quarta-feira, 20 de maio de 2020

JUST IN TIME!

Como se sabe o Japão é um país  pequeno, muito povoado e pobre em recursos, por isso fez-se necessário criar um modelo de produção que buscasse evitar enormes estoques, poupando espaço e, ao mesmo tempo, todo um conjunto de recursos que têm que ser disponibilizados para manter esses estoques. Sendo assim, imediatamente após a Segunda Guerra fora sido implementado no Japão o 'Just in Time' (em português, "na hora certa"), com o objetivo também de reerguer as empresas nesse período. 
A primeira empresa que o utilizou foi a montadora de veículos Toyota, que a fez criar uma cultura de pouco desperdício e alto valor agregado e ganhar vantagens competitivas no mercado. Basicamente, esse modelo visa alavancar a produtividade global da empresa e eliminar desperdícios. Além disso, pretende reduzir custos por meio do fornecimento de bens e serviços na quantidade e locais corretos e no momento exato em que eles forem solicitados, fazendo com que a empresa passe a utilizar minimamente seus equipamentos, materiais, instalações e recursos humanos, não deixando o estoque parado muito tempo nem os clientes há espera - em demasia - pela entrega do produto final.

tokyoskytree.jpg - A Tokyo Sky Tree é a mais nova torre de rádio no horizonte de Tóquio
A Tokyo Sky Tree é a mais nova torre de rádio no horizonte de Tóquio


Por Vitor Colleto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

BRASIL: CRISE HÍDRICA E ENERGÉTICA

A 6ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo – trará especialistas nacionais e internacionais para falarem de tem...