domingo, 24 de junho de 2012

AGROPECUÁRIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Há um novo paradigma na produção agropecuária que leva em conta o meio ambiente. Uma agricultura mais sustentável, com todas as suas incertezas e complexidades, não pode ser conjecturada sem uma grande soma de atores sendo envolvidos em um contínuo processo de aprendizado. Tal processo envolve um retorno dos produtores e a vontade de aprender sempre por parte também dos pesquisadores, não tendo necessariamente de haver um padrão. As mudanças tecnológicas devem ser específicas por região, pois dependem das condições edafoclimáticas. Por seu turno, tal mudança não pode acontecer sem que as tecnologias a implantar para tornar a produção menos ofensiva ao meio ambiente estejam basicamente referenciadas às condições edafoclimáticas do local em que se vão usar. Uma questão que fica clara é que os agricultores familiares teriam vantagens comparativas no seu uso. Por enquanto, o destino dos seus produtos são nichos de mercado, que podem se alargar à medida que a população demande produtos mais seguros e saudáveis, não só do ponto de vista ambiental, como também da saúde humana.
A forma de implantação do desenvolvimento sustentável na agropecuária deve ser sistêmica e não, fragmentada. Em qualquer atividade rural, seja ela: pecuária de corte, leite ou agricultura, a racionalidade é que irá nortear o planejamento. A proposta é adotar, prioritariamente, procedimentos de manejo na Pecuária e Agricultura para minimizar a entrada de insumos, máquinas e equipamentos de forma a gerar saldo energético positivo no sistema produtivo. Uma das alternativas de gerar esse saldo favorável é economizando a energia das plantas, do gado, da tropa, dos vaqueiros, do proprietário, do caminhoneiro, do consumidor, do petróleo, da água, etc.
Fonte: Unifeob

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

BRASIL: CRISE HÍDRICA E ENERGÉTICA

A 6ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo – trará especialistas nacionais e internacionais para falarem de tem...