quarta-feira, 8 de outubro de 2014

2- CÉLULA DE HIDROGÊNIO GANHA ESPAÇO NOS EUA- DICAS ENEM 2014

Alunos (as)! O automóvel é o grande poluente do nosso planeta e tornou-se necessário arrumar uma forma de não ser mais poluente. Os EUA e os países europeus estão fazendo enorme pressão para que as montadoras comecem a preparar, lançar carros que não emitam gases tóxicos, apenas automóveis movidos à hidrogênio. Três montadoras estão anunciando colocar no mercado automóveis que não sejam poluidores. A Califórnia tem cobrado isso. A japonesa Toyota se prontificou, a Honda, em 2015, quer fazer lançamentos não poluentes. A Califórnia deu números para que as montadoras se agilizem para pararem de emitir gases tóxicos até 2015, atendendo uma exigência da população que está disposta a pagar mais caro por um automóvel assim.
CÉLULA DE HIDROGÊNIO GANHA ESPAÇO NOS EUA
Em resposta à pressão dos reguladores, várias montadoras estão se preparando para lançar carros que não emitem gases tóxicos, movidos a células combustível de hidrogênio em vez de motores a gasolina.
26/02/14
Três montadoras divulgaram planos para colocar no mercado um número pequeno de veículos novos na Califórnia e em alguns países da Europa até o fim do próximo ano. A Hyundai Motor Co., da Coreia do Sul, deve sair na frente e fazer o primeiro lançamento no primeiro semestre deste ano, seguida pela japonesas Toyota Motor Corp. e Honda Motor Co. em 2015.

A Califórnia quer que pelo menos 15% dos veículos novos vendidos no Estado sejam livres de emissões até 2025 e sua regulamentação exige que as montadoras vendam carros elétricos ou movidos a célula combustível para atender a essa exigência. De acordo com a regra, os veículos com células combustível receberão o dobro dos créditos de emissões que os veículos elétricos.

Os testes são um esforço para determinar como os veículos a hidrogênio, que são caros, vão competir com os veículos a gasolina ou a diesel, muito mais baratos. O maior problema até agora é o custo. Depois, será preciso descobrir como levar os carros a postos para serem abastecidos com hidrogênio comprimido.
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1- O paradoxo dos migrantes dentro da globalização – DICAS ENEM 2014


Alunos (as)! É sabido que nas ementas de atualidades é comum aparecer o termo “globalização”.
Então para vocês ficarem sempre antenados, o assunto a seguir é relevante, vale dar uma boa analisada.
Veja o título da agência Reuters do Brasil:
Manifestantes bloqueiam passagem de imigrantes ilegais na Califórnia
quarta-feira, 2 de julho de 2014 09:38 BRT

