segunda-feira, 1 de julho de 2013

Opinião: Nova adesão perigosa na UE

Entrada da Croácia tem riscos econômicos e ameaça levar velhos conflitos para dentro do bloco, opina Bernd Riegert. Entre as dificuldades está convencer que o momento é apropriado para admitir mais um país em crise.
É claro que a Croácia pertence à Europa, tanto por sua situação geográfica quanto por sua história. E, portanto, pertence também à UE, a comunidade da democracia europeia. Da mesma forma que todos os demais países dos Bálcãs, a Croácia precisa ser integrada à União Europeia, no mínimo para estabilizar a região e, no futuro, impossibilitar guerras fratricidas, como a ocorrida após a dissolução da Iugoslávia.
Os cidadãos croatas necessitam de uma perspectiva europeia, e isso a UE tem repetidamente prometido e assegurado através de acordos. Agora chegou a hora. Porém a questão é: será julho de 2013 realmente o momento ideal para uma adesão?

SAIBA MAIS: nova-ades

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

BRASIL: CRISE HÍDRICA E ENERGÉTICA

A 6ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo – trará especialistas nacionais e internacionais para falarem de tem...