sábado, 5 de janeiro de 2013

Um breve relato sobre as duas coréias.


Querido (a) estudante, para entender a história de um povo é necessário buscar diversas fontes de pesquisa (livros, jornais, revistas, depoimentos...).
Muito interessante o relato desse ex- soldado sul coreano que considera o Brasil seu país. Pena que muitos brasileiros, por ignorância, desconsideram o Brasil totalmente como se não fizessem parte dele.
O nosso país é muito rico. Uma prova disso é que os países desenvolvidos ambicionam nossas riquezas. Moramos em uma latitude que favorece a biodiversidade. O que falta, realmente, são governantes que saibam administrá- lo com sabedoria e amor.

Zona desmilitarizada entre as duas coréias

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Coréia: Quem dividiu?

Nos dias 14 e 15 de junho, os líderes das duas Coréias realizaram um encontro histórico em Pyongyang, depois de 55 anos de isolamento. O encontro não teve como objetivo discutir a reunificação, mas questões específicas que interessem aos dois países e mesmo não produzindo mudanças imediatas, a cúpula por si só foi considerada de grande importância, na medida em que reabre o diálogo entre os governos coreanos do norte e do sul.
SAIBA MAIS: historianet 

Queridos (as) estudantes, em relação a Coréia do Sul quero ressaltar a questão da educação e do valor que é dado a ela, assim como, aos professores que são idolatrados nesse país... os educadores mais eficientes ganham muito, fazem parte da elite. Fico muito feliz com isso, pois em algum lugar existe uma preocupação com o conhecimento. Sinto muito pelo Brasil que apesar dos avanços apenas uma minoria da população é, realmente, alfabetizada. É triste, mas é a verdade.

Uma pergunta que não quer calar: comparando o Brasil com a Coréia do Sul, o nosso país, teoricamente, possui uma melhor estrutura. A Coréia foi devastada pela guerra, mesmo assim, em poucas décadas conseguiu status de país desenvolvido, tudo graças à educação. Em suma, por que o Brasil não consegue a mesma façanha?


quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

A ÚLTIMA FRONTEIRA DO HUBBLE HD




Em órbita a cerca de 650 quilómetros da Terra, o telescópio espacial Hubble tem sido a nossa janela mais importante para compreendermos a formação das estrelas. Foi um instrumento fundamental ao fornecer informação sobre a existência dos buracos negros e capturou a extremidade cataclísmica de estrelas distantes e maiores do que nosso próprio Sol. O telescópio Hubble fez com que uma teoria de longa data sobre a existência do Universo fosse posta em causa, uma vez que mostrou a expansão cada vez mais rapidamente do Universo, o que poderia, por fim, levar à sua destruição. Este telescópio forneceu também as primeiras imagens detalhadas e impressionantes que mostraram como as estrelas se formam a partir de nuvens de gás e de poeira. O Hubble seguiu o rasto de uma super-nova com mil anos que se movia no espaço a uma velocidade de aproximadamente 5 milhões de quilómetros por hora, referido anteriormente por astrónomos chineses no ano de 1054 (Anno Domini). Quando os cientistas focaram Júpiter com o Hubble, puderam ver com atenção e em tempo real o efeito devastador de um cometa que colidiu com este planeta maciço. Mas o telescópio de 12 toneladas perder-se-ia para sempre à medida que se movia em espiral, lentamente, em direcção à Terra; os astronautas viajaram de novo até ao espaço para repararem o telescópio antes de este ter deixado de funcionar e ser enviado de volta para a Terra.

sábado, 15 de dezembro de 2012

Sociologia + História + Geografia (Qualidade de vida das populações)


Querido (a) estudante, acompanhe esta ótima aula interdisciplinar (sociologia + história + geografia) do projeto Aulões ENEM 2012!

Física + História + Química (Radioatividade)


Querido (a) estudante, acompanhe esta ótima aula interdisciplinar (história + física + química) do projeto Aulões ENEM 2012!

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