quinta-feira, 29 de abril de 2021

Tipos de Erosão - Geografia e Atualidades

Erosão é o nome dado ao processo de desgaste, transporte e deposição de sedimentos pelo qual os solos e as rochas passam em decorrência das ações dos agentes exógenos ou externos do relevo. Ela pode ocorrer de forma natural, como pelo vento ou pela água, ou através dos chamados processos antrópicos (humanos). 

Funciona da seguinte forma: o solo ou a rocha sofre um desgaste causado por um agente erosivo, que transporta os sedimentos de um local ao outro (é o "transporte" que diferencia a erosão do intemperismo). Isso pode ser percebido de algumas formas, por exemplo, através da poeira - no caso da erosão pelo vento - ou da lama - no caso da erosão pela água. 

Existem vários tipos de erosão, que variam de acordo com o agente erosivo. Veja-os a seguir! 

EROSÃO PLUVIAL: 
Por meio da erosão pluvial (com "P"), as chuvas são capazes de transformar o relevo, especialmente em regiões conhecidas pela intensidade e frequência desse fenômeno como as áreas tropicais e equatoriais. Esse tipo de erosão pode ocorrer através dos próprios respingos da chuva, pelo escoamento da água ou pelo transporte de partículas do solo por meio de canais.
Erosão pluvial.

EROSÃO FLUVIAL: 
A erosão fluvial (com "F") ocorre quando o solo ou as rochas são desgastados através da força dos rios. A capacidade erosiva de um rio depende principalmente da sua velocidade, que, quanto maior for, maior será a rapidez com que o solo será transformado. Rios localizados em áreas de altitude elevada tendem a ser mais velozes por conta da gravidade.
Erosão fluvial.

EROSÃO EÓLICA: 
A erosão eólica é causada pelo vento que, sem dúvidas, é um poderoso agente de erosão, capaz de transportar poeira, areia e cinzas de um lugar para outro. Em áreas mais secas, a areia que é levada através do vento pode, até mesmo, desgastar certos tipos de rochas, mas vale lembrar que é um processo lento e que as modificações podem levar milhares de anos para acontecer.
Erosão eólica.

EROSÃO GLACIAL: 
A erosão glacial é causada pelas geleiras ou pela neve, que se tornam abrasivas quando entram em contato com as rochas. Um fato importante a ser considerado é que o poder da erosão glacial é bem maior do que o da fluvial, o que se deve aos processos de congelamento e descongelamento da água comum nos polos do planeta, comprimindo e dilatando o solo e as rochas.
Erosão glacial.

EROSÃO MARINHA: 
A erosão marinha - também chamada de abrasão marinha - ocorre através da força do mar, que impacta diretamente o relevo das áreas litorâneas. Falésias, cavernas, restingas, praias, arcos e colunas de rocha estão entre os principais elementos que compõem paisagens costeiras e que são gerados através desse tipo de erosão.
Erosão marinha.

EROSÃO ANTRÓPICA: 
A erosão antrópica ocorre através de ações do ser humano. O desmatamento de florestas para dar origem a pastos, a construção de estradas e o aplainamento de morros são exemplos dessas ações.

Erosão antrópica.

É bom sempre ter em mente que, ao contrário das erosões que acontecem através de forças naturais, a antrópica possui um ritmo acelerado e, por isso, é considerada como a mais danosa para a natureza. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

BRASIL: CRISE HÍDRICA E ENERGÉTICA

A 6ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo – trará especialistas nacionais e internacionais para falarem de tem...