segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Conceitos Básicos- Parte 3

MAPA HIDROGRÁFICO: mostra o traçado, o caminho percorrido pelos rios de um país.
MAPA DEMOGRÁFICO: mostra a distribuição da população.
MAPA ECONÔMICO: mostra as riquezas de um país.
Existem mapas sobre TEMPERATURA, RECURSOS MINERAIS, VEGETAÇÃO, CHUVAS, CLIMA e tudo que possa ter interesse estatístico para a Geografia.
É importante a análise das legendas de cores, indicações gerais e escalas que estão sempre ao lado ou abaixo dos mapas.
PONTOS CARDEAIS:
Os mapas são desenhados com sua parte superior voltada para o Norte. O Norte é um ponto cardeal básico para qualquer orientação. Na parte oposta ao Norte encontramos o Sul. Do lado direito de quem olha a direção Norte- Sul, fica o Leste. Do lado esquerdo, o Oeste. Desta forma temos os quatro pontos cardeais: NORTE, SUL, LESTE e OESTE.
Se não tivermos uma bússola para nos orientar, podemos encontrar os pontos cardeais da seguinte forma:
a-      Verificamos o lado que nasce o Sol. Se apontarmos para esse lado, levantando nosso braço direito, estaremos apontando para Leste. Leste é o lado em que nasce o Sol.
b-     Levantando agora nosso braço esquerdo, estaremos apontando para Oeste.
c-      Á nossa frente está o Norte.
d-     À nossa retaguarda está o Sul.
No meio destes pontos cardeais vamos encontrar os pontos colaterais:
a-      O Nordeste, entre o Norte e o Leste.
b-     O Sudeste entre o Sul e o Leste.
c-      O Noroeste entre o Norte e o Oeste.
d-     O Sudoeste entre o Sul e o Oeste.
Ainda é possível dividir novamente os espaços entre esses oito pontos sub-colaterais, formando então dezesseis pontos, que formam a rosa-dos-ventos, que indica dezesseis direções. A rosa dos ventos pode indicar a direção, mas não a direção precisa de um determinado ponto do mapa.

Foram criadas então linhas imaginárias, chamadas de paralelos e meridianos, que passaram a auxiliar na localização exata de um ponto no mapa ou na Terra.
Foi traçada uma linha dividindo a Terra em duas partes. Um circulo imaginário equidistante dos pólos, dividindo horizontalmente a Terra em duas meias-esferas, ou hemisférios, Norte e Sul. A essa linha foi dado o nome de Equador.
O Equador da a volta completa na Terra. Como a Terra é esférica, o Equador tem a forma de um círculo. O círculo é uma figura geométrica que tem 360 graus.
Esse círculo do Equador é o quanto que a Terra gira durante as 24 horas do dia.
Criaram-se então linhas perpendiculares em relação ao Equador, chamadas de Meridianos, indo de um pólo ao outro e dando a volta completa na Terra, porém como se estivessem em pé (perpendiculares) em relação ao Equador, que está na horizontal.
Convencionou-se de que o Meridiano de zero grau, ou do início, seria o que passa pela cidade de Londres, no observatório de Greenwich.


A Terra foi dividida pelo meridiano de Greenwich em dois hemisférios: hemisfério Oriental e hemisfério Ocidental.Nesta altura já podemos classificar a posição do Brasil na Terra, como estando no hemisfério Sul e no lado Ocidental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

BRASIL: CRISE HÍDRICA E ENERGÉTICA

A 6ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo – trará especialistas nacionais e internacionais para falarem de tem...