quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

AMÉRICA CENTRAL

Tegucigalpa, 16/10/2009

A crise política em Honduras, que levou à detenção e ao exílio do presidente Manuel Zelaya pelo exército do país, no dia 28 de junho de 2009, teve origem num enfrentamento do mandatário com os outros poderes estabelecidos do país: o Congresso, o Exército e o Judiciário.
O presidente Zelaya queria que as eleições gerais de 29 de novembro- quando seriam eleitos o presidente, congressistas e lideranças municipais- tivessem mais uma consulta sobre a possibilidade de se mudar a constituição do país. Assim os eleitores decidiriam se desejavam que se convocasse uma Assembléia Constituinte para reformar a Carta Magna. Os críticos de Zelaya afirmam que sua intenção era mudar o marco jurídico do país para poder se reeleger, o que é vetado pela atual constituição.

Mapa  República das Honduras

República de Honduras
Nome oficial: República de Honduras
Independência: 15 de setembro de 1821
Moeda: Lempira (1HNL)= R$ 0,10)
PIB: US$ 12,3 bilhões
Capital: Tegucigalpa
Idioma: espanhol
Religião predominante: católica (97% da população)
População absoluta: 7,8 milhões de pessoas
Disponível em: Portal Brasil, 2010.

Responda:

a) A ação de governos autoritários ligados aos interesses da pequena classe dominante tem provocado crises e revoltas populares em várias regiões do mundo. O texto anterior trata de qual região mundial? Escreva de modo a localizá-la no mapa.

b) Além de Honduras, a instabilidade política também atinge o Haiti, que, entre outros aspectos, apresenta elevados índices de corrupção. Cada um desses países localiza-se em uma parte distinta dessa região da América. Associe cada país à sua região marcando com um X.
- Honduras: Região insular (   )     Região ístmica (    )
- Haiti: Região insular (   )    Região ístmica (    )

c)  Assinale com um X as afirmativas que correspondem corretamente às características dessa região do continente.

(   ) De modo geral, a característica mais marcante dos países dessa região da América  é a pobreza, resultado, entre outros fatores, do colonialismo, que se estendeu até o início do século XX.
(  ) As atividades do setor primário da economia, principalmente a agricultura, destacam-se nessa região da América.
(    ) O setor industrial não apresenta grande desenvolvimento, porém, em virtude da não cobrança de imposto de renda em alguns países, várias empresas norte-americanas optaram por abrir escritórios em ilhas da região, para diminuir o custo dos impostos.
(   ) A atividade turística não é desenvolvida na região, pois não há atrativos naturais, econômicos ou culturais que possam garantir o sucesso da mesma.
(   ) A população Economicamente Ativa (PEA) se concentra nas atividades do setor industrial, responsável por cerca de 80% das riquezas geradas pelos países.
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FLORESTA AMAZÔNICA- PROBLEMAS AMBIENTAIS

A Amazônia é a maior superfície do planeta coberta por florestas tropicais.

Uma coisa engraçada aconteceu quando o governo do Brasil estava construindo a gigantesca usina que carrega o nome de Tucuruí, cidade na região oriental da Floresta Amazônica. Alguém esqueceu de cortar as árvores e desmatar a área de 2.875 Km² que seria inundada, e 20 anos depois isso se tornou um problema, além do principal, que foi imediato, a imensa área coberta pela água. A decomposição da vegetação resultou na emissão de milhões de toneladas de gases responsáveis pelo efeito estufa. [...]. Os cientístas temem que a crescente acidez da água do reservatório possa corroer as turbinas da usina. Infestações de mosquitos têm sido tão intensas que alguns assentamentos foram forçados a se mudar. Para resolver o problema, mergulhadores usando serras hidráulicas especiais nadavam até mais de vinte metros de profundidade, prendiam-se aos troncos de árvore submersos e os cortavam, assistindo depois aos troncos serem içados para a superfície por cabos de aço.

Fonte: Rohter, 2004.

