domingo, 19 de agosto de 2012

APEC- Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico

A Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (APEC) é um dos principais blocos econômicos da atualidade. Tornou-se um bloco em 1993, na Conferencia de Seattle, o bloco econômico se originou. Atualmente, a APEC engloba 21 países: Austrália, Brunei, Canadá, Chile, China, Hong Kong, Indonésia, Japão, Coreia do Sul, Malásia, México, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, Peru, Filipinas, Rússia, Cingapura, Taiwan, Tailândia, Estados Unidos da América e Vietnã.

O objetivo principal do bloco econômico asiático é a redução de taxas alfandegárias entre eles com o fim de promover o livre comércio entre os países-membros. No ano de 1994 ficou estabelecido que até 2010 os países desenvolvidos estabeleceriam uma zona de livre comércio, e os subdesenvolvidos, até 2020.

Os Estados Unidos tem uma participação vantajosa nessa área de livre- comércio, fornecendo produtos industrializados e importando matéria- prima e produtos primários.
Apesar da economia chinesa impulsionar o bloco asiático, a liderança cabe ao Japão, que se recuperou dos efeitos das guerras e se tornou a segunda economia mundial.

A APEC é mantida por meio de contribuições dos países-membros. O bloco também funciona como um fórum de discussão para diversas questões. Um exemplo disso ocorreu no ano de 2005, quando eles se reuniram para discutir as atitudes a serem tomadas mediante a alta do preço do petróleo. Os países-membros também devem, a cada ano, entregar um plano de ações que serão utilizadas para promover o objetivo maior do bloco econômico: o livre comércio.

A criação da APEC foi de grande importância para o desenvolvimento econômico da região. Alguns números que comprovam a eficiência do bloco: 195 milhões de empregos criados; PIB da região triplicado; crescimento de 113%, das exportações, etc. O bloco reúne uma população de 2.559,3 milhões de habitantes, alcançando um PIB de US$ 18.589,2 trilhões. Isso demonstra a importância do bloco econômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

BRASIL: CRISE HÍDRICA E ENERGÉTICA

A 6ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo – trará especialistas nacionais e internacionais para falarem de tem...