE da Universidade Federal de Santa Maria foi interditada. Conforme o coordenador do DCE da UFSM, Leonardo Soares, o prédio possui quatro saídas e mesmo assim, foi interditado para atender exigências estabelecidas pelo Corpo de Bombeiros. “A boate fica na Casa do Estudante, em um prédio da universidade que funciona no centro da cidade. Tivemos que fazer uma série de adequações, atendendo também exigências da Vigilância Sanitária. Estamos interditados até agora”, fala.
As adequações foram feitas, garante o estudante, e nova vistoria dos bombeiros deveria ocorrer nesta segunda-feira (28). Porém, em razão da tragédia na cidade, não foi possível. Por outro lado, a boate Kiss foi liberada para funcionar com a licença vencida.
“A casa pode ficar aberta enquanto há renovação, se o Corpo de Bombeiros não interditar. Mas a responsabilidade é do proprietário em regularizar a situação. A prefeitura também é responsável porque tem que fiscalizar o cumprimento das normas e fazer cumprir a lei”, alerta o engenheiro Carlos Rosa.
Em declaração ao G1 nesta segunda (28) pela manhã, o prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer garantiu que a fiscalização é rigorosa na cidade. “Os bombeiros deram o atestado. A prefeitura só autoriza se tiver o atestado. Mas dizem que o atestado estava vencido”, confirmou o prefeito ao site.
O Ministério Público do Rio Grande do Sul realiza investigação para buscar argumentação pertinente sobre a licença. Segundo o promotor criminal de SM, Joel Dutra, é considerada a possibilidade de incluir nas oitivas pessoas ligadas a órgãos públicos que possam ter favorecido a licença para a boate. “O clamor por justiça é compreensível neste momento, mas não podemos ser injustos e sair colocando todos na cadeia pela pressa de uma reposta”, pondera.
Fonte: Sul 21

Ausência de lei federal leva estados a dispor normas próprias sobre prevenção de incêndios

Ausência de lei federal leva estados a dispor normas próprias sobre prevenção de incêndios
A concessão de alvarás de funcionamento para estabelecimentos como casas noturnas no país é feita pelos bombeiros e autoridades locais, baseados em normas estaduais. Apesar de a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) dispor de 64 recomendações para prevenção de incêndio, elas não têm valor de lei, podendo ser ou não seguidas pelos estados. Há oito anos uma legislação nacional é elaborada e não sai do papel.
Segundo o engenheiro do núcleo gaúcho do Comitê Brasileiro de Segurança contra Incêndio da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Carlos Wengrover Rosa, a legislação gaúcha é falha e ele já havia alertado o Corpo de Bombeiros. “Legislações mais avançadas, como no RJ e SP, exigem um sistema de controle de fumaça. A lei gaúcha não exige. Se houvesse essa abertura superior para fumaça sair, provavelmente não teriam morrido um décimo das pessoas que morreram em Santa Maria”, explica.
Ele ressalta que é de competência do Corpo de Bombeiros a aprovação dos prédios e do Plano de Prevenção de Incêndios dos estabelecimentos e que as casas noturnas devem renovar as licenças anualmente. A fiscalização sobre a regularidade dos locais, alerta, é competência das prefeituras.”É preciso prevenir e punir os responsáveis para que não aconteça de novo”, ressalta o engenheiro.

Fonte: SUL 21

domingo, 27 de janeiro de 2013

Ao menos 180 morrem em incêndio em casa noturna de Santa Maria (RS)

O incêndio em uma boate deixou ao menos 180 mortos e mais de 200 feridos em Santa Maria (a 286 km de Porto Alegre), na região central do Rio Grande do Sul, segundo o Corpo de Bombeiros, o que o caracteriza como a pior tragédia do Estado. O fogo começou por volta das 2h deste domingo (26). O número de mortes pode passar de 200, de acordo com os Bombeiros, ainda há muitos corpos dentro do local esperando para serem recolhidos e identificados, além das pessoas que morreram nos hospitais da cidade.
Ainda não uma lista oficial de feridos ou mortos, e nem uma previsão de quando haverá. A prefeitura do município decretou luto oficial de 30 dias.
Em entrevista à rádio Gaúcha, o delegado Sandro Luís Meinerz, titular da 3ª Delegacia de Polícia de Santa Maria, disse que, a princípio, as pessoas não morreram queimadas, e sim asfixiadas pela fumaça por não terem conseguido sair do local.


terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Países assinam acordo para reduzir o uso de mercúrio

Querido estudante, é de suma importância manter-se sempre informado. Você que almeja uma carreira promissora e pretente fazer concursos, independente da área, deve ter isso como uma das prioridades em sua vida.

 MEIO AMBIENTE:
São Paulo - Foi uma semana de difíceis negociações, mas a Conferência de Genebra terminou neste sábado (19) com boas notícias: depois de quatro anos de discussões, cerca de 140 países-membros das Nações Unidas, entre eles o Brasil, assinaram o primeiro acordo global que prevê a redução do uso de mercúrio. [ ...]
Batizado de Convenção Minamata sobre Mercúrio - em homenagem aos habitantes da cidade japonesa que por décadas sofreram com a contaminação da substância, proveniente de descargas industriais -, o tratado propõe que até 2020 o uso do mercúrio seja banido dos processos industriais e, também, da fabricação de diversos produtos. Entre eles, algumas baterias, tomadas, lâmpadas, sabãos, artigos cosméticos e, até, obturações dentárias.
 
Mercúrio pode contaminar mais de 8 milhões
Após anos de negociações, cerca de 140 países-membros da ONU assinam acordo global para reduzir o uso de mercúrio, um dos elementos químicos que mais ameaçam os humanos










Trabalhadores que purificam ouro artesanalmente se expõem à contaminação por mercúrio
Continue lendo: Exame.com

domingo, 20 de janeiro de 2013

Atenas: Protesto contra o racismo


Querido estudante, em relação ao racismo não devemos analisar apenas a cor da pele (branca ou preta) mas também credos e ideais políticos; em suma, diferenças ideológicas e culturais que acabam aflorando de uma forma ou de outra em diferentes sociedades. As pessoas que compartilham do mesmo nível de opressão, acabam tendo que reagir. Essa reação pode ocorrer de forma pacífica ou não, dependendo das circunstâncias e do grau de amadurecimento dos envolvidos. Nesse contexto, é relevante buscar, ao longo do processo histórico, as raízes dos conflitos humanos em diferentes sociedades. Em específico, nesta reportagem, o histórico dos imigrantes em Atenas.

Uma dica: para enteder a história é necessário a análise de várias fontes de pesquisa ( jornais, revistas, internet, livros, documentários entre outros). Nesse processo de busca aumentará, consequentemente, sua bagagem de conhecimento e seu poder de argumentação, muito importante para quem deseja ter sucesso na área acadêmica.

ATENAS:
Milhares de gregos e imigrantes participaram hoje num desfile pacífico no centro da capital, Atenas, em protesto contra o racismo e as agressões xenófobas protagonizadas por elementos de extrema-direita no país.
Segundo a televisão pública NET, cerca de três mil pessoas aderiram ao protesto organizado por associações de esquerda, comunidades de imigrantes, autarquias e o partido de esquerda Syriza, que está na oposição.
Um imigrante congolês de 35 anos, Gildas Batola, disse à France Presse que "a polícia é como os nazis", afirmando ter sido vítima de uma agressão racista e preso quando tentou fazer queixa.
"Neonazis fora", "fascismo nunca mais" e "fim dos ataques racistas" são algumas das palavras de ordem nas faixas que os manifestantes seguravam.

Milhares de gregos e imigrantes desfilam contra racismo

Continue lendo: DN GLOBO

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

John F. Kennedy

Querido (a) estudante, é importante, além de estudar os fatos históricos, tentar entender as circunstâncias e a ideologia da época em que tal fato ocorreu. Em relação ao assassinato de John F. Kennedy é necessário buscar informações sobre sua personalidade e anseios. Quem foi ele realmente? Quais seus sonhos , seus medos... é sabido que o que somos como pessoas refletirá, com certeza, no que seremos em nossa vida profissional. No caso do presidente vale a mesma premissa. Nesse sentido, vá em busca de outras fontes, pois o conhecimento é resultado de um logo processo de pesquisa e dedicação.

John F. Kennedy

Nova York, 3 mar (EFE).- A data do assassinato do presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, se transformou no título e tema central do romance "11/22/63", do escritor americano Stephen King, no qual um professor viaja ao passado para evitar um magnicídio que comoveu todo o país.

Como se pode ver nesta quinta-feira no site do editorial americano Simon & Schuster, o último livro do mestre do terror poderá ser adquirido a partir de 8 de novembro nos Estados Unidos e no Reino Unido.

"Em 22 de novembro de 1963, três tiros ressoaram em Dallas. O presidente Kennedy morreu e o mundo mudou. E se você pudesse mudar o que aconteceu?", relata o editorial sobre a última história de King, que qualifica como um "drama que irá paralisar seu coração".

A nova obra de King relata em mais de mil páginas a história de Jake Epping, um professor de 35 anos cuja vida muda quando seu amigo Al, proprietário de um restaurante de Dallas, descobre que em seu armazém há uma porta para viajar ao passado.

O protagonista do romance começará então a "insensata missão" de tentar evitar o assassinato de Kennedy com sua nova vida no passado, "no mundo de Elvis e JFK", tal como descreve o site do escritor, que relata como Jake conhece uma bibliotecária que se transforma no amor de sua vida.

"Este romance é grande, ambicioso. King absorveu a cultura social, política e popular de sua geração de uma maneira mais imaginativa e meticulosa que nenhum outro", destaca Chuck Verrill, da companhia Darhansoff & Verrill, que tem os direitos do livro nos Estados Unidos.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Abraham Lincoln

Querido (a) estudante, a julgar pela vida modesta e infância sofrida, quem diria que
Abraham Lincoln se tornaria um dos presidentes mais notórios dos Estados Unidos? Talvez por ter tido que largar os estudos para trabalhar, por exigência de seu pai, tenha contribuído para que seu discurso, em 1863, fosse favorável à libertação dos escravos, isso entre outras causas pelas quais lutou. Interessante é analisar que durante sua vida política, teve momentos de introspecção e amadurecimento que fez com que reavaliasse suas atitudes, de certa forma, arrogantes e passasse a visualizar a vida e as pessoas por outro ângulo.
Vale a pena pesquisar mais profundamente sobre a vida de Abraham Lincoln!


