terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Quatro estão detidos por tragédia em Santa Maria; “Legislação é falha”, diz engenheiro



Rachel Duarte, no Sul 21
Enquanto as autoridades seguem envolvidas na investigação que trará as respostas esperadas pela sociedade consternada com a tragédia em Santa Maria, o país busca entender eventuais lições que possam surgir de toda a situação. O Ministério Público e a Polícia Civil seguem realizando oitivas e acumulando documentos que esclareçam a situação do alvará da boate Kiss, além de mostrar quem utilizou o sinalizador durante o show da banda Gurizada Fandangueira. Enquanto isso, o engenheiro do Comitê Brasileiro de Segurança Contra Incêndio da Associação Brasileira de Normas Técnicas, Carlos Rosa, diz que havia alertado os bombeiros sobre falhas na legislação que são passíveis de incêndios.
Na tarde desta segunda-feira (28), o empresário Mauro Hoffmann, um dos proprietários da boate e que se encontrava foragido, compareceu à delegacia de Polícia de Santa Maria para prestar esclarecimentos ao delegado Marcelo Arigony. Hoffmann, seu sócio Elissandro Spohr e dois integrantes da banda foram detidos e levados ao presídio regional de Santa Maria. A polícia busca as informações sobre a licença para funcionamento da casa noturna, que tinha alvará vencido desde agosto de 2012. O documento estava em processo de renovação, segundo a Prefeitura de Santa Maria e o Comando da Brigada Militar.
De acordo com avaliações preliminares dos bombeiros, a boate Kiss não cumpria normas técnicas básicas de segurança contra incêndios, como respeito à capacidade de lotação e manutenção de número suficiente de saídas de emergência. Porém, em entrevista à Rádio Gaúcha, na tarde desta segunda-feira, o coronel Guido, que acompanha o caso, informou que a Kiss possui os itens de segurança recomendados. O comandante da Brigada Militar, Sérgio Abreu também declarou à emissora que “apesar de vencido, o Plano de Prevenção de Incêndio da boate não estava irregular, porque estava sob avaliação”.
O Sul21 tentou contato desde o começo da manhã com o coronel Guido, sem sucesso. O comandante da Seção de Prevenção de Incêndio do 1º Comando Regional de Bombeiros, tenente-coronel Adriano Krukoski, está em Santa Maria apoiando o trabalho dos bombeiros da região, mas não respondeu à reportagem sobre as normas necessárias para o Plano de Prevenção de Incêndio. “Tudo é com o coronel Guido”, disse

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

BRASIL: CRISE HÍDRICA E ENERGÉTICA

A 6ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo – trará especialistas nacionais e internacionais para falarem de tem...