quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

CUBA




A história de cuba é marcada por incidentes e revoltas contra a dominação estrangeira. A ocupação de Cuba pelos Estados Unidos deixou uma herança que continua a funcionar como fonte de atrito entre esses dois países: A Base Militar de Guantánamo.
Leia o texto e faça o que se pede.

Para entender um pouco melhor a relação complicada entre Washington e Havana, a província de Guantánamo, no leste da ilha cubana, representa um retrato do conflito. No local dividido entre dois inimigos ideológicos, separados por 145 quilômetros de mar e quase meio século de desconfianças, de um lado está a cidade de Guantánamo, na qual vivem 200 mil pessoas numa mistura de cultura  soviética e colonial, carros americanos da década de 1950 e slogans revolucionários contrastando com o restante do país com população mestiça, descendente de espanhóis e africanos predominantemente. Do outro lado da cidade de Guantánamo, atrás de uma cadeia de montanhas, está a base americana, casa de 10 mil soldados da marinha, em que fica o único MacDonalds de Cuba e a mais controversa detenção do mundo, na qual estão presos 248 suspeitos de terrorismo. A República de Cuba não é só isso. É uma ilha tropical localizada no Caribe, de azul turquesa e muito famoso. E os que pensam tratar-se de uma ilha coqueiro no meio terão uma surpresa muito grande ao constatarem que sua dimensão chega a 1.200 Km de uma ponta a outra( mais ou menos a mesma distância de Brasília a Curitiba.

Fonte: Rosane Rudnik/ Sandra de

a) O texto que você leu apresenta uma característica geográfica importante do território cubano. Explique qual é essa característica.
b) O texto também apresenta algumas características da população e do espaço econômico de Cuba. Cite e explique uma delas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

BRASIL: CRISE HÍDRICA E ENERGÉTICA

A 6ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo – trará especialistas nacionais e internacionais para falarem de tem...