O 16º presidente dos Estados Unidos nasceu em 1809 no Estado de Kentucky, no sul desse mesmo país. Filho de um homem da fronteira, teve que lutar para sobreviver, com esforços para estudar enquanto trabalhava em uma fazenda e dirigia uma loja em Illinois.
Lincoln foi capitão contra um levante dos índios, passou oito anos na Assembléia Legislativa do Estado de Illinois, no norte do país, e exerceu advocacia por muitos anos no circuito de tribunais.
Em 1858, Lincoln concorreu contra Stephen A. Douglas para o Senado. Ele perdeu a eleição. Mas no debate com Douglas ganhou uma reputação nacional que lhe valeu a indicação republicana para a disputa presidencial em 1860, que ele venceu com facilidade, devido ao colapso do Partido Democrata, decorrente da crise entre norte e sul em torno da escravidão (o norte era contra, e o sul, a favor).
Lincoln alertou o sul em seu discurso de posse: "em suas mãos, meus compatriotas insatisfeitos, e não nas minhas, se encontra esta questão momentosa da guerra civil". Para ele, a secessão era ilegal. Ele estava disposto a usar a força para defender a lei federal e a União. Quando as baterias dos confederados dispararam contra o Forte Summer e forçaram sua rendição, ele pediu aos estados 75 mil voluntários. Foi o início da Guerra Civil.
Como presidente, ele transformou o Partido Republicano em uma forte organização naciona, atraindo democratas do Norte para a causa da União. Em 1º de janeiro de 1863 ele divulgou a Proclamação da Emancipação que declarava a libertação dos escravos.
Na inauguração do cemitério militar em Gettysburg, Lincoln declarou: "Que todos nós aqui presentes solenemente admitamos que esses homens não morreram em vão, que esta Nação, com a graça de Deus, venha gerar uma nova liberdade, e que o governo do povo, pelo povo e para o povo jamais desaparecerá da face da terra".
Ele venceu a reeleição em 1864, enquanto os triunfos militares da União prenunciavam o fim da guerra. Em seus planos para a paz, o presidente era flexível e generoso, encorajando os sulistas a baixarem suas armas e voltarem à União. O espírito que o guiava era claramente o de seu segundo discurso de posse, atualmente gravado em uma parede do Memorial de Lincoln em Washington, DC:
"Sem malícia contra ninguém; com caridade para com todos; com firmeza no correto, que Deus nos permita ver o certo, nos permita lutar para concluirmos o trabalho que começamos; para fechar as feridas da nação..."
Em 14 de abril de 1865, uma sexta-feira santa, Lincoln foi assassinado no Teatro Ford em Washington por John Wilkes Booth, um ator que achava estar ajudando o Sul. O resultado foi o oposto pois, com a morte de Lincoln, morreu a possibilidade de paz com magnanimidade.
Lembrado como o presidente que emancipou os escravos de seu país, Lincoln é considerado um dos inspiradores da moderna democracia e uma das maiores figuras da história americana.
Abraham Lincoln nasceu em Hodgenville, Kentucky, em 12 de fevereiro de 1809.
Filho de lavradores, desde cedo teve de trabalhar arduamente.
Aos sete anos foi para Indiana com a família, em busca de melhor situação econômica.
Pouco depois perdeu a mãe, e o pai casou-se outra vez.
Devido à dificuldade de encontrar uma escola no novo domicílio e desejoso de progredir, o jovem Lincoln pedia livros a amigos e vizinhos para ler depois das tarefas diárias.
Empregou-se numa serraria e mais tarde em barcos dos rios Ohio e Mississipi.
Em 1836, aprovado em exames de direito, tornou-se um advogado muito popular.
No ano seguinte, sua família mudou-se para Springfield, Illinois, onde Lincoln encontrou melhores oportunidades profissionais.
Casou-se em 1842 com Mary Todd, mulher inteligente e ambiciosa.
Início político.
Filiado ao partido whig (conservador), Lincoln, entre 1834 e 1840, havia se elegido quatro vezes para a assembléia estadual, onde defendera um grande projeto para a construção de ferrovias, rodovias e canais.
Nessa época, sua atitude diante do abolicionismo era reservada.
Embora considerasse a escravatura uma injustiça social, temia que a abolição dificultasse a administração do país.
Entre 1847 e 1849, foi representante de Illinois no Congresso, onde propôs a emancipação gradativa para os escravos, tese que desagradou tanto aos abolicionistas quanto aos escravistas.
Mais decisiva foi sua oposição à guerra no México, que o fez perder muitos votos.
Sem conseguir se reeleger, afastou-se da política durante cinco anos.
Presidência.
A guerra contra o México ampliara o território da União e não era possível prever se a população das novas terras se declararia a favor da escravidão.
Instalou-se uma grande polêmica nacional.
Lincoln assumiu atitude antiescravagista e transformou-se no paladino dessa tendência após o debate que travou com o senador democrata Stephen Douglas.
Em 1858, candidato ao Senado pelo novo Partido Republicano, perdeu as eleições para Douglas, mas tornou-se líder dos republicanos.
Em 1860, disputou o pleito para a presidência da república e elegeu-se o 16º presidente dos Estados Unidos.
Guerra de secessão.
Ao iniciar seu governo, em 4 de março de 1861, Lincoln teve de enfrentar o separatismo de sete estados escravistas do sul, que formaram os Estados Confederados da América.
O presidente foi firme e prudente: não reconheceu a secessão, ratificou a soberania nacional sobre os estados rebeldes e convidou-os à conciliação, assegurando-lhes que nunca partiria dele a iniciativa da guerra.
Os confederados, porém, tomaram o forte Sumter, na Virgínia Ocidental.
Lincoln encontrou o governo sem recursos, sem exército e com uma opinião pública que lhe era favorável somente em reduzida escala.
Com vontade férrea, profunda fé religiosa e confiança no povo, iniciou uma luta que primeiramente lhe foi adversa.
Só conseguiu armar sete mil soldados, com os quais começou a guerra.
Num só ano, decuplicou o Exército, organizou a Marinha e obteve recursos.
Os confederados haviam consolidado sua situação, com a adesão de mais quatro estados aos sete sublevados.
Em meados de 1863 chegaram à Pensilvânia e ameaçaram Washington.
Foi nesse grave momento que se travou, em 3 de julho de 1863, a batalha de Gettysburg, vencida pelas forças do norte.
Lincoln, que decretara a emancipação dos escravos e tomara outras providências liberais, pronunciou, meses depois, ao inaugurar o cemitério nacional de Gettysburg, o célebre discurso em que definiu o significado democrático do governo do povo, pelo povo e para o povo, e que alcançou repercussão mundial.
A guerra continuou ainda por dois anos, favorável à União.
Lincoln foi reeleito presidente em 1864.
Em 9 de abril de 1865, os confederados renderam-se em Appomattox.
Embora considerado conservador ou reformista moderado no início da presidência, as últimas proposições de Lincoln foram avançadas.
Preparava um programa de educação dos escravos libertados e chegou a sugerir que fosse concedido, de imediato, o direito de voto a uma parcela de ex-escravos.
Inclinou-se também à exigência dos radicais por uma ocupação militar provisória de alguns estados sulistas, para implantar uma política de reestruturação agrária.
Em 14 de abril de 1865, Lincoln assistia a um espetáculo no Teatro Ford, em Washington, quando foi atingido na nuca por um tiro de pistola desferido por um escravista intransigente, o ex-ator John Wilkes Booth.
Transportado para uma casa vizinha, Lincoln morreu na manhã do dia seguinte.
Fonte: Portal São Francisco /www.alemaysabe.com.br

sábado, 5 de janeiro de 2013

Um breve relato sobre as duas coréias.


Querido (a) estudante, para entender a história de um povo é necessário buscar diversas fontes de pesquisa (livros, jornais, revistas, depoimentos...).
Muito interessante o relato desse ex- soldado sul coreano que considera o Brasil seu país. Pena que muitos brasileiros, por ignorância, desconsideram o Brasil totalmente como se não fizessem parte dele.
O nosso país é muito rico. Uma prova disso é que os países desenvolvidos ambicionam nossas riquezas. Moramos em uma latitude que favorece a biodiversidade. O que falta, realmente, são governantes que saibam administrá- lo com sabedoria e amor.

