domingo, 27 de dezembro de 2015

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO BRASIL- RESUMO

Desenvolvimento sustentável é o crescimento da economia, mas com a preocupação de utilizar os recursos da natureza sem levá-la à exaustão. 
O ser humano tem direito de usufruir da natureza, mas sempre respeitando o meio ambiente, pois nós, seres humanos, somos parte integrante dele e, consequêntemente, dependemos do mesmo para sobreviver. Ou seja, o desenvolvimento econômico é importante, mas não deve comprometer a saúde das gerações futuras.

Portanto, é de suma importância que haja um equilíbrio entre o desenvolvimento econômico, a preservação do meio ambiente, a justiça social (acesso a serviços públicos de qualidade), a qualidade de vida e o uso racional dos recursos da natureza (principalmente a água), para que o desenvolvimento sustentável se concretize.

No Brasil, essa questão do desenvolvimento sustentável tem caminhado a passos lentos, tanto no país quanto nos outros países emergentes. Isto porque o capitalismo impera em detrimento do meio ambiente. No Brasil ainda é grande o desmatamento, assim como, a queima de combustíveis fósseis que afetam a camada de ozônio. Embora a preocupação com o meio ambiente tenha aumentado ainda é comum a existência de lixões a céu aberto, como por exemplo na capital do Brasil, Brasília, onde podemos constatar a existência do maior lixão da América Latina.

Fonte: Ciência da Terra- Impactos e perspectivas no Brasil- ADAPTADO.

PARA SABER MAIS:

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

COMO FUNCIONA O SISTEMA POLÍTICO BRASILEIRO?

O Brasil divide-se em três esferas administrativas, essas são administradas por três poderes:
I-       Legislativo: redige e vota as leis
1-      Federal: Deputados Federais e Senadores
2-      Estadual- Deputados Estaduais
3-      Municipal- Vereadores

II-    Executivo: executa as leis, ou seja, divulga e as aplica
1-      Federal: Presidente da República
2-      Estadual: Governadores
3-      Municipal: Prefeitos

III- Judiciário: julga quando a lei não é cumprida
1-      Federal:Tribunais Federais e juízes
2-      Estadual: Tribunais Estaduais e juízes
Cogita-se a idéia de um quarto poder o Ministério Público, o qual é o responsável pela defesa dos direitos fundamentais e a fiscalizar os Poderes Públicos, garantindo assim, a eficiência do sistema de freios e contrapesos. É importante salientar, no entanto, que há divergência de opiniões a respeito da existência deste quarto poder.

O processo de democracia brasileira é muito frágil e muito recente.
O Brasil passou por um longo período colonial, entrou em um período imperial, foi dominado por oligarquias rurais.
Entre 1889 e 1930, a república no Brasil manifestou um amplo domínio das elites cafeicultoras.
1964- Ditadura militar
1983- Proposta de democratização popular que não foi aprovada.
A Constituinte de 1988 redigiu e aprovou a Constituição mais liberal e democrática que o país já teve, merecendo por isso o nome de Constituição cidadã. A Constituição de 1988 eliminou o grande obstáculo ainda existente à universalidade do voto, tornando-o facultativo aos analfabetos.
Em 1989, houve a primeira eleição direta para presidente da República desde 1960.

No Brasil e em quase todos os países do mundo há um sistema de governo que é democrático, ou seja, o governo do povo. Todos nós escolhemos por meio do voto nas eleições os representantes que vão nos governar. Existe mais uma divisão de sistemas de governo ao interior da democracia. Podemos reconhecer um tipo de democracia parlamentarista, em países que têm dividido as funções de chefe de Estado e chefe de Governo, e onde o parlamento – escolhido diretamente pelo voto popular – tem uma importância crucial porque é ele quem escolhe o poder executivo. 

Por outro lado, temos um tipo de democracia presidencialista, onde as funções ou cargos de chefe de Estado e chefe de Governo coincidem na mesma pessoa. Ali o executivo é eleito de maneira direta pelo voto popular, sendo este o sistema que temos no Brasil e em quase em todos os países de América Latina. Existe uma variante que é a democracia semipresidencialista, que apresenta um equilíbrio maior de forças entre o parlamento e o executivo, em que as câmeras legislativas têm mais influência na hora de limitar as ações do executivo.







domingo, 29 de novembro de 2015

QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE POBREZA URBANA E POBREZA RURAL?

As características entre pobreza rural e urbana são bastante diferentes. No setor primário (agricultura, pesca e extrativismo),  grande parcela da população ativa não tem rendimentos, pois os filhos jovens e as mulheres trabalham como ajudantes do chefe de família na própria terra ou nas colheitas das fazendas. Na área urbana, a totalidade da população ativa tem rendimentos e, por esse motivo, a linha de pobreza é definida em patamares de rendimento superiores aos da zona rural.



No entanto, o custo de vida nas cidades é mais elevado, pois todos os itens que compõem as necessidades indispensáveis para o indivíduo exigem dispêndios monetários. Na área rural, muitas vezes, roças familiares fornecem uma parte dos produtos de alimentação e, de modo geral, os custos com habitação e transportes são reduzidos.
Finalmente, a pobreza encontra-se disseminada por todo o país. Mas ao mesmo tempo, há uma geografia da pobreza muito nítida, que se exprime sob a forma de desigualdades regionais. a comparação entre os valores de IDH dos estados brasileiros sintetiza essas desigualdades.

Em 2000, entre os sete estados brasileiros com IDH inferior a 0,7, seis encontravam-se no Nordeste e um no Norte do Brasil. Com exceção do Distrito Federal, todas as unidades da federação com índice superior a 0,8 encontravam-se no Sudeste e no Sul. Santa Catarina, com 0,822, detinha o maior IDH do país. O menor era do Maranhão: 0,636. Entre as capitais, Florianópolis ostentava o maior índice (0,875), enquanto Maceió com o menor (0,739). São Caetano do Sul, município industrial do ABCD paulista, foi considerado o melhor do Brasil em termos de desenvolvimento humano, recebendo o índice de 0,919. Manari, no sertão de Pernambuco, foi considerado o pior, com índice de 0,467.


Fonte: Geografia Conexões- Adaptado.


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