domingo, 16 de março de 2014

Crise na Ucrânia pode causar estragos na economia brasileira?

Saiba por que o Brasil não será afetado pela tensão no leste europeu.

Querido aluno, no mundo globalizado em que a economia mundial é predominantemente capitalista, e que a palavra chave é interdependência, é evidente que devemos nos preocupar se outro país entrar em crise. No caso da Ucrânia, para o Brasil, representa um mercado pequeno, pois, segundo Daniel Godinho (secretário do Comércio Exterior do MDIC- Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), importamos desse país, apenas adubos e fertilizantes, e exportamos carne.
Leia mais:
Crise na Ucrânia pode causar estragos na economia brasileira? 
A península ucraniana da Crimeia realiza neste domingo (16) um referendo que pode definir a anexação da região à Rússia. Críticos dessa medida, norte-americanos e europeus ameaçam aplicar sanções econômicas aos russos, o que agravaria a situação. Apesar disso, dificilmente a economia brasileira será agravada com a crise, segundo especialistas entrevistados pelo R7. O principal motivo é que a importância comercial da Ucrânia e da Rússia é pequena para o País.


quinta-feira, 6 de março de 2014

Sino de uma das torres da Catedral Angelopolitana se desprende e cai.

Sino de uma das torres da Catedral Angelopolitana se desprende e cai
Fundição do topo da peça com seu suporte se rompeu

Sino de uma das torres da Catedral Angelopolitana se desprende e cai
Peça pesa em torno de 1,6 tonelada e foi doada por um grupo da Alemanha (Fotos: Cristiano Devicari/JM)
O sino maior de uma das torres da Catedral Angelopolitana se desprendeu e caiu na última segunda-feira (3), por volta das 18h. A fundição do topo da peça com seu suporte se rompeu, causando a queda, de pouco mais de dois metros. “Fazemos um acompanhamento constante aos sinos. A última vez em que verificamos este sino foi há duas semanas, e tudo estava em ótimas condições. A notícia do rompimento me surpreendeu, porque não havia nada que levantasse alguma suspeita”, diz o técnico Valmor Garlet, de Santo Ângelo.
Fabricado em Minas Gerais e fruto de uma doação de um grupo de pessoas residente na Alemanha, o sino pesa em torno de 1,6 tonelada. Uma barra de ferro colocada estrategicamente no piso que fica no alto da torre amorteceu a queda – mesmo assim, houve estragos no piso. Fotos foram tiradas e enviadas à fabricante, com o relato da situação. Valmor diz considerar que o sino não pode mais ser aproveitado, mas a Paróquia Anjo da Guarda espera a visita de técnicos da empresa para verificar a gravidade dos danos.
Nenhum outro sino da torre foi afetado ou teve seu funcionamento prejudicado. “Queremos avaliar melhor o que houve, com técnicos, e, se for defeito de fábrica, queremos reaver o sino. Mas menos mal que não tivemos outros prejuízos. Agora vamos aguardar e ver que rumos vamos tomar”, declarou o pároco Rosalvo Frey em entrevista ao comunicador Jota Miguel, no programa Rádio Visão, da Rádio Santo Ângelo, na manhã de ontem.
Fotos vinculadas
No detalhe, encaixe da parte superior do sino, onde a peça se desprendeuEstrutura onde ficava o sino e o mecanismo que o movimenta
Fonte: Jornal das Missões

domingo, 16 de fevereiro de 2014

ZONA POLAR ÁRTICA

Querido estudante, as zonas polares são aquelas vizinhas aos polos Norte e Sul. Elas estão localizadas em altas latitudes, isto é, acima dos círculos polares Ártico e Antártico. A principal característica dessas regiões é o clima frio polar, com um inverno rigorosíssimo e um verão brando. Os ventos são intensos e muito frios. A queda de neve é constante. As zonas polares possuem uma função importantíssima, pois são fundamentais para o equilíbrio da temperatura do planeta. O gelo por ser branco reflete os raios solares não retendo calor. O Ártico é formado pelo oceano Glacial Ártico, que ocupa a maior parte da área, e por vários trechos de terras: o norte da Rússia, do Canadá, da Noruega, da Finlândia e da Suécia, o Alasca, a Groenlândia e muitas ilhas menores.