Responda:
a) Além de Tucuruí, outras usinas de menor porte também foram construídas na Amazônia. De acordo com o texto qual é o principal problema ambiental causado por essas hidrelétricas? Por que ele ocorre?
b) Um modelo de desenvolvimento que respeite a natureza da região Amazônica precisa ser posto em prática. O texto apresenta uma solução para o problema gerado pela usina. A solução se enquadra nesse modelo? Por quê?



IMAGEM: SCIELO

O MAR DE ARAL



O Mar de Aral é testemunho de uma grande catástrofe ambiental, em menos de trinta anos perdeu tamanho de forma considerável causado pela ação antrópica, mais especificamente pelo desvio de parte de suas águas que foram destinadas à irrigação. 

Atualmente, o Mar de Aral conta com aproximadamente metade de seu volume original, ao passo que o percentual de salinidade obteve uma grande elevação em seus níveis, reduzindo de forma significativa a quantidade de vida silvestre (fauna e flora). As 178 espécies de animais diminuíram drasticamente para 38, além disso, a atividade pesqueira que produzia cerca de 25.000 toneladas anuais atualmente não existe mais, por causa da grande intensidade de sal que não favorece o povoamento de peixes. 


O ponto de partida para a destruição do Mar de Aral ocorreu a partir da implantação do governo da ex-União Soviética, do cultivo de extensas áreas de algodão, com aplicação de agrotóxico e substâncias para desfolhar as plantas. 


O uso desenfreado de insumos agrícolas (fertilizantes, herbicidas, inseticidas entre outros) promoveu um elevado volume de mortalidade infantil proveniente de doenças que foram passadas de forma hereditária, sem contar a perda de vidas selvagens, como peixes e outros animais.



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Fontes: 
Eduardo de Freitas (Brasil Escola)/ Imagens: MUNDO ESTRANHO

Saiba mais: REVISTA PLANETA
 REVISTA PLANETA

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

MUDANÇAS CLIMÁTICAS NA AMÉRICA LATINA

A vulnerabilidade da América Latina
A América Latina e Caribe estão entre as regiões mais vulneráveis às mudanças climáticas. A constatação é destaque nos recentes relatórios de organizações mundiais de reconhecida credibilidade como no Banco Mundial.
De acordo com os documentos, a situação da região é única no planeta. Isso porque o contexto do continente se difere tanto do cenário dos países desenvolvidos- principais responsáveis pelas emissões de carbono e com mais recursos e políticas para atuar diante do fenômeno das mudanças climáticas- quanto da condição vivida por nações em desenvolvimento de outros continentes- que quase não contribuem com as emissões, mas serão as mais atingidas pelos impactos da alteração do clima.
Com base nos documentos, as principais razões para que a região seja considerada uma das mais vulneráveis do planeta são:
- a grande dependência do degelo andino para o fornecimento de água aos setores urbanos e agrícolas. Esse sistema pode entrar em colapso em decorrência do maior derretimento das geleiras;
- a dependência da região em relação a atividades agrícolas. Para se ter uma ideia, a contribuição do setor para a economia latino-americana e caribenha gira em torno de 6% do Produto Interno Bruto (PIB). Já a participação nas exportações totais dos países chega a 20%;
- o volume de cidades situadas em zonas costeiras. Com a elevação do nível do mar, muitas localidades terão problemas graves de infraestrutura. Aquelas que vivem do turismo sentirão ainda mais o impacto. Além disso, as mudanças climáticas vão atingir os recifes de corais, extremamente importantes para a regulação da vida oceânica, que, por sua vez, é fonte de renda para muitos países.
Fonte: Adaptado de Mudanças Climáticas, 2010.

A partir do texto responda:
a) O que constatam os documentos a respeito das mudanças climáticas principalmente na América Latina e Caribe (América Central insular)? Dê dois exemplos.
b) Cite e explique uma consequência socioeconômica das mudanças climáticas para a população dessa região do planeta e para as atividades industriais.
c) Por que a situação vulnerável da América Latina e Caribe é considerada "única" no planeta?

