domingo, 8 de janeiro de 2012

Feliz aniversário, Stephen Hawking!

O físico teórico Stephen Hawking, responsável por descobertas cosmológicas e livros de grande sucesso, como  ”Universo Numa Casca de Noz”, completa hoje 69 anos. Conheça mais sobre um dos mais consagrados cientistas da atualidade.

Quando jovem Hawking era  um estudante comum, mas seu pai era biólogo que desejava que o filho se tornasse  médico. Hawking por sua vez sonhava em ser matemático, mas por fim, cursou Física na Universidade de Oxford, se formando em 1962. Em 1966, completou o doutorado em Cambridge.
Nesse meio tempo, aos 21 anos, Hawking foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica, uma paralisia degenerativa, e foi lhe dado poucos anos de vida. Sorte da Humanidade, esses “poucos” viraram muitos que vem sendo documentados com detalhes em seu site, lá ele conta como é a vida com a doença. Depois de ver um colega de quarto morrer de leucemia, Stephen resolveu fazer o melhor possível com a vida que lhe restava e vem encarando a vida assim desde então.
Assim, ao mesmo tempo em que trabalhava não deixou de lado sua  vida pessoal. Tendo se casado duas vezes: em 1965, com Jane Wilde, de quem se separou em 1991, e com sua enfermeira, Elaine Mason em 1995. Ele tem três filhos e um neto.
Mas não estamos aqui para falar da vida pessoal de Hawking – mesmo tendo curiosidades interessantes. Então vamos focar no trabalho. Os principais campos de pesquisa de Stephen são Cosmologia Teórica e Gravidade Quântica. Ele foi responsável por teorias sobre a expansão e o colapso do Universo, teorias sobre o espaço-tempo e estudos sobre buracos negros.
Mais importante que isso, divulgou seu conhecimento de forma simples e acessível para que pessoas sem conhecimento avançado pudessem entender. Artigos semanais em jornais, livros (“O Universo numa Casca de Noz”) e filmes (“A Brief History of Time”) são umas de suas obras notáveis nesse sentido.
Esse vídeo, por exemplo, é uma contribuição para o Discovery Channel:

Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

BRASIL: CRISE HÍDRICA E ENERGÉTICA

A 6ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo – trará especialistas nacionais e internacionais para falarem de tem...