Mas é importante, também, estarmos atentos às notícias relacionadas às transformações que ocorrem ao longo do tempo no meio ambiente, mudanças que podem ter causas naturais ou provocadas pela ação dos seres humanos. Nesse sentido, leiam a reportagem logo abaixo, referente ao degelo do Ártico.

GRANDE DEGELO DO ÁRTICO LIBERA PARASITA MORTAL PARA MAMÍFEROS:
O acelerado degelo do Ártico abre caminho para movimentos migratórios de agentes patogênicos, que representam um risco para os mamíferos marinhos, e também, para os seres humanos, alertaram os cientistas. "Com as mudanças climáticas, percebemos que existe uma possibilidade sem precedentes de uqe os agentes patogênicos migrem para novos ambientes, e causem doenças." 

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quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

A água-viva Turritopsis nutrícula é o único animal imortal do planeta

Queridos (as) alunos (as), todo o conhecimento que adquirimos ao longo do processo escolar, não é efetivado somente pelos professores, mas, principalmente, pelo querer saber, ou seja, pela sede de conhecimento dos alunos. Nesse sentido, gostaria de deixar um exemplo, sobre essa sede de aprender, são meus alunos colocando em prática a pesquisa, como foi o caso do meu aluno Fabiano Gonzales Nimitti, argumentando sobre um tipo específico de água- viva que seria o único animal imortal do planeta. O interessante é que ele me questionou sobre a existência de algum ser imortal, prontamente eu disse, não. Mas ele, rapidamente, respondeu:     Na verdade a água viva  Turritopsis nutrícula não pode morrer de causas naturais, ela é imortal.    Disse isso porque tinha fundamentado suas palavras nessa pesquisa, veja logo abaixo:

  Normalmente quando uma criatura tem um nome sugestivo de ‘imortal’, é sempre algo interpretado de forma não-literal. Mas não é bem assim no caso das regras biológicas dessa água-viva. Essa água viva, chamada Turritopsis nutriculasimplesmente não consegue morrer de causas naturais. Sua capacidade de regeneração é tão alta que ela só pode morrer se for completamente destroçada.
Como a maioria das águas-vivas, ela passa por dois estágios: a fase de pólipo, ou fase imatura, e a fase medusa, na qual pode se reproduzir de forma assexuada. A água-viva imortal foi descoberta por acaso pelo estudante alemão de biologia marinha Christian Sommer em 1988, enquanto ele passava suas férias de verão na Riviera Italiana. Sommer, que coletava espécies de hidrozoários para um estudo, acabou capturando a pequena criatura misteriosa, ficando espantado com o que observou no laboratório. Após examiná-la durante alguns dias, Sommer percebeu que a água-viva simplesmente se recusava a morrer, regredindo ao seu estado inicial de desenvolvimento até reiniciar o seu ciclo de vida outra vez, sucessivamente, como se sofresse um envelhecimento reverso.
Os pesquisadores já descobriram que ela inicia seu incrível rejuvenescimento quando se encontra em uma situação de estresse ou ataque, e que durante esse período o organismo passa por um processo conhecido como transdiferenciação celular, ou seja, um evento atípico no qual um tipo de célula se transforma em outro, tal como ocorre com as células-tronco humanas. É a natureza nos surpreendendo mais uma vez, nos mostrando sua grande capacidade de inovação mediante as adversidades naturais e do homem. Vejam um infográfico que explica melhor seu ciclo:  Fonte: HYPENESS

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

IGUALDADE RACIAL

Querido (a) aluno (a), o racismo é um tema relevante no mundo globalizado em que vivemos. De um modo especial, no Brasil, pois somos uma nação multicultural. Nesse sentido, é importante perceber que possuímos uma diversidade de raças, cores e matizes integrantes de nossa identidade. Racismo nada mais é do que ignorância. Ao analisar o processo histórico pode-se perceber que o racismo, principalmente, no que se refere à raça negra, tem origem religiosa e ao mesmo tempo faz parte do inconsciente coletivo. É necessário políticas públicas voltadas para a valorização da raça negra, já que a mesma foi a mais rechaçada desde a escravidão, e cabe a nós cidadãos esclarecidos, tomar consciência dessa realidade e colocar em prática ações relacionadas à igualdade racial.
Saiba mais sobre o Estatuto da Igualdade Racial:
Tipo de norma: 
Lei Ordinária
Número: 
12.288
Fonte: 
Planalto (legislação)
Âmbito: 
Federal
Texto resumido e integral: 
LEI Nº 12.288, DE 20 DE JULHO DE 2010.