CUBA




A história de cuba é marcada por incidentes e revoltas contra a dominação estrangeira. A ocupação de Cuba pelos Estados Unidos deixou uma herança que continua a funcionar como fonte de atrito entre esses dois países: A Base Militar de Guantánamo.
Leia o texto e faça o que se pede.

Para entender um pouco melhor a relação complicada entre Washington e Havana, a província de Guantánamo, no leste da ilha cubana, representa um retrato do conflito. No local dividido entre dois inimigos ideológicos, separados por 145 quilômetros de mar e quase meio século de desconfianças, de um lado está a cidade de Guantánamo, na qual vivem 200 mil pessoas numa mistura de cultura  soviética e colonial, carros americanos da década de 1950 e slogans revolucionários contrastando com o restante do país com população mestiça, descendente de espanhóis e africanos predominantemente. Do outro lado da cidade de Guantánamo, atrás de uma cadeia de montanhas, está a base americana, casa de 10 mil soldados da marinha, em que fica o único MacDonalds de Cuba e a mais controversa detenção do mundo, na qual estão presos 248 suspeitos de terrorismo. A República de Cuba não é só isso. É uma ilha tropical localizada no Caribe, de azul turquesa e muito famoso. E os que pensam tratar-se de uma ilha coqueiro no meio terão uma surpresa muito grande ao constatarem que sua dimensão chega a 1.200 Km de uma ponta a outra( mais ou menos a mesma distância de Brasília a Curitiba.

Fonte: Rosane Rudnik/ Sandra de

a) O texto que você leu apresenta uma característica geográfica importante do território cubano. Explique qual é essa característica.
b) O texto também apresenta algumas características da população e do espaço econômico de Cuba. Cite e explique uma delas.



Saúde e meio ambiente

Segundo Branco (2010), "Poluição é a modificação de características de um ambiente de modo a torná-lo impróprio às formas de vida que normalmente abriga. No Brasil, 60% dos gastos com internações hospitalares são de pacientes com doenças causadas pela água poluída."
Dos moradores em domicílios sem saneamento básico adequado em:
2001:
- Brancos: 21,7 %
- Pretos: 42,8 %
2006:
- Brancos: 18,7 %
- Pardos: 35,9 %


a) Que relação podemos fazer entre as desigualdades sociais e de renda que caracterizam a população brasileira e o meio ambiente?
b) Para diminuirmos a desigualdade de renda da população, não basta termos investimento só em saneamento básico adequado. Cite outra problemática social que necessitaria, com urgência, de recursos e justifique sua resposta.

A pesquisa mostra que o desemprego, o aumento nos preços dos produtos e as dificuldades para os pagamentos das dívidas são os maiores temores dos brasileiros em relação à crise.
A manchete que você acabou de ler mostra uma série de problemas ocasionados pela crise econômica que afeta o mundo atualmente. Porém, outros fatores também são responsáveis pelo desemprego em países desenvolvidos, subdesenvolvidos e em desenvolvimento, como no Brasil.
a) Explique e exemplifique um desses fatores.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

CONCEITOS BÁSICOS DE GEOGRAFIA- 2ª PARTE.


1-      REVOLUÇÃO INDUSTRIAL (1ª E 2ª ):
a)  1ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL: Ocorreu de forma lenta (centenas de anos) e mais estruturada no oeste europeu e nos países do Norte.
b)  2ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL: ocorreu nos países subdesenvolvidos (do Sul) de forma mais rápida (décadas) e menos estruturada do que nos países do Norte.
2-   URBANIZAÇÃO (1ª E 2ª ONDA): A urbanização está diretamente ligada à industrialização e ao êxodo rural em que as pessoas saem do campo para trabalhar nas fábricas.
a)  1ª ONDA DE URBANIZAÇÃO: assim como a 1ª Revolução Industrial, ocorreu nos países do Norte (desenvolvidos), de forma mais lenta e estruturada.
b)  2ª ONDA DE URBANIZAÇÃO: assim como a 2ª Revolução Industrial, ocorreu nos países do Sul (subdesenvolvidos), de forma mais rápida e desestruturada provocando inúmeros problemas ambientais, como por exemplo a macrocefalia urbana.

