A biodiversidade é resultante das inúmeras correlações entre os componentes da paisagem, como climas, solos, águas e, inclusive, o relevo. A biodiversidade tende a ser maior quanto mais ambientes diversos ocorrem. É o caso do Brasil. O clima tem um papel importante, pois quanto mais quente e úmido, mais processos químicos acontecem. O relevo também influencia a biodiversidade a medida em que as diferentes formas da superfície geram diferentes ambientes. Os solos, por sua vez, resultam inicialmente da ação do clima sobre as rochas. Assim, uma variedade de climas sobre uma variedade de rochas gera diversos tipos de solos que sustentaram diferentes tipos de cobertura vegetal. Já o clima, agindo sobre as rochas, influencia a formação de determinados tipos de solos, os quais podem favorecer a retenção e circulação de água, formando um ambiente que possibilita o desenvolvimento das coberturas vegetais. Estas, por sua vez, influenciam o solo, favorecendo a infiltração da água e fornecendo matéria orgânica; também o clima, pela evapotranspiração, aumenta a umidade do ar e ajuda a diminuir as amplitudes térmicas; a umidade do solo e do ar alimenta os cursos de água e assim por diante. Observe que a partir de um certo ponto, fica cada vez mais difícil compreender a paisagem, já que a mesma é constituída por um conjunto de elementos dinâmicos que interagem entre si. O ser humano faz parte dessa paisagem, intervindo e influenciando de maneira positiva ou negativa no equilíbrio e na conservação. Isto ocorre porque as forças que movem o ser humano não são apenas naturais, mas também sócioculturais. Se as dinâmicas sociais que levam à apropriação e uso dos recursos naturais respeitarem as dinâmicas da natureza, os impactos serão menores e os recursos terão maior sustentabilidade. No entanto, as demandas socioeconômicas impõem uma dinâmica muito mais veloz do que a natureza pode assimilar. Esta discrepância entre os valores que movem a sociedade e as forças da natureza constitui-se na base dos impactos ambientais e do esgotamento dos recursos naturais.
Fonte: Coleção Explorando o Ensino- Geografia
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