Zona desmilitarizada entre as duas coréias

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Coréia: Quem dividiu?

Nos dias 14 e 15 de junho, os líderes das duas Coréias realizaram um encontro histórico em Pyongyang, depois de 55 anos de isolamento. O encontro não teve como objetivo discutir a reunificação, mas questões específicas que interessem aos dois países e mesmo não produzindo mudanças imediatas, a cúpula por si só foi considerada de grande importância, na medida em que reabre o diálogo entre os governos coreanos do norte e do sul.
SAIBA MAIS: historianet 

Queridos (as) estudantes, em relação a Coréia do Sul quero ressaltar a questão da educação e do valor que é dado a ela, assim como, aos professores que são idolatrados nesse país... os educadores mais eficientes ganham muito, fazem parte da elite. Fico muito feliz com isso, pois em algum lugar existe uma preocupação com o conhecimento. Sinto muito pelo Brasil que apesar dos avanços apenas uma minoria da população é, realmente, alfabetizada. É triste, mas é a verdade.

Uma pergunta que não quer calar: comparando o Brasil com a Coréia do Sul, o nosso país, teoricamente, possui uma melhor estrutura. A Coréia foi devastada pela guerra, mesmo assim, em poucas décadas conseguiu status de país desenvolvido, tudo graças à educação. Em suma, por que o Brasil não consegue a mesma façanha?


quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

A ÚLTIMA FRONTEIRA DO HUBBLE HD




Em órbita a cerca de 650 quilómetros da Terra, o telescópio espacial Hubble tem sido a nossa janela mais importante para compreendermos a formação das estrelas. Foi um instrumento fundamental ao fornecer informação sobre a existência dos buracos negros e capturou a extremidade cataclísmica de estrelas distantes e maiores do que nosso próprio Sol. O telescópio Hubble fez com que uma teoria de longa data sobre a existência do Universo fosse posta em causa, uma vez que mostrou a expansão cada vez mais rapidamente do Universo, o que poderia, por fim, levar à sua destruição. Este telescópio forneceu também as primeiras imagens detalhadas e impressionantes que mostraram como as estrelas se formam a partir de nuvens de gás e de poeira. O Hubble seguiu o rasto de uma super-nova com mil anos que se movia no espaço a uma velocidade de aproximadamente 5 milhões de quilómetros por hora, referido anteriormente por astrónomos chineses no ano de 1054 (Anno Domini). Quando os cientistas focaram Júpiter com o Hubble, puderam ver com atenção e em tempo real o efeito devastador de um cometa que colidiu com este planeta maciço. Mas o telescópio de 12 toneladas perder-se-ia para sempre à medida que se movia em espiral, lentamente, em direcção à Terra; os astronautas viajaram de novo até ao espaço para repararem o telescópio antes de este ter deixado de funcionar e ser enviado de volta para a Terra.

sábado, 15 de dezembro de 2012

sábado, 8 de dezembro de 2012

Venezuela estreia no Mercosul


Querido (a) estudante, é de extrema importância estar conectado com as transformações políticas, sociais, econômicas e ambientais em âmbito local e global.
Somente assim será possível participar ativamente na construção de uma sociedade mais justa. Nesse sentido, é necessário se atentar para os acontecimentos recentes através dos veículos informacionais (jornais, revistas, internet, TV, entre outros).

Venezuela estreia no bloco econômico e realiza sonho de Hugo Chávez

A Venezuela estreia como membro pleno do Mercosul após sua polêmica incorporação ao bloco pela suspensão temporária do Paraguai com o desafio de se sincronizar ao bloco econômico, que tem uma importância estratégica para o presidente do país, Hugo Chávez.
Foi preciso esperar seis anos, mas o sonho do líder venezuelano se tornará realidade nesta sexta-feira (7), quando seu país deixará de participar com o status de membro associado e passará a fazê-lo como membro pleno na Cúpula Presidencial do Mercosul, em Brasília.
A presença de Chávez é incerta, embora no começo do mês ele tenha anunciado que, "com a ajuda de Deus", lideraria a missão venezuelana. Uma nova viagem a Cuba para se submeter a um tratamento especial contra seu câncer põe em dúvida sua participação no encontro.
Porém, com ou sem Chávez, a cúpula de Brasília marcará um antes e depois para o Mercado Comum do Sul, um bloco econômico fundado em 1991 por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, que somado se transforma na "quinta maior economia mundial", à espera de cancelar a suspensão temporária do Paraguai, presumivelmente após as eleições de abril de 2013.
A reunião também vai marcar o retorno da Venezuela a um sistema de integração econômica regional após sua saída da Comunidade Andina (CAN), em abril do ano passado.
Chávez tomou a decisão de sair do bloco andino em 2006 por suas divergências com o Peru e a Colômbia, que então negociavam Tratados de Livre-Comércio com os EUA
Apesar de contar com vastas reservas petrolíferas - as maiores do mundo, segundo a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) - e amplos recursos em mineração, a entrada da Venezuela ao bloco não foi fácil.
Caracas solicitou em dezembro de 2005 sua incorporação como membro pleno, e a negociação foi feita em tempo recorde graças à sintonia política entre os governos da região: o texto do protocolo de adesão ficou pronto no final de maio de 2006, e foi assinado pelos presidentes em julho desse ano.
Apesar da rapidez presidencial e da maioria dos parlamentos do bloco, o Senado paraguaio, dominado pela oposição ao ex-presidente Fernando Lugo, se tornou a pedra no sapato da Venezuela, ao rejeitar sua aprovação alegando supostas atitudes antidemocráticas por parte de Chávez.
Após anos de pressões, os presidentes do bloco, reunidos em 29 de junho deste ano na cidade argentina de Mendoza, aprovaram a incorporação da Venezuela após a suspensão temporária do Paraguai pelo julgamento político que levou ao impeachment de Fernando Lugo.
Um mês mais tarde, em Brasília, onde o acordo foi formalizado, Chávez disse que a Venezuela "tinha que estar há muito tempo" no bloco, e destacou a importância histórica e geopolítica do fato, sendo essa uma das poucas viagens que o líder fez depois que descobriu que sofria de câncer, em junho do ano passado.
Na Venezuela, oposição e empresários receberam com cautela e certo temor o assunto.
O ex-candidato presidencial e líder da oposição, Henrique Capriles, disse considerar que o Mercosul "pode ser uma grande oportunidade" para o país, desde que seja modificado o atual modelo econômico da Venezuela e que o país seja prioritariamente exportador, e não dependente das importações.
SAIBA MAIS: DIÁRIO DE CANOAS

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

A COMISSÃO DA VERDADE- parte V

Querido (a) estudante, é importante analisar a História como um processo. Nesse sentido, faz-se necessário estudar mais profundamente os governos do período da ditadura militar, assim como, as diferentes opiniões em relação aos possíveis culpados das mortes, torturas e/ou suicídios ocorridos nesta época.

