PLANO
DE TRABALHO
DISCIPLINA DE GEOGRAFIA
COLÉGIO TIRADENTES DA BRIGADA MILITAR - SANTO ÂNGELO
RUA ANTUNES RIBAS, 2937 / (55) 3313 2508
PROFESSORA LÚCIA HELENA BARBOSA ÁVILA SÉRIE: 1° TURMAS: 101, 102, 103 ANO: 2019
CARGA HORÁRIA SEMANAL: 2 HORAS CARGA HORÁRIA ANUAL: 80 HORAS
OBJETIVO GERAL DO COMPONENTE CURRICULAR: Compreender os fenômenos físicos, biológicos e humanos os quais se distribuem distintamente no espaço. Nesse sentido, o conhecimento geográfico é produzido considerando as relações entre o processo histórico que regula a formação das sociedades humanas e o funcionamento da natureza através da leitura do espaço geográfico e da paisagem. Dessa forma, o estudante deve identificar, conhecer, interpretar, justificar, comparar, diferenciar, descrever, analisar, compreender, caracterizar, situar e empregar conceitos da ciência geográfica.
OBJETIVO GERAL DO COMPONENTE CURRICULAR: Compreender os fenômenos físicos, biológicos e humanos os quais se distribuem distintamente no espaço. Nesse sentido, o conhecimento geográfico é produzido considerando as relações entre o processo histórico que regula a formação das sociedades humanas e o funcionamento da natureza através da leitura do espaço geográfico e da paisagem. Dessa forma, o estudante deve identificar, conhecer, interpretar, justificar, comparar, diferenciar, descrever, analisar, compreender, caracterizar, situar e empregar conceitos da ciência geográfica.
HABILIDADES
E COMPETÊNCIAS
|
TRIMESTRE
|
CONTEÚDOS
|
- Investigar as ações que compõem os
espaços para diferenciá-los em sua organização.
- Compreender a organização espacial
em suas velocidades, distâncias e relações com a Terra e seus conhecimentos.
- Ler e interpretar os signos
cartográficos.
- Investigar a organização do espaço
natural em suas inter-relações com os recursos econômicos e ocupações
demográficas.
- Identificar a causa do
desenvolvimento econômico dos Estados Unidos.
- Diferenciar formas de atuação do
Estado nas economias orientadas pelo liberalismo daquelas orientadas pelo
keynesianismo.
- Compreender a relação existente entre
a organização do espaço geográfico atual com o processo histórico.
- Diferenciar lugar, território,
país e nação.
- Analisar os fundamentos técnicos
da Primeira e da Segunda Revolução Industrial.
- Relacionar as tecnologias da
informação com a flexibilização geográfica das em presas.
- Diferenciar socialismo e
capitalismo.
- Identificar as consequências da
expansão dos mercados financeiros.
- Relacionar os fluxos migratórios
com o desenvolvimento econômico brasileiro.
- Relacionar a estrutura geológica
com a regionalização econômica nas diferentes regiões do Brasil.
Relacionar os conhecimentos obtidos
com o processo de datação e a escala de tempo geológico.
- Caracterizar a teoria da tectônica
de placas.
- relacionar os agentes externos e
internos com a formação do relevo.
Relacionar os tipos de climas com a
latitude.
- Compreender que a Terra é dinâmica
e está em constante transformação.
- Compreender que o aquecimento
global é causado por fatores naturais e antrópicos.
- Diferenciar os tipos de rochas.
- Relacionar os desertos com o
intemperismo físico.
- Caracterizar os tipos de bacias
hidrográficas brasileiras.
Caracterizar os fatores que
influenciam no clima.
- Relacionar o tipo de clima com a
vegetação.
- Identificar as zonas climáticas da
Terra.
|
1º
|
·
O
espaço geográfico.
·
Lugar
e vivência cotidiana.
·
A
relação homem-natureza no estudo da Geografia.
·
Formação
da economia brasileira (capitalismo).
·
Mundo
contemporâneo: economia e geopolítica.
·
Processo
de desenvolvimento do capitalismo.
·
Globalização.
·
O
subdesenvolvimento.
·
A
economia brasileira no Neoliberalismo.
·
Geopolítica
e economia do período pós-Segunda Guerra.
·
Dinâmica
populacional (teorias populacionais).
|
2º
|
·
Modelos
econômicos: Fordismo e o Kaynesianismo.
·
Região
e regionalização: as diversas regionalizações do Brasil.
·
O
território brasileiro: conceito de território, Estado, nação, lugar e país.
·
O
que é terra indígena.
·
Formação
territorial do Brasil.
·
Localização
e orientação.
·
Os
mapas.
·
Representação
gráfica e numérica.
·
Tecnologias
modernas aplicadas à cartografia.
·
O
sistema terrestre.
·
A
gênese do relevo.
·
As
estruturas geológicas.
|
|
3º
|
·
O
sistema terrestre.
·
A
gênese do relevo.
·
As
estruturas geológicas. dinâmica da natureza.
·
Os
movimentos da Terra e radiação solar.
·
O
clima terrestre.
·
As
zonas térmicas da Terra.
·
A
vegetação da Terra.
·
Fauna
e flora dos desertos.
