segunda-feira, 21 de outubro de 2013

ATUALIDADES: A EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO NOS ESTADOS UNIDOS AUMENTA OS CONFLITOS COM A OPEP.


Querido (a) aluno (a), para entender a questão energética brasileira e mundial é necessário buscar  esse entendimento além das informações obtidas na mídia. É interessante analisar a fonte energética dos países que são responsáveis por  parte dessa energia.

A exploração de petróleo nos Estados Unidos diminuiu nos últimos 20 anos, provocando uma dependência desse país, em relação às reservas de petróleo de outras regiões do globo. Com destaque para as regiões do Oriente Médio e, também, da Venezuela (grande explorador nessa área) na América do Sul. Nos últimos anos, nos Estados Unidos, a exploração de petróleo aumentou significativamente e, consequentemente, diminuiu sua dependência em relação aos países exportadores de petróleo. Por esse motivo, a OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo),que tem por objetivo controlar o preço internacional do petróleo (quanto maior o preço, mais eles ganham), reage de forma contrária, isso porque os Estados Unidos tentam fazer cair o preço, pois caso contrário, não compensaria a exploração nesse país. Dessa forma poderá afetar a exploração do Pré- Sal no Brasil, pois será mais vantajoso  trazer o petróleo dos países da OPEP que têm grandes reservas e conseguem explorar por um preço muito baixo.

NO VÍDEO ABAIXO, VEJA COMO OS ESTADOS UNIDOS CONSEGUIU AUMENTAR A SUA PRODUÇÃO DE PETRÓLEO A PARTIR DO FRATURAMENTO HIDRÁULICO.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

BRASIL: CRISE HÍDRICA E ENERGÉTICA

A 6ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo – trará especialistas nacionais e internacionais para falarem de tem...