BRASIL ESCOLA:
No ano de 2012, tivemos um intenso debate sobre a formação da Comissão da Verdade, uma comissão formada por membros designados pelo governo federal para investigar os crimes cometidos pelo Estado durante o século XX. Contudo, quais seriam esses crimes que eles investigarão? Que verdade é essa a ser exposta? Enfim, de que modo essa comissão tem a possibilidade de aparecer nos vestibulares de 2012?
A primeira questão óbvia é que a Comissão da Verdade terá como grande meta investigar os crimes de tortura, prisão arbitrária e assassinato acontecidos na Ditadura Militar (1964 - 1985). Desse modo, o vestibulando precisa ficar atento aos métodos de coerção e repressão que aconteceram durante o regime militar. Nesse aspecto, sugerimos aquela “revisada especial” no Ato Institucional nº 5, nas propagandas oficiais que pretendiam acobertar a repressão daquele tempo e o processo de formação das guerrilhas daquele período.
Por outro lado, não podemos cair na bobeira de só estudar o Regime Militar por conta da formação da Comissão da Verdade. Bancas de prova mais atentas podem também relacionar o fato com o Estado Novo, o governo ditatorial de Getúlio Vargas que também será investigado pela comissão. Sendo assim, sugerimos que o vestibulando observe atentamente o processo de formação do Estado Novo, dando atenção especial ao Plano Cohen (que justificou o golpe dado por Vargas) e a atuação contra os opositores do regime.
Além dessas questões, podemos ver que a atuação da Comissão da Verdade também abre precedente para a formulação de questões mais complexas, típicas de uma segunda fase de vestibular. Sendo assim, fique atento para questões relativas às justificativas que legitimam o papel a ser desempenhado por esta comissão. Isso implica em fazer associações entre história, memória e cidadania. Mas, de que forma essas coisas poderiam aparecer?
A Comissão da Verdade não vai punir ninguém, logo a sua função será investigar documentos e recolher relatos que permitam um olhar mais amplo sobre nossas ditaduras. A Comissão será uma forma de tornar nossas imagens sobre o passado um tanto quanto mais nítidas. Afinal, organizamos uma nova democracia na década de 1980 sem reconhecer quais foram as personagens que atuaram contra um tipo de regime que consideramos fundamental para a conquista e garantia dos direitos do cidadão.
Finalizando nossas dicas sobre o tema, ressaltamos que a Comissão tem que ser vista em um espectro mais amplo de ações que visam reparar alguns resquícios presentes do passado ditatorial. Em algumas cidades, já tramitam projetos de lei, por exemplo, que visam retirar o nome de vias, prédios, escolas e monumentos públicos que façam qualquer tipo de homenagem aos dirigentes do regime militar. Sendo assim, a Comissão pode aparecer nas provas ao lado desse tipo de ação revisora de nosso passado recente.
Fonte:  Rainer Gonçalves Sousa
Colaborador Brasil Escola

A COMISSAÕ DA VERDADE- parte IV

Comitê de Imprensa discute acesso a documentos secretos (Bloco 1/2)

Na área da abertura dos arquivos sobre crimes políticos, o Brasil tem conseguido alguns avanços. A nomeação dos integrantes da Comissão da Verdade é um deles, além da Lei de Acesso à Informação Pública, sancionada no fim de 2011 pela presidente Dilma. Mas muitos documentos ainda são secretos, como os da Guerrilha do Araguaia e até a documentação relativa à Guerra do Paraguai.


Comitê de Imprensa discute acesso a documentos secretos (Bloco 2/2)


Documentos oficiais da Guerra do Paraguai, do final do século 19, e documentos mais recentes, da ditadura militar de 20 anos atrás, continuam secretos até hoje.
Na edição do Comitê de Imprensa desta semana, dois jornalistas que têm ligação direta com o tema vão tratar da Comissão da Verdade, da Lei de Acesso à Informação e da necessidade da abertura dos arquivos secretos do governo.

Série sobre a Comissão da Verdade: matéria 1

Saiba mais: Lei da Anistia (1979)

A COMISSÃO NACIONAL DA VERDADE- parte II

Querido (a) estudante, para entender o significado da Comissão da Verdade, é necessário entender o processo histórico, a partir da Anistia de 1979 durante o regime militar. Nesse sentido é importante pesquisar vários sites. Logo abaixo, estão alguns que considero importantes:
O governo do general João Batista Figueiredo (1979-1985), durante o período da Ditadura Militar, já mostrava ser mais conciliatório com os contrários ao regime instaurado. Depois de muita violência, tortura e repressão política por parte dos militares, em seu governo, Figueiredo promulgou a lei nº 6.683, que ficaria conhecida como Lei da Anistia, no dia 28 de agosto de 1979.

O artigo 1º da lei concedia anistia a “todos (…) no período de 2 de setembro de 1961 a 15 de agosto de 1979 que cometeram crimes políticos ou conexos com estes (…) punidos com fundamento em Atos Institucionais e Complementares”.



quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

A COMISSÃO DA VERDADE - parte I

Querido (a) estudante, em relação a Comissão da Verdade existe uma polêmica muito grande, visto que se trata de ter acesso aos arquivos secretos durante o período da ditadura militar (1946- 1988). Mas é necessário colaboração de quem possui esses documentos, assim como, é de suma importância que os familiares desses civis mortos também façam a sua parte a partir de depoimentos. Mesmo assim, é muito difícil reunir diversas fontes de pesquisa, pois deve-se levar em conta o fator tempo que influencia negativamente na investigação científica, e consequentemente na punição cabível a cada crime cometido por agentes públicos, contra a sociedade civil.