3-      SETORES ECONÔMICOS:
a) Primário: matéria-prima- origem do produto, agricultura, pecuária, extrativismo vegetal e mineral, pesca e caça.
b) Secundário: transformação da matéria-prima em produto industrializado. Exemplo o leite pasteurizado e encaixado.
c) Terciário: Comércio e profissionais liberais. Ou seja, tudo o que não se encaixa nos setores primários e secundários da economia. Podemos citar, também: professores, médicos, etc.
4-  PAÍSES EMERGENTES: países que apresentam grande desenvolvimento econômico, mas IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) baixo ou não compatível com o PIB (Produto Interno Bruto). Por exemplo o Brasil que faz parte do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul)- são os países que tiveram uma industrialização recente em relação aos países desenvolvidos.
5-  PAÍSES DESENVOLVIDOS E SUBDESENVOLVIDOS:
a)  Países desenvolvidos: países ricos com o IDH e o PIB alto, são países industrializados.
b) Países subdesenvolvidos: países pobres com o IDH e o PIB baixo, são países não industrializados.
6-  ÊXODO RURAL: Saída de pessoas do campo para a cidade.
7- MACROCEFALIA URBANA: é o processo de crescimento urbano sem estrutura e condições dignas de vida decorrente do aumento no número de habitantes de uma cidade, causado pela migração.
8- GLOBALIZAÇÃO: Palavra chave INTERDEPENDÊNCIA entre os países em âmbito global a partir do fluxo de pessoas capitais, bens e serviços causados pela expansão do capitalismo desde o advento das Grandes Navegações. Exemplo concreto da globalização: Blocos Econômicos.
9- CAPITALISMO: é um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos. Decisões sobre oferta, demanda, preço, distribuição e investimentos não são feitos pelo governo e os lucros são distribuídos para os proprietários que investem em empresas e os salários são pagos aos trabalhadores pelas empresas. Ou seja, exploração de mão-de-obra. O capitalismo é dominante no mundo ocidental desde o final do feudalismo. Como por exemplo no Brasil.
10- BLOCOS ECONÔMICOS: é uma união de países com interesses mútuos de crescimento econômico e, em alguns casos, se estende também a integração social desses países. Tem como uma das ideias principais a visão de que haja uma integração maior entre países e a facilitação no comércio entre eles pode beneficiar a ambos ter um crescimento maior e em conjunto. Tudo isso para que seu PIB (Produto Interno Bruto) se torne competitivo com outros países e/ou blocos econômicos.
11-  PIB: Produto Interno Bruto: serve para medir as riquezas que um país produz num determinado período a partir dos setores da economia: primário, secundário e terciário.
12-  MIGRAÇÕES: movimentos de pessoas de um lugar para o outro, sem especificar.
13-  EMIGRAÇÃO: saída de pessoas do nosso país para outro.
14-  IMIGRAÇÃO: entrada de pessoas de outro país para o nosso.
15-  XENOFOBIA: aversão a estrangeiros (ódio, repulsa...), causada, principalmente, por medo da concorrência no mercado de trabalho.
16- PAÍSES DO NORTE: Países ricos e desenvolvidos, sem levar em consideração a linha do Equador.
17- PAÍSES DO SUL: Países pobres ou subdesenvolvidos, sem levar em consideração a linha do Equador.
18- DEMOGRAFIA: Se refere ao estudo da população mundial e/ou local.

FONTES: Grupo Escolar, INFOESCOLA, BRASIL ESCOLA, Wikipédia, Nova Escola, Mundo Educação, Colégio Web, Geografia Conexões, lucinhahb. (ADAPTADO E EXPLICADO).

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