Hoje o termo "atualidades" se tornou banalizado. Qualquer um pode falar de "atualidades", basta ter opinião formada sobre um determinado assunto, é o "achismo". Apesar da importância do gosto pela discussão, é necessário que as pessoas tenham uma visão histórica do processo e conheçam os elementos estruturais que influenciam a construção do espaço e da sociedade, para a abordagem dos "temas atuais";
Vestibular - Os vestibulares e o próprio ENEM costumam cobrar atualidades de maneira contextualizada, ou seja, as “atualidades” servem como "gancho" para formular um teste ou para o tema da dissertação. Sempre é bom estar informado, para ter facilidade ao elaborar relações entre conteúdos e construir argumentos em um texto.
Preparação – muitos estudantes iniciam nesse segundo semestre a preparação para as provas de final de ano. Os temas destacados pela imprensa no 1º. Semestre também caem nas provas?Claro que SIM.
A proposta do HISTORIANET é sintetizar as principais notícias para torná-las compreensíveis aos estudantes, caracterizar historicamente a origem e desdobramentos dos principais fatos noticiados.
As Ciências Humanas – Mais do que o conhecimento histórico, no sentido do olhar para o passado, a idéia de “ciências humanas” promove a expansão do conhecimento, preocupado com que o estudante consiga estabelecer relações entre situações e épocas distintas, tanto no passado como no presente.
Fontes – O projeto trabalhará com publicações tradicionais no mercado nacional, como as Revistas Veja, Isto É e Carta Capital, os jornais Folha de S. Paulo, O Globo e Le Monde Diplomatique, e com sítos na internet como os da BBC Brasil, UOL e Cartamaior. Pode utilizar outros veículos de informação, se julgar necessário ou pertinente, que envolvam questões específicas, que tratem de educação, cultura e meio ambiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário