sábado, 24 de março de 2012

O conceito de recurso natural.

craterlake004.jpg - Crater Lake

Recurso natural pode ser definido como qualquer elemento ou aspecto da natureza que esteja em demanda, seja passível de uso ou esteja sendo utilizado pelo Homem, direta ou indiretamente, como forma de satisfação de suas necessidades físicas e culturais em determinado tempo e espaço. (VENTURI, 2008, p. 38).

Nesta definição, o termo aspecto indica que o recurso natural pode ser algo imaterial ou ser apropriado indiretamente, como a própria paisagem, que tem, em si, um valor intrínseco, podendo ser aproveitada para fins educacionais, recreacionais e científicos, além de poder ser materializada pelo mercado imobiliário, incorporada no valor dos imóveis. O termo demanda indica que o recurso, embora natural, é também histórico, pois um recurso só é constituído como tal se houver demanda por ele num determinado momento da história. Já a expressão passível de ser utilizado indica que o recurso natural depende de meios para seu aproveitamento (os metais pesados no centro da Terra), por exemplo, não podem ser utilizados, já que não há como explorá-los). Observe que o termo explorado foi substituído por utilizado. A exploração de um recurso natural representa os meios que possibilitarão o acesso a ele e seu uso. O fim, portanto, é o uso. O recurso natural é, em última instância, algo da natureza que será usado, ainda que para isso tenha de ser explorado e ainda que esse uso seja direto ou indireto. A inclusão do termo culturais na definição indica que os recursos existem para atender também a outras necessidades que não as fisiológicas ou materiais. Por exemplo, a vista para o mar (aproveitamento indireto da paisagem) é valorizada em alguns países mais do que em outros, por uma questão cultural. Finalmente a expressão em determinado tempo e espaço esclarece que, embora possamos entender o recurso natural com um meio de reprodução do sistema capitalista, o conceito não deve se limitar a este contexto, sob pena de não podermos falar em recurso natural em outros sistemas (feudais, comunidades indígenas, sistemas socialistas, sociedades teocráticas, etc.). A inclusão desta expressão atribui uma universalidade necessária ao conceito científico.

2 comentários:

Postagem em destaque

BRASIL: CRISE HÍDRICA E ENERGÉTICA

A 6ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo – trará especialistas nacionais e internacionais para falarem de tem...