quinta-feira, 31 de outubro de 2013

A QUESTÃO DIPLOMÁTICA ENTRE BRASIL E ESTADOS UNIDOS:

Querido (a) aluno (a), não basta ser uma pessoa informada é necessário entender o processo histórico para saber posicionar-se de forma neutra e objetiva. Leia a informação abaixo:
Ex funcionário da CIA conseguiu documentos que evidenciam que Obama monitorava ligações e vigiava a origem, tempo e destino das mesmas. Entregando esses documentos a um jornalista britânico. Obama defendeu-se dizendo que era uma forma de garantir a segurança nacional. Porém, essas últimas denúncias apresentadas por esse jornalista demonstram que a NSA (Agência de Segurança dos Estados Unidos) que trabalha em parceria com a CIA(Central de Inteligência Americana) tem um programa de monitoramento e informações, e vigia 4 países que são considerados um ponto de interrogação. Os EUA teme que esses países sejam um problema para sua integridade. São eles:
a)     Egito
b)     Arábia Saudita
c)     O México
d)     O Brasil
Tudo indica que esse programa foi aplicado no Brasil. Tudo isso fez com que o ministro da justiça e o ministro das Relações Exteriores exigissem uma explicação formal. Só tomaram uma atitude cabível após o pronunciamento de Barack Obama. 
ANALISANDO OS FATOS:
A)   Problema: Diplomacia
B)   Possíveis soluções para que o Brasil não se envolva:
- O que representa a diplomacia para o Brasil?
- Como funciona a Diplomacia?
O Brasil é um país estratégico por causa de sua economia crescente, é respeitado por sua postura em relação aos conflitos externos, situa-se em uma região de fronteira, onde ocorre muitas migrações e onde há um grande intercâmbio cultural.
C)   Como solucionar esse problema?
- Garantir por tratados internacionais, políticas fronteiriças  e diplomáticas que melhore suas relações comerciais, intercâmbios culturais. É preciso entender essas relações de soberania nacional e respeito.
- Os estados Unidos devem explicações, o Brasil deve cobrar, pois é importante que o país dar uma resposta, não só para o resto do mundo, que deve ver o Brasil como um país que defende sua soberania, mas também para os brasileiros, que , também, podem ter sua privacidade violada.
A dissertação deve versar sobre:
- Soberania Nacional
- Respeito à privacidade
- Democratização do uso da Internet, pois quem viola não presta contas.
PROPOSTAS:
1-     Acordos internacionais
2-     Qual a implicação pelos usuários do Brasil e do mundo?
3-     Qual a responsabilidade do seu país para com outros países?
Nesse sentido, de que forma o capitalismo tem contribuído na desestruturação do sentido ético das ações?
Em relação aos países do G20, como os países podem se sentir a respeito de sua privacidade?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

BRASIL: CRISE HÍDRICA E ENERGÉTICA

A 6ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo – trará especialistas nacionais e internacionais para falarem de tem...