quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Historiador tenta desvendar os mistérios do nazismo, Holocausto e Terceiro Reich


O correspondente da Globo News em Londres, Silio Boccanera, se encontrou com Richard Evans, professor de História na Universidade de Cambridge e um dos mais respeitados pesquisadores do período nazista em todo o mundo. Evans lançou recentemente a última parte de uma elogiada trilogia sobre o Terceiro Reich, cujo primeiro volume "A chegada do Terceiro Reich" foi lançado no Brasil em 2010.

"Evans depôs em 2001 como especialista no julgamento, em Londres, de David Irving, um pretenso historiador britânico que, ao estilo Ahmadinejad, negava a ocorrência do Holocausto. O professor desqualificou por completo as teorias de Irving, que perdeu a causa na Justiça contra uma professora que o tinha acusado de simpatias pró-nazistas", conta o correspondente.

Queridos(as) alunos(as), o objeto dos estudos históricos são as sociedades humanas no tempo, sua diversidade e dinâmica própria de transformação. O historiador por meio da análise das fontes históricas, ou seja, dos vestígios produzidos pelas sociedades humanas ao longo do tempo, produz conhecimento ao longo dessas sociedades. O conhecimento que ele elabora, no entanto, não pode ser confundido com o passado em si, com aquilo que aconteceu. A história é uma interpretação feita pelo historiador, com base em fontes históricas, a respeito de um determinado fato ou período. O conhecimento que ele produz, porém, está limitado pelas fontes disponíveis para estudo. Por esse motivo, é de suma importância, buscar outras fontes de pesquisa antes formar uma opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

BRASIL: CRISE HÍDRICA E ENERGÉTICA

A 6ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo – trará especialistas nacionais e internacionais para falarem de tem...