quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Primavera Árabe


A Primavera Árabe é o nome dado à onda de protestos, revoltas e revoluções populares contra governos do mundo árabe que eclodiu em 2011 na Tunísia após a morte de um comerciante envolvido em um protesto contra o desemprego e a corrupção policial e, logo, avançou para os demais países árabes governados por um regime autoritário. Entre 2011 e 2012, no auge da revolução, governos foram derrubados em quatro países do mundo árabe: Tunísia, Egito, Líbia e Iêmen. Na Síria, uma guerra civil entre forças do governo e rebeldes tomou conta do país até os dias atuais, a fim de derrubar o ditador Bashar Al-Assad do poder.

Em relação ao nome do movimento, é importante ter em mente de que ele não faz referência ao fato de ter ocorrido ou não na estação da primavera, mas sim pelo fato de essa estação ser marcada pelo florescer de flores, o que, nesse caso, significa o "florescer" de movimentos de resistência aos governos ditatoriais instalados por décadas nos países supracitados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

BRASIL: CRISE HÍDRICA E ENERGÉTICA

A 6ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo – trará especialistas nacionais e internacionais para falarem de tem...