A Comissão da Verdade, formada por sete integrantes indicados pelo governo, tem como foco principal de investigação o período da Ditadura Militar. Neste programa, os convidados fazem uma avaliação do trabalho da comissão nesses primeiros meses de funcionamento, discutem o diálogo do colegiado com a sociedade civil e as comissões de familiares de mortos e desaparecidos e falam de temas como a identificação dos crimes ocorridos e dos arquivos secretos da Ditadura Militar.

Sobre a Comissão da Verdade: aguarde mais postagens e mais fontes para a sua pesquisa.
Profe. Lúcia

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Estados Unidos- HISTÓRIA/ LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA

 A descoberta de América em 1492 permitiu que os europeus vissem a possibilidade de começar uma nova vida em um território virgem e absolutamente não explorado. Enqanto a conquista da América do Sul foi chefiada por nobres que reproduziram o sistema classista existente nas metrópolis, e cujo fim primordial era voltar a ela com grande fortuna pessoal, a América do Norte supos uma nova oportunidade para pessoas de toda condição, sobre tudo aqueles considerados como desgraçados no seu país de origem e que não podiam voltar. É por isso que consideraram desde um princípio, este novo território, como seu lugar de residência.
CLIQUE E SAIBA MAIS: Portal São Francisco
  1. Depois da Segunda Guerra Mundial: A economia norte americana sofre um grave problema com o famoso Crack de 1929, que provocou a caida dos preços e milhões de desempregados e, segundo conta a lenda, milhares de suicídios
  2. Estados Unidos é o terceiro país mais extenso do mundo. Seus 50 estados e um distrito federal, configuram uma extensão de mais de 9.000.000 de quilômetros quadrados. Estados Unidos tem fronteiras ao norte con Canadá, ao sul con México, ao oeste com o Oceano Pacífico e ao leste con o Atlântico. São 48 os estados que encontram-se na América do Norte e dois criados e agregados em 1959, separados dos continentes por Canadá, no caso de Alaska e pelo Pacífico, no caso do Hawai.
 
    Mapa Múndi Dos Estados Unidos Da América, EUA, Fotos e Localizações  mapa EUA divisao localizavao Not1

    Estados Unidos eleição presidencial - como funciona.

    Nos Estados Unidos a eleição presidencial consiste num Colégio eleitoral de 538 delegados eleitos e indicados por cada estado, exceto em Maine e Nebraska, onde a divisão é feita por distritos eleitorais, sempre ocorre na terça-feira posterior ao primeiro domingo de novembro. O presidente assume no dia 20 de janeiro do ano seguinte.
    No Colégio Eleitoral, entre as 51 unidades federativas dos EUA, cada uma possui um número de cadeiras (delegados) que escolhem o presidente. O estado da Califórnia, por exemplo, possui 55. Cada delegado representante é livre para votar no candidato em que escolher, mas na prática votam no candidato escolhido pelo voto popular. Em 2000, George W. Bush teve 47,9 % do voto.
    Em caso de empate no Colégio Eleitoral, a Câmara escolhe o presidente por voto de cédula representando um por estado, caso a Câmara não resolva, a decisão é repassada para o Senado. O número de delegados num estado corresponde ao número de senadores e deputados que o mesmo estado representa no Congresso.
    Além do colégio eleitoral outra instituição americana que causa muita confusão nas eleições é um sistema de votação muito particular. O país simplesmente não tem um sistema eleitoral nacional.
    Cada estado escolhe a melhor maneira de computar e contar seus votos. Em 2000, por exemplo, o resultado da votação demorou quase um mês para ser anunciado porque a Flórida tinha um tipo de cédula que levou milhares de eleitores a votarem errado. Com uma diferença mínima entre os candidatos, aqueles poucos votos, que foram recontados manualmente, tiveram o poder de decidir a eleição. Nesse mesmo ano George W. Bush foi o primeiro candidato a vencer no Colégio Eleitoral mesmo perdendo.  No dia 7 de novembro de 2000 mais de 100 milhões de cidadãos norte-americanos foram às urnas para escolher o Presidente da República. Nas horas seguintes as grandes redes de televisão divulgaram notícias equivocadas, nas quais os dois candidatos se proclamavam vencedores. Até o dia 12, os Estados Unidos continuavam sem saber quem era o futuro governante, se George W. Bush, o governador do Texas e candidato do Partido Republicano ou Albert Gore, vice-presidente dos Estados Unidos e candidato do Partido Democrata.
    Fonte: InfoEscola adaptado.

    terça-feira, 30 de outubro de 2012

    SUDÃO DO SUL- novo país africano- Muito importante!!


    As grandes diferenças que dividem o Sudão são visíveis até do espaço, como mostra essa imagem de satélite da Nasa. Os Estados do Norte são uma área desértica, interrompida apenas pelo fértil vale do Nilo. O Sul do Sudão é coberto por vastas áreas verdes, pântanos e florestas tropicais.
    Fonte: BBC BRASIL
    SAIBA MAIS: Info Escola

     Votações para a independência do Sudão do Sul

    Usina de Belo Monte/ energia- IMPORTANTE!!!


    
    Transmitido ao vivo em 09/04/2012
    Programa recebe professor da USP José Goldemberg para falar sobre a Usina de Belo Monte, a Conferência Rio+20 e outros assuntos relacionados a meio ambiente.

    Querido (a) aluno (a), preste bastante atenção, pois esse conteúdo é de interesse do 1º, 2º e 3º ano.
    Aborda várias questões energéticas e ambientais em âmbito local e global.
    Lembre-se de clicar no link.

    Muito bom!!!

    .Programa Conexão Brasil - Relações Brasil - Haiti

    IMIGRAÇÃO DE HAITIANOS NO BRASIL



    Imigração no Brasil deve afirmar direitos humanos - Pedro Abramovay na Globonews



    Querido (a) aluno (a), é preciso pensar a respeito de direitos humanos em âmbito mundial, ou seja, humanos dividindo o mesmo espaço chamado Terra, independente de cor ou raça. Todos possuem o mesmo direito de usufruir do "nosso lar". É necessário sermos, antes de mais nada, fraternos. Mas é claro com consciência e justiça no que se refere à imigração, pois é preciso planejamento e visão antes de tomar uma aitude. Por exemplo os imigrantes Haitianos no Brasil, principalmente depois do terremoto de 2010.
    Quero saber sua opinião, mas antes você deve pesquisar um pouco mais sobre esse povo e sua história.