·
Os
recursos hídricos no Brasil.
|
Rua Antunes Ribas, 2937 / (55) 3313 2508
DISCIPLINA DE GEOGRAFIA
PROFESSORA LÚCIA HELENA BARBOSA ÁVILA SÉRIE: 2° TURMAS: 201 e 202 ANO: 2019
CARGA HORÁRIA SEMANAL: 3 HORAS CARGA HORÁRIA ANUAL: 120 HORAS
OBJETIVO GERAL DO COMPONENTE CURRICULAR: Compreender os fenômenos físicos, biológicos e humanos os quais se distribuem distintamente no espaço. Nesse sentido, o conhecimento geográfico é produzido considerando as relações entre o processo histórico que regula a formação das sociedades humanas e o funcionamento da natureza através da leitura do espaço geográfico e da paisagem. Dessa forma, o estudante deve identificar, conhecer, interpretar, justificar, comparar, diferenciar, descrever, analisar, compreender, caracterizar, situar e empregar conceitos da ciência geográfica.
HABILIDADES
E COMPETÊNCIAS
|
TRIMESTRE
|
CONTEÚDOS
|
-- Relacionar a estrutura geológica
com a regionalização econômica nas diferentes regiões do Brasil.
- Relacionar os conhecimentos
obtidos com o processo de datação e a escala de tempo geológico.
- Caracterizar a teoria da tectônica
de placas.
- Relacionar os agentes externos e
internos com a formação do relevo.
- Relacionar os tipos de climas com
a latitude.
- Compreender que a Terra é dinâmica
e está em
constante transformação.
- Compreender que o aquecimento
global é causado por fatores naturais e antrópicos.
- Diferenciar os tipos de rochas.
- Relacionar os desertos com o
intemperismo físico.
- Caracterizar o El Niño e suas
consequências.
- Diferenciar El Niño de La Niña.
- Identificar as diferentes fontes
de energia existentes no Brasil.
- Caracterizar os diferentes tipos
de solo.
- Relacionar os diferentes tipos de
solos com o clima e formação geológica.
- Relacionar o progresso tecnológico
com a degradação ambiental.
- Caracterizar desenvolvimento
sustentável.
- Relacionar as conferências
ambientais referentes ao desenvolvimento sustentável, com a crise do
petróleo.
- Relacionar a direção dos ventos
com os locais de alta e baixa pressão atmosférica.
- Relacionar os ventos alísios com o
movimento de rotação da Terra.
;
|
1º
|
·
O
sistema terrestre.
·
A
gênese do relevo.
·
As
estruturas geológicas.
·
Teoria
da deriva continental.
·
Teoria
da tectônica de Placas.
·
Tipos
de rochas.
·
Biomas
mundiais
|
2º
|
·
A
atmosfera e sua dinâmica: o tempo e o clima.
·
Solos.
·
Hidrografia.
·
Climatologia.
·
Mudanças
climáticas.
·
Aquecimento
global.
·
El
Niño e La Niña.
·
O
buraco na camada de Ozônio.
·
Fontes
de energia.
|
|
3º
|
·
Combustíveis
fósseis e biocombustíveis, e problemas ambientais.
·
Problemas
ambientais urbanos (chuva ácida, inversão térmica e microclima).
·
O
mundo contemporâneo e as questões ambientais.
·
A
dinâmica dos ventos.
·
O
progresso tecnológico e a questão ambiental.
·
Desenvolvimento
sustentável.
·
As
conferências ambientais mundiais.
·
A
convenção sobre a diversidade biológica.
·
Reservas
de terras raras no Brasil.
|
Rua Antunes Ribas, 2937 / (55) 3313 2508
DISCIPLINA DE GEOGRAFIA
PROFESSORA LÚCIA HELENA BARBOSA ÁVILA SÉRIE: 3° TURMAS: 301, 302 e 303 ANO: 2019
CARGA HORÁRIA SEMANAL: 2 HORAS CARGA HORÁRIA ANUAL: 80 HORAS
OBJETIVO GERAL DO COMPONENTE CURRICULAR: Compreender os fenômenos físicos, biológicos e humanos os quais se distribuem distintamente no espaço. Nesse sentido, o conhecimento geográfico é produzido considerando as relações entre o processo histórico que regula a formação das sociedades humanas e o funcionamento da natureza através da leitura do espaço geográfico e da paisagem. Dessa forma, o estudante deve identificar, conhecer, interpretar, justificar, comparar, diferenciar, descrever, analisar, compreender, caracterizar, situar e empregar conceitos da ciência geográfica.
HABILIDADES
E COMPETÊNCIAS
|
TRIMESTRE
|
CONTEÚDOS
|
- Caracterizar as diferentes
regionalizações do território brasileiro.
- Compreender a relação existente
entre a formação do território brasileiro com as diferenças de
desenvolvimento regionais no Brasil.
- Identificar as os locais mais
industrializados nas diferentes regiões brasileiras.
- Caracterizar os complexos
econômicos regionais.
- Caracterizar o relevo brasileiro.
- Caracterize a população
brasileira.
- Relacionar a urbanização
brasileira com a Revolução industrial ocorrida na Inglaterra e posteriormente
no Brasil.
- Diferenciar o processo de
urbanização ocorrido nos países desenvolvidos e, posteriormente, nos países
subdesenvolvidos.
-Relacionar a ideologia do governo
brasileiro com o capitalismo global.
- Situar o avanço do capitalismo norte-americano
na segunda metade do século XX.
- Identificar as potências
econômicas no continente asiático.
- Relacionar a hegemonia capitalista
dos EUA com o período da ditadura no Brasil.
- Relacionar o regime de segregação
racial ocorrido na África do Sul com o racismo no Brasil.
- Caracterizar a população da
África.
- Analisar o espaço geográfico
mundial.
- Relacionar a ideologia capitalista
com o Neoliberalismo da contemporaneidade.
- Compreender a relação entre
urbanização e a degradação ambiental.
|
1º
|
|
2º
|
|
|
3º
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário