domingo, 4 de março de 2012

Qual a relação existente entre os recursos naturais e as diferentes formas de relevo?

O relevo, enquanto forma, não é explorado diretamente, mas favorece o aproveitamento de outros recursos. Outras vezes, o relevo potencializa o aproveitamento de recursos, como nos represamentos hidrelétricos.


Usina Hidrelétrica de Xingó (SE/AL/BA): 60 Km² da área inundada e capacidade instalada de 3.162 MW (www. chesf.gov.br)
Hidrelétrica de Xingó 1994. A Usina Hidrelétrica de Xingó está localizada entre os estados de Alagoas e Sergipe, situando-se a 12 quilômetros do município de Piranhas e a 6 quilômetros do município de Canindé de São Francisco.

A Usina de Xingó está instalada no São Francisco, principal rio da região nordestina, com área de drenagem de 609.386 km2 , bacia hidrográfica da ordem de 630.000 km2, com extensão de 3.200 km, desde sua nascente, na Serra da Canastra, em Minas Gerais, até sua foz, em Piaçabuçu/AL e Brejo Grande/SE.

A posição da usina, com relação ao São Francisco, é de cerca de 65 km à jusante do Complexo de Paulo Afonso, constituindo-se o seu reservatório, face as condições naturais de localização, num canyon, uma fonte de turismo na região, através da navegação no trecho entre Paulo Afonso e Xingó, além de prestar-se ao desenvolvimento de projetos de irrigação e ao abastecimento d'água para a cidade de Canindé/SE.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

BRASIL: CRISE HÍDRICA E ENERGÉTICA

A 6ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo – trará especialistas nacionais e internacionais para falarem de tem...