    Petrobras: uma transnacional brasileira

    Foi fundada no dia 3 de outubro de 1953, pelo então presidente Getúlio Vargas, com o objetivo de executar as atividades do setor petrolífero no Brasil em nome da União. "É, portanto, com satisfação e orgulho patriótico que hoje sancionei o texto de lei aprovado pelo poder legislativo, que constitui novo marco da nossa independência econômica", já previa ele, há mais de 50 anos.
    A criação da Petrobras é resultado da campanha popular que começou em 1946, com o histórico slogan "O petróleo é nosso". A Petrobras ( Petróleo Brasileiro S. A.) é a maior empresa genuinamente brasileira. Atua em várias áreas do setor energético, desde a exploração de gás e petróleo até a distribuição passando pelo refino e abastecimento. São de sua propriedade noventa plataformas de produção, cerca de 16 mil quilômetros de dutos, refinarias, grande frota petroleira (navios e caminhões) e mais de 7 mil postos de combustíveis.
    Com sede no Rio de Janeiro e filiais em Angola, Argentina, Bolívia, Colômbia, Estados Unidos e Nigéria, a Petrobras é uma das 15 maiores empresas petrolíferas do mundo. É detentoras de uma das tecnologias mais avançadas na exploração de petróleo em águas profundas (Angra dos Reis- RJ).
    Em 1996, a empresa colocou o Brasil no seleto grupo dos 16 países que produzem mais de um milhão de barris de petróleo por dia. Em 2006, a produção atingiu 1,9 milhão de barris, garantindo ao país autossuficiência em petróleo.

    Oleoduto: Canalização para o transporte, à distância, de gasolina, petróleo, óleo mineral, sólidos pulverizados etc.
    Duto: Tubo que conduz líquidos (canos), fios (condutas) ou ar; via.
    Fontes: - BR: Petrobras (adaptado)
    - Geografia- Projeto Araribá - editora Moderna (adaptado)
    Saiba mais sobre o assunto: http://lucinhahb.blogspot.com.br/2012/06/o-brasil-podera-participar-da-opep.html

    domingo, 28 de outubro de 2012

    Sistema de Cotas raciais

    Querido (a) aluno (a), sua participação é muito importante!
    É necessario analisar dirversas opiniões, incluindo ideias divergentes. Nesse sentido, faz-se necessário buscar o conhecimento científico (em sites, livros e teses de mestrado e/ou doutorado), sem o qual, não é possível opinar com propriedade.
    Acredito na sua sede de conhecimento.
    Lembre-se a aprendizagem é fruto de um processo de busca.
    Aguardo sua opinião.

    SISTEMA DE COTAS RACIAIS
    O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, em 26 de abril, que o sistema de cotas raciais em universidades não contraria a Constituição brasileira. O resultado do julgamento sanciona a prática, adotada por instituições públicas de ensino superior, de manter reservas de vagas para estudantes negros, pardos e índios.
    O objetivo das cotas é corrigir injustiças históricas provocadas pela escravidão na sociedade brasileira. Um dos efeitos desse passado escravocrata é o fato de negros e índios terem menos oportunidades de acesso à educação superior e, consequentemente, ao mercado de trabalho.
    Brasileiros brancos têm, em média, dois anos a mais de escolaridade do que negros e pardos, de acordo com dados de 2008 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
    Foi esse argumento – de que o sistema de cotas é uma forma de combater a herança escravagista do século 19 – que prevaleceu entre os ministros do Supremo, cuja decisão foi unânime.
    Eles julgaram uma ação proposta pelo DEM contra o sistema de cotas na UnB (Universidade de Brasília), adotado em 2004. A instituição reserva 20% das vagas para candidatos que se declarem negros ou pardos. O partido sustentou que a medida viola o princípio constitucional de igualdade e é discriminatória.
    As cotas raciais fazem parte de um modelo de ação afirmativa criado nos anos 1960, nos Estados Unidos. A proposta era de amenizar o impacto da desigualdade social e econômica entre negros e brancos. Hoje, apesar da reserva de vagas ser considerada ilegal nos Estados Unidos, as universidades americanas usam as ações afirmativas para selecionar alunos negros e hispânicos com potencial.
    No Brasil, o sistema de cotas raciais não beneficia apenas negros, mas pardos e índios. Há ainda as chamadas cotas sociais, para alunos vindos de escolas públicas e deficientes físicos, e cotas mistas, para estudantes negros que estudaram na rede pública de ensino, por exemplo.

    Transposição do Rio São Francisco

    Querido (a) aluno (a), é de suma importância estar atento às diversas fontes de informação, e a partir das mesmas buscar a fonte científica ( livros e/ou revistas que tratem do assunto). Essa busca deve ser constante.
    Leia, logo abaixo, notícias recentes sobre a área de transposição do rio São Francisco -Petrolina (PE). Depois, gostaria muito de saber a sua opinião, postando um comentário.
    Não esqueça de clicar nos hiperlinks!

    CAATINGA (NORDESTE) ANIMAIS EM PERIGO-
    Qual a solução?
    Seria a Transposição do Rio São Francisco?
    O chão seco contrasta com as nuvens pesadas e escuras. Na Caatinga a cena é comum. Uma fraca garoa aumenta a esperança. Mas em poucas horas, o céu se abre, adiando a chuva mais uma vez... Os desenhos criados na areia pela água, há vários meses, agora se misturam ao rastro de animais de criação. Esta estranha mistura revela que caminhamos sobre o leito de um rio temporário. Esses locais só recebem água na época da chuva. E faz um ano e meio que o sertanejo espera por isso. Só as plantas e animais mais adaptados resistem...
    Até as pequenas barragens feitas para aproveitar a água até o fim, não servem para mais nada. As tentativas de cultivo são sufocadas pelo sol. E a resistência dos carneiros e bodes são testadas ao limite. A equipe do Terra da Gente chega à região de Petrolina, no interior de Pernambuco. Com a seca severa, mesmo as eficientes cacimbas (poços rasos), deixam de garantir água.
    Mas a paisagem seca no coração do semiárido tem um forte contraste: as áreas irrigadas. E quem tinge de verde estas plantações são as águas azuis do São Francisco. Chamado de rio da integração nacional, ele nasce na Serra da Canastra, em Minas Gerais, e segue rumo Norte, recebendo água de quase 170 rios, principalmente do Cerrado. E então cruza o interior do Nordeste até desaguar no Atlântico. Por onde ele passa o desenvolvimento é maior. Por isso o Rio São Francisco é a esperança de acabar com a sede nesta região do País. A ideia não é nova. Desde o tempo de Dom Pedro II já existiam planos de usar a água dele para abastecer o sertão.