Por Marty Graham
MURRIETA EUA (Reuters) - Manifestantes anti-imigração bloquearam a chegada de três ônibus que transportavam famílias centro-americanas para uma estação da polícia de fronteira dos Estados Unidos, nesta terça-feira.
Os imigrantes, um grupo de cerca de 140 pessoas entre adultos e crianças, foram enviados do Texas para San Diego, na Califórnia, para serem registrados e submetidos a procedimentos de checagem, antes de provavelmente serem liberados sob supervisão limitada à espera dos procedimentos de deportação, disseram autoridades de imigração.
Mas os planos de levar imigrantes para um posto da polícia de fronteira em Murrieta, 100 quilômetros ao norte de San Diego, provocaram o protesto do prefeito da cidade, Alan Long, que disse que eles representariam uma ameaça de segurança pública à sua comunidade.
O grupo é parte de uma crescente onda de famílias e de menores desacompanhados que deixam a Guatemala, El Salvador e Honduras e entram aos milhares nos Estados Unidos por meio de redes de tráfico de pessoas, através do México.
A maioria vai para o Texas, sobrecarregando as instalações para detenções e processamento.
O aumento deixou as autoridades de imigração dos EUA em dificuldades para lidar com o grande número de centro-americanos, que, por lei, o governo não pode deportar imediatamente, como poderia fazer com mexicanos ou canadenses ilegais.
Mais de 52 mil crianças desacompanhas da América Central foram pegas tentando entrar pela fronteira entre México e EUA desde outubro, o dobro do número no mesmo período do ano anterior, segundo dados da agência de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA. Milhares mais foram apanhados na presença dos pais.
O grupo no meio da discórdia desta terça-feira chegou de avião ao meio dia em San Diego, vindo do Texas, onde havia sido detido enquanto tentava cruzar a fronteira e foi colocado em três ônibus para Murrieta.
(Por Marty Graham e Eric M. Johnson)
E, em relação aos diversos estrangeiros que vieram acompanhar o Mundial e, afinal, qual é a cara do Brasil? O encontro de culturas também é forte candidato para aparecer na redação do Enem.
2-      MOBILIDADE URBANA:
Alunos (as)! É de suma importância entender em que consiste mobilidade urbana:
A mobilidade urbana se resume em um conjunto de ações que levam à satisfação das necessidades básicas de uma população. Nesse sentido, é um fator relevante para a produtividade econômica da cidade, para a qualidade de vida e para o acesso a serviços básicos de saúde e educação.
Sobre a mobilidade urbana no Brasil é preciso passar do paradigma do patamar do automóvel para as pessoas. A mobilidade se refere às pessoas e não aos automóveis. É necessário evitar o carro para se locomover.
A cidade de Brasília foi planejada e pensada no sentido de facilitar a mobilidade urbana, mas com o crescimento da frota de carros essa mobilidade se torna difícil devido ao congestionamento, poluição sonora e poluição do ar.
Uma proposta seria criar um sistema de integração entre o transporte coletivo e individual, como uma forma de aliviar a pressão interna dos grandes centros urbanos brasileiros. Uma alternativa poderia ser o aluguel de carros e/ ou de bicicletas. As ciclovias viabilizariam essa questão.
Mobilidade urbana
A mobilidade urbana se apresenta como um desafio não só nos centros urbanos do Brasil, mas também nas grandes metrópoles do mundo. O deslocamento de pessoas, em busca de bens e serviços de qualidade, oportunidades de qualificação e empregos, acarreta, nas regiões metropolitanas e grandes capitais, localidades de concentração populacional.
O notório inchaço urbano obriga com urgência a harmonia e agilidade o deslocamento de bens e pessoas com eficiência, conforto e segurança além de mitigar os impactos ambientais, visuais e de poluição sonora e atmosférica, ressaltando também modelos de minimização da exclusão social.
É neste bojo que o planejamento em transportes em longo prazo é imprescindível, fato este que, explicado pela adoção do modelo rodoviarista, as metrópoles brasileiras sofrem com os congestionamentos e elevado custo no preço das tarifas, ao ponto de ofertas de serviços precários, ineficientes e defasados que acarretam significativa diminuição da qualidade de vida. Dentre as estratégias de melhoria e aperfeiçoamento da mobilidade em empreendedorismo intermodal, as iniciativas públicas e privadas devem priorizar o gerenciamento de transportes de massas, acima de tudo, transporte sobre trilhos, desenvolvendo logística de integração local, regional, nacional e internacional.
O que é mobilidade urbana sustentável
Mobilidade é o grande desafio das cidades contemporâneas, em todas as partes do mundo. A opção pelo automóvel - que parecia ser a resposta eficiente do século 20 à necessidade de circulação - levou à paralisia do trânsito, com desperdício de tempo e combustível, além dos problemas ambientais de poluição atmosférica e de ocupação do espaço público. No Brasil, a frota de automóveis e motocicletas teve crescimento de até 400% nos últimos dez anos.
O portal Mobilize Brasil busca difundir boas práticas de transportes coletivos integrados, que melhorem a qualidade dos ambientes urbanos. Mobilidade urbana sustentável, em outras palavras.
Mobilidade urbana sustentável envolve a implantação de sistemas sobre trilhos, como metrôs, trens e bondes modernos (VLTs), ônibus "limpos", com integração a ciclovias, esteiras rolantes, elevadores de grande capacidade. E soluções inovadoras, como os teleféricos de Medellin (Colômbia), ou sistemas de bicicletas públicas, como os implantados em Copenhague, Paris, Barcelona, Bogotá, Boston e várias outras cidades mundiais.
Por fim, a mobilidade urbana também demanda calçadas confortáveis, niveladas, sem buracos e obstáculos, porque um terço das viagens realizadas nas cidades brasileiras é feita a pé ou em cadeiras de rodas. Somente a requalificação dos transportes públicos poderá reduzir o ronco dos motores e permitir que as ruas deixem de ser "vias" de passagem e voltem a ser locais de convivência.

