sábado, 17 de setembro de 2011

QUAL É O DESERTO MAIS ANTIGO DO MUNDO?

O deserto da Namíbia é  considerado como sendo o mais antigo deserto do mundo, tendo permanecido em condições áridas ou semi-áridas há pelo menos 55 milhões de anos[3]. A sua aridez é causada pela descida de ar seco arrefecido pela fria corrente de Benguela que passa na costa do Namibe podendo chegar a até 60 °C. Menos de 1 cm de chuva cai anualmente e o deserto é quase completamente estéril.

 O Deserto africano do Saara é do tamanho dos Estados Unidos, o que o torna o maior deserto do mundo, além de ser o lugar mais quente na Terra. Mas agora, uma série de descobertas geológicas revela que ali se esconde um passado muito diferente. É o deserto de formação mais antiga do mundo... SAIBA MAIS:  http://www.seuhistory.com/programas/como-nasceu-nosso-planeta.html

O deserto do Atacama está localizado na região norte do Chile até a fronteira com o Peru. Com cerca de 1000 km de extensão, é considerado o deserto mais alto e mais árido do mundo, pois chove muito pouco na região, em consequência das correntes marítimas do Pacífico não conseguirem passar para o deserto, por causa de sua altitude. Assim, quando se evaporam, as nuvens úmidas descarregam seu conteúdo antes de chegar ao deserto, podendo deixá-lo durante épocas sem chuva. Isso o torna de aridez incrível.

  • O deserto de Atacama é o lugar mais seco da Terra e que passou mais tempo sem presenciar chuvas, sendo registrados 1400 anos sem indícios de chuva.



  • -

    Um comentário:

    1. O nome certo do deserto é deserto do Namibe, que é uma das provincias de Angola é muito confundido com o país vizinho Namíbia

      ResponderExcluir