    Assista ao (s) vídeo (s): Terra da Gente EPTV
    Saiba mais: EcoDebate - Folha São Paulo

    terça-feira, 23 de outubro de 2012

    Debate: Collor x Lula (1989) - 1 de 2


    Em 1989, depois de vinte e nove anos, a população brasileira escolheria, através do voto direto, o novo Presidente da República: Fernando Collor.
    Saiba mais: Luiz Inácio Lula da Silva

    "Podemos sonhar com outras formas de democracia para a nossa sociedade, talvez com uma participação mais direta dos cidadãos. Porém, enquanto a organização política tiver a forma representativa, precisamos fazer escolhas com muito cuidado e atenção. Com tanta possibilidade de acesso à informação, não podemos continuar elegendo políticos que só querem tirar proveito próprio de seus cargos.

    Se somos nós que escolhemos nossos representantes, somos nós os responsáveis pelos acertos e desvios que eles cometem".

    Concordo plenamente e você?

    O Analfabeto Político - Mundo Jovem


    Vídeo "O Analfabeto Político" de Berthold Brecht produzido pelo jornal Mundo Jovem.

    sexta-feira, 12 de outubro de 2012

    CHARADAS- Coordenadas geográficas- (parte 2)

    Querido (a) aluno (a), sua participação é muito importante.
    Faça a diferença postando sua resposta.

    2- Localizada no continente asiático, no país mais populoso do mundo, é a única construção da Terra que pode ser vista da lua, a olho nu. Foi construída no século III a.C. para proteger seu país de invasões da Mongólia e do Império Tártaro e tem seis mil quilômetros de extensão.
    Coordenadas geográficas: 40º N, 116º L
    Pesquise no mapa-mundi político e mapa- mundi relevo.

    CHARADAS- coordenadas geográficas. (parte 1)

    Queridos (as) alunos (as), qual é a resposta?

    1- Você conhece "a cidade mais pontual do mundo"? Ela foi fundada pelos romanos há dois mil anos, fica no continente europeu e é delimitada ao norte pela Escócia e, ao oeste, pelo País de Gales. Hoje é um dos pontos turísticos mais visitados. O responsável pela fama da pontualidade é um relógio enorme, que, desde 1859, marca as horas oficiais do mundo inteiro e é considerado referência para os demais países, que calculam as horas de acordo com o horário oficial do meridiano de Greenwich.
    Cooredenadas: 52º N, 0º  
    Pesquise no mapa- mundi completo e mapa mundi relevo.
    Responda em forma de postagem.
    Obrigada pela participação.

    sábado, 6 de outubro de 2012

    Parte 2- Um pouco de História- Portugueses e espanhóis- O Tratado de Tordesilhas

    Portugueses na Ásia e na África; espanhóis na América. O Novo Mundo se alargava. Preocupados com as novas conquistas, Portugal e Espanha assinaram o TRATADO DE TORDESILHAS, em junho de 1494. Numa hábil negociação de Dom João II, rei de Portugal, a Terra foi dividida ao meio de um polo ao outro. O meridiano traçado a 370 léguas a oeste da ilhas de Cabo Verde definia as novas posses. Terras e ilhas já conquistadas ou a serem conquistadas à esquerda dessa linha imaginária pertenceriam à Espanha. À direita dela, ou seja, a leste desse meridiano, seriam de Portugal, inclusive a Índia. Nessa época o Brasil ainda era desconhecido. Mas este meridiano, que cruzava as futuras cidades de Belém do Pará, ao norte, e Laguna, em Santa Catarina, ao sul, já assegurava estas terras à coroa portuguesa.
    O século XVI estava se iniciando e o mundo tinha pressa. Da América nada se sabia. Na Europa, acreditava-se que Colombo havia descoberto o caminho das Índias pelo Ocidente. Era preciso confirmar, mas poucos se aventuraram.
    Numa segunda-feira, 9 de março de 1500, Pedro Álvares Cabral partia de Lisboa no comando de 10 naus, 3 caravelas e 1500 homens. Viajava com a missão de fundar feitorias na Índia e garantir o comércio naquela região.
    No Atlântico, rumando sempre a sudoeste, a esquadra se afastou muito da costa africana. Foi um afastamento polêmico: uns admitem que Cabral tinha que se afastar para evitar as calmarias, pois as naus e as caravelas precisavam dos ventos, que era o combustível da época; outro acreditavam que o afastamento fazia parte dos planos da viagem e teria sido intencional, pois após a assinatura do Tratado de Tordesilhas, o rei Dom Manoel queria confirmar as posses de suas terras.
    Assim, em 21 de abril, os navegantes perceberam plantas boiando no mar, os primeiros sinais que terra firme se aproximava. Na manhã seguinte, notaram pássaros voando. À tarde deste mesmo dia, 22 de abril, a esquadra avistou um monte alto e redondo, e Cabral deu-lhe o nome de MONTE PASCOAL, pois eram dias de Páscoa.

    segunda-feira, 1 de outubro de 2012

    Alcy Cheuiche


    Encontro com autor Alcy Cheuiche (30 de setembro de 2012- domingo)

    Queridos (as) alunos (as), é de suma importância para o processo de ensino-aprendizagem, estar em constante busca por conhecimento, é esse o papel dos estudantes, além de fontes escritas, é importante buscar, também, aprender com quem tem mais experiência e/ou teve contato direto com os fatos históricos que marcaram nossa existência.

    Quero parabenizar meus queridos (as) alunos (as) que estiveram presentes na feira do livro e prestigiaram o autor Alcy Cheuiche, e seu lançamento da obra Sepé Tiaraju- romance dos Sete Povos das Missões.
    Para saber mais e assistir ao vídeo cliquem no blog da prof SANDRA GRASEL.

    Postagem em destaque

    BRASIL: CRISE HÍDRICA E ENERGÉTICA

    A 6ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo – trará especialistas nacionais e internacionais para falarem de tem...