quarta-feira, 23 de outubro de 2013

IMPARCIALIDADE É UM CRITÉRIO RELEVANTE NO ENEM. Crise diplomática entre Brasil e Bolívia.

Querido (a) aluno (a), a redação do ENEM pode evidenciar problemas sociais. Nesse sentido é importante saber analisar os temas corretamente. É necessário obedecer à norma culta, não ser específico demais e nem muito abrangente, ter capacidade argumentativa, ou seja, saber fazer relações com diferentes espaços e tempos. Mas, sempre, lembrando que a IMPARCIALIDADE é um critério relevante no ENEM.

CRISE DIPLOMÁTICA ENTRE BRASIL E BOLÍVIA.
Em 2012, Roger Pinto Molina (senador boliviano) pediu asilo político na embaixada brasileira, em La Paz, alegando que era vítima de perseguição política por parte de Evo Morales, que ele é opositor.
EVO MORALES














Roger Pinto Molina acreditou que receberia asilo político no Brasil, mas a presidente Dilma Roussef possui uma boa relação diplomática com Evo Morales, e conceder asilo político a Roger Pinto significaria um grande problema. Mas Eduardo Savoia, sensibilizado com as condições inadequadas em que se encontrava Roger Molina, na embaixada do Brasil, toma a iniciativa de trazê-lo para o Brasil, provocando uma reação negativa da presidente Dilma. Há uma quebra de hierarquia. No dia 28 de agosto de 2013, ocorre o pedido de demissão do Ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, em seu lugar assume Luis Alberto Figueiredo Machado. Savoia é suspenso e Roger Molina está aguardando uma posição.


ROGER PINTO MOLINA



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

BRASIL: CRISE HÍDRICA E ENERGÉTICA

A 6ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo – trará especialistas nacionais e internacionais para falarem de tem...