sábado, 24 de setembro de 2016

RESUMO HISTÓRICO DO USO DA ENERGIA NO MUNDO-

A energia é a capacidade de produzir trabalho, é um produto da própria natureza, que está na base do funcionamento de todo o universo. É possível encontrar diversas formas de energia como a química, a mecânica ou a térmica. As plantas mantêm suas atividades orgânicas com base na energia química.
A história pode ser dividida em ERA PRÉ- INDUSTRIAL e PÓS- INDUSTRIAL.
1- PRÉ- INDUSTRIAL:
A fonte de energia básica era a muscular, ou seja, energia mecânica que gera movimento a partir da força muscular e a partir do uso da água.
2- PÓS- INDUSTRIAL:
Surge o carvão mineral que, quando queimado, libera grande quantidade de calor que aquece a água, criando o vapor responsável pela movimentação das máquinas a vapor utilizado tanto na produção quanto no transporte (locomotivas e embarcações).
O carvão vai ser a fonte de energia básica até meados do século XIX. Mais especificamente em 1859 quando os Estados Unidos perfuram o primeiro poço de petróleo, em que tem início a febre do "ouro negro": a descoberta de novas jazidas faria surgir cidades em pleno deserto nos EUA.
O mundo passa a ter o petróleo como principal fonte de energia para mover as máquinas e também para as principais usinas que vão gerar eletricidade.
No século XX surgem as usinas termelétricas que, ao ser queimado, o petróleo gera calor transformando em eletricidade; também, pode- se utilizar a queima de carvão.
Aparecem, também, as usinas hidroelétricas (eletricidade gerada a partir da força da água).
Em 1960 surge a energia nuclear como uma alternativa ao carvão mineral e ao petróleo. Nesse sentido, aumenta a necessidade das energias alternativas, ou seja, energias que causem menos impactos ambientais.
Mas o que são fontes renováveis e não- renováveis de energia?

1- FONTES RENOVÁVEIS:

São aquelas que se renovam num curto espaço de tempo como por exemplo a água, a energia eólica e a energia solar.
Estas fontes encontram-se já em difusão em todo o mundo e a sua importância tem vindo a aumentar ao longo dos anos representando uma parte considerável da produção de energia mundial.
Exemplos de Fontes de Energias Renováveis:
a- Energia Hídrica;
b- Energia Eólica;
c- Energia Solar;
d- Energia Geotérmica;
e- Energia das Ondas e Marés;
f- Energia da Biomassa.
2- FONTES NÃO RENOVÁVEIS:
Têm recursos teoricamente limitados, sendo que esse limite depende dos recursos existentes no nosso planeta, como é o exemplo dos combustíveis fósseis.
Importa inverter esta tendência, tornando o seu consumo mais eficiente e substituindo-o gradualmente por energias renováveis limpas. Exemplos de Fontes de Energias não Renováveis:
a- Energia Do Carvão;
b-Energia do Petróleo;
c- Energia do Gás Natural;
d- Energia do Urânio.
Mas antes de se transformar em calor, frio, movimento ou luz, a energia sofre um percurso mais ou menos longo de transformação, durante o qual uma parte é desperdiçada e a outra, que chega ao consumidor, nem sempre é devidamente aproveitada.

Queridos estudantes, atualmente é crescente a busca por fontes de energia renováveis, isto ocorre devido a escassez dos recursos naturais decorrente de todo o processo industrial, de uma economia capitalista consumista. É evidente que o progresso da humanidade é necessário, mas a degradação ambiental está afetando a saúde do planeta como um todo. Cabe a toda a população mundial essa conscientização, mas urge a ação das políticas ambientais oficias (que devem ser colocadas em prática) por todos os governos em âmbito mundial, independente de cor raça ou credo.

Fontes: Modera (adaptado), OPERAMUNDI ,Cursinho Pré- ENEM (adaptado) e PORTAL ENERGIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

BRASIL: CRISE HÍDRICA E ENERGÉTICA

A 6ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo – trará especialistas nacionais e internacionais para falarem de tem...