Relação Pulmão x Oceanos
Os oceanos - em especial, as algas - são o "pulmão do mundo", pois as algas marinhas são responsáveis pela produção de 54% do oxigênio do mundo e os mares funcionam como reguladores do clima no planeta. São os oceanos que permitem que a Terra seja habitável devido aos seus organismos fotossintetizantes que produzem mais oxigênio para a fotossíntese do que precisam na respiração, sendo o excesso liberado no ambiente.
Relação Brônquios x Florestas
Os brônquios (que, coincidentemente, têm o formato similar a uma árvore) são responsáveis pelo transporte do ar até os pulmões, assegurando as trocas de oxigênio e gás carbônico entre os alvéolos e os pulmões.
As florestas, sobretudo a Amazônia, são os "brônquios do mundo", apesar de serem erroneamente chamadas de "pulmão do mundo". Isso porque a maior parte dos gases que produzem é consumido por elas mesmas, com isso, é liberado muito menos oxigênio em relação às algas. O que acontece é que as florestas por meio da fotossíntese de sua vegetação, capturam gás carbônico da atmosfera e transformam em oxigênio; funcionando, portanto, como um termorregulador natural que, da mesma forma que os brônquios no nosso corpo, participam das interações entre as condições climáticas do ar e do terreno onde estão e/ou influenciam.
Enfim, analogias didáticas à parte, o fato é que tanto os oceanos quanto as florestas são extremamente vitais para a humanidade. Cuide, preserve e proteja!
Observe a imagem que resume muito bem o que foi discorrido aqui:
![]() |
Arte: "Se os oceanos são o 'pulmão do mundo', as florestas são os 'brônquios do mundo'." - Copyright © 2021, Instagram @geography.planet (Por Vitor Colleto). Todos os direitos reservados. |
Por hoje é isso! Espero ter contribuído para seu aprendizado e, se quiser mais conteúdos diários de Geografia, siga minha página @geography.planet (no Instagram).
Saudações geográficas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário