sábado, 3 de abril de 2021

É necessário desprender-se da visão eurocêntrica - Geografia e Atualidades

Atenção, atenção! Essa publicação possui um viés reflexivo e crítico, ou seja, é aquele tipo de texto que te faz olhar fora da caixa, sabe?! Ao menos, essa é a intenção daquele que vos escreve.

Para começar, observe a imagem:

    Imagem meramente ilustrativa.


Conseguiu entender a imagem acima? Caso não tenha entendido, saiba que é normal. O mapa que trouxe aqui é totalmente fora do padrão que estamos acostumados a ver nos demais, então não se assuste: você não aprendeu errado!

É tudo uma questão de referência - e perceber isso torna-se, com certeza, uma tarefa nada fácil, sobretudo pelo fato de sermos ensinados e/ou doutrinados sob os moldes de uma cultura europeia, mas também pela nossa nacionalidade. Afinal, o Brasil é a prova disso.

Assim, eu te convido a desprender-se da visão eurocêntrica a qual estamos habituados e, de fato, comprender a imagem em questão. Segue o texto, vem comigo!

O eurocentrismo é a perspectiva que coloca a Europa no centro do mundo. Nossa sociedade é toda baseada em um modelo europeu, inclusive na ciência. Para ser mais prático, basta olhar o mapa-mundi e ver qual é a linha que divide os hemisférios Ocidental e Oriental: é o meridiano de Greenwich.

Tal meridiano passa sobre a localidade de mesmo nome, Greenwich, onde fica o Observatório Real, nos arredores de Londres, e que, por convenção, divide o globo terrestre em ocidente e oriente, permitindo medir a longitude. Visualizou a influência do eurocentrismo na representação cartográfica?

E se, ao invés de Greenwich, o meridiano 0° passasse sobre Brasília (ou qualquer outra capital de país americano)? Sim, o mapa seria diferente, pois esse seria o "centro do mundo". No entanto, o grande problema dos mapas é que vemos o mundo como um começo, um meio e um fim, já que foi achatado e colocado num papel que o distorce. 

Lembre-se sempre que o planeta é redondo (não é uma esfera perfeita, mas é redondo) e, portanto, não tem "em cima" ou "embaixo", "lado certo" ou "lado errado" e - muito menos - um padrão a ser seguido. É nós que colocamos isso nele!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

BRASIL: CRISE HÍDRICA E ENERGÉTICA

A 6ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo – trará especialistas nacionais e internacionais para falarem de tem...