domingo, 19 de agosto de 2012

O NAFTA

O NAFTA (North American Free Trade Agreement) é um tratado de livre comércio entre os países da América do Norte:  Estados Unidos, Canadá e México que tem como objetivo a redução das barreiras econômicas entre os três países. Esse tratado se constitui uma adaptação do Acordo de Liberalização Econômica entre os EUA e Canadá assinado em 1988. Em agosto de 1992 o México adentrou ao bloco, formando originalmente o NAFTA.
Os objetivos desse bloco são: eliminar as barreiras alfandegárias entre os países-membros, no sentido de proporcionar uma área de livre comércio ao prazo de 15 anos; promover uma maior interação entre os países-membros; oferecer mecanismos que visem à garantia dos direitos de propriedade intelectual em cada país-membro e diminuir a imigração clandestina do México para os EUA. 


Devido às diferenças socioeconômicas entre os dois países desenvolvidos e o México, subdesenvolvido, é praticamente impossível tornar o NAFTA um mercado único, semelhantemente ao que ocorre na União Européia.

Juntos, os países que compõem o NAFTA somam uma população de 417,6 milhões de habitantes, produzindo um PIB de US$ 11.405,2 trilhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

BRASIL: CRISE HÍDRICA E ENERGÉTICA

A 6ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo – trará especialistas nacionais e internacionais para falarem de tem...