quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

MUDANÇAS CLIMÁTICAS NA AMÉRICA LATINA

A vulnerabilidade da América Latina
A América Latina e Caribe estão entre as regiões mais vulneráveis às mudanças climáticas. A constatação é destaque nos recentes relatórios de organizações mundiais de reconhecida credibilidade como no Banco Mundial.
De acordo com os documentos, a situação da região é única no planeta. Isso porque o contexto do continente se difere tanto do cenário dos países desenvolvidos- principais responsáveis pelas emissões de carbono e com mais recursos e políticas para atuar diante do fenômeno das mudanças climáticas- quanto da condição vivida por nações em desenvolvimento de outros continentes- que quase não contribuem com as emissões, mas serão as mais atingidas pelos impactos da alteração do clima.
Com base nos documentos, as principais razões para que a região seja considerada uma das mais vulneráveis do planeta são:
- a grande dependência do degelo andino para o fornecimento de água aos setores urbanos e agrícolas. Esse sistema pode entrar em colapso em decorrência do maior derretimento das geleiras;
- a dependência da região em relação a atividades agrícolas. Para se ter uma ideia, a contribuição do setor para a economia latino-americana e caribenha gira em torno de 6% do Produto Interno Bruto (PIB). Já a participação nas exportações totais dos países chega a 20%;
- o volume de cidades situadas em zonas costeiras. Com a elevação do nível do mar, muitas localidades terão problemas graves de infraestrutura. Aquelas que vivem do turismo sentirão ainda mais o impacto. Além disso, as mudanças climáticas vão atingir os recifes de corais, extremamente importantes para a regulação da vida oceânica, que, por sua vez, é fonte de renda para muitos países.
Fonte: Adaptado de Mudanças Climáticas, 2010.

A partir do texto responda:
a) O que constatam os documentos a respeito das mudanças climáticas principalmente na América Latina e Caribe (América Central insular)? Dê dois exemplos.
b) Cite e explique uma consequência socioeconômica das mudanças climáticas para a população dessa região do planeta e para as atividades industriais.
c) Por que a situação vulnerável da América Latina e Caribe é considerada "única" no planeta?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

BRASIL: CRISE HÍDRICA E ENERGÉTICA

A 6ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo – trará especialistas nacionais e internacionais para falarem de tem...