4- A PRIVATIZAÇÃO DA ÁGUA/ DICAS ENEM 2014


O Enem também apresenta uma forte preocupação com o meio ambiente. A escassez de água enfrentada pelo País é um dos temas mais preocupantes, e o exame pode esperar que o candidato relacione o meio ambiente com as políticas públicas que pensem no bem estar do cidadão.
Pode-se evidenciar a escassez da água no Nordeste e o Polígono das secas.
No nosso país está ficando cada vez mais escancarado a falta de responsabilidade com que o governo gere a questão da água.
Somos o país que tem mais água potável no planeta. O que demonstra o descaso dos governantes, e nosso.
Nós estamos usando de forma errada a água.
Como estamos eliminando as áreas úmidas?
Fazer calçadas é eliminar áreas úmidas. Construção de Shoppings em áreas de banhado que é uma área que recebe água de outros lugares. É importantíssimo recuperar as áreas úmidas para termos novamente água limpa. Quem toma a decisão sobre o destino das águas são os acionistas. É recolhido de maneira compulsória, em todos os estados brasileiros, o imposto do esgoto para o tratamento desse esgoto. O Brasil não tem de maneira decente 40% do tratamento de água. Quando poluímos esse esgoto, não há tratamento adequado e para despoluir vai se tornar ainda caro. O “administrador” pega o dinheiro para tratar , mas não trata, o contribuinte paga muito caro por isso. A iniciativa privada não sabe administrar o nosso dinheiro.
“O promotor de justiça do meio ambiente de São Paulo, conhecedor do assunto. Ressalta que as perdas físicas de água chegaram a cerca de 45%. Com a atual crise de abastecimento de água é preciso apurar responsáveis legais. Urgentemente o Brasil precisa ter um dispositivo que penalize a pessoa do governador, para salvaguardar a água.
O aquecimento global tem uma relação muito forte com as ilhas de calor, ou seja, a urbanização.
O sistema Cantareira de São Paulo é o exemplo de mau uso da água em nosso país.
ONG critica governo e diz que racionamento de água em SP é inevitável http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2014/05/06/ong-critica-governo-e-diz-que-racionamento-de-agua-em-sp-e-inevitavel.htm
A apenas cinco semanas do início da Copa do Mundo, São Paulo atravessa uma das piores crises hídricas de sua história por conta da falta de água nos reservatórios que abastecem o estado.
A ONG WWF Brasil denunciou nesta terça-feira (6) que a situação do Sistema Cantareira, que abastece grande parte de São Paulo, é resultado da falta de planejamento do governo durante décadas.
"Pensávamos que nunca ia faltar água, mas não contávamos com uma concentração tão grande de pessoas. O crescimento de São Paulo deveria ter sido acompanhado por um planejamento", disse à Agência Efe Glauco Kimura de Freitas, coordenador do Programa Água para a Vida da organização ambientalista.
O nível do Sistema Cantareira, que abastece parte da Grande São Paulo, passou de 9,1% — registrado na última segunda-feira 8,9% da capacidade nesta terça-feira (16) e chega próximo ao patamar anterior ao uso da primeira fase do chamado volume morto. Quando a reserva estratégica começou a ser utilizada há exatos quatro meses, em 16 de maio deste ano, o nível estava em 8,2%. Já o Sistema Alto Tietê também abaixou 0,2% e agora opera com 13,3% de capacidade. A represa do Guarapiranga registrou 54,4%, o que implica em uma queda de 0,2% em comparação com o dia anterior.

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