Institui o Estatuto da Igualdade Racial; altera as Leis nos 7.716, de 5 de janeiro de 1989, 9.029, de 13 de abril de 1995, 7.347, de 24 de julho de 1985, e10.778, de 24 de novembro de 2003.
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
TÍTULO I
DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
Art. 1o  Esta Lei institui o Estatuto da Igualdade Racial, destinado a garantir à população negra a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnica.
Parágrafo único.  Para efeito deste Estatuto, considera-se:
I - discriminação racial ou étnico-racial: toda distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada em raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica que tenha por objeto anular ou restringir o reconhecimento, gozo ou exercício, em igualdade de condições, de direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou em qualquer outro campo da vida pública ou privada;
II - desigualdade racial: toda situação injustificada de diferenciação de acesso e fruição de bens, serviços e oportunidades, nas esferas pública e privada, em virtude de raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica;
III - desigualdade de gênero e raça: assimetria existente no âmbito da sociedade que acentua a distância social entre mulheres negras e os demais segmentos sociais;
IV - população negra: o conjunto de pessoas que se autodeclaram pretas e pardas, conforme o quesito cor ou raça usado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ou que adotam autodefinição análoga;
V - políticas públicas: as ações, iniciativas e programas adotados pelo Estado no cumprimento de suas atribuições institucionais;
VI - ações afirmativas: os programas e medidas especiais adotados pelo Estado e pela iniciativa privada para a correção das desigualdades raciais e para a promoção da igualdade de oportunidades.
Art. 2o  É dever do Estado e da sociedade garantir a igualdade de oportunidades, reconhecendo a todo cidadão brasileiro, independentemente da etnia ou da cor da pele, o direito à participação na comunidade, especialmente nas atividades políticas, econômicas, empresariais, educacionais, culturais e esportivas, defendendo sua dignidade e seus valores religiosos e culturais.
Art. 3o  Além das normas constitucionais relativas aos princípios fundamentais, aos direitos e garantias fundamentais e aos direitos sociais, econômicos e culturais, o Estatuto da Igualdade Racial adota como diretriz político-jurídica a inclusão das vítimas de desigualdade étnico-racial, a valorização da igualdade étnica e o fortalecimento da identidade nacional brasileira.
Art. 4o  A participação da população negra, em condição de igualdade de oportunidade, na vida econômica, social, política e cultural do País será promovida, prioritariamente, por meio de:
I - inclusão nas políticas públicas de desenvolvimento econômico e social;
II - adoção de medidas, programas e políticas de ação afirmativa;
III - modificação das estruturas institucionais do Estado para o adequado enfrentamento e a superação das desigualdades étnicas decorrentes do preconceito e da discriminação étnica;
IV - promoção de ajustes normativos para aperfeiçoar o combate à discriminação étnica e às desigualdades étnicas em todas as suas manifestações individuais, institucionais e estruturais;
V - eliminação dos obstáculos históricos, socioculturais e institucionais que impedem a representação da diversidade étnica nas esferas pública e privada;
VI - estímulo, apoio e fortalecimento de iniciativas oriundas da sociedade civil direcionadas à promoção da igualdade de oportunidades e ao combate às desigualdades étnicas, inclusive mediante a implementação de incentivos e critérios de condicionamento e prioridade no acesso aos recursos públicos;
VII - implementação de programas de ação afirmativa destinados ao enfrentamento das desigualdades étnicas no tocante à educação, cultura, esporte e lazer, saúde, segurança, trabalho, moradia, meios de comunicação de massa, financiamentos públicos, acesso à terra, à Justiça, e outros.
Parágrafo único.  Os programas de ação afirmativa constituir-se-ão em políticas públicas destinadas a reparar as distorções e desigualdades sociais e demais práticas discriminatórias adotadas, nas esferas pública e privada, durante o processo de formação social do País.

Art. 5o  Para a consecução dos objetivos desta Lei, é instituído o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), conforme estabelecido no Título III.

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

A VOLTA DO HOMEM À LUA

Queridos (as) alunos (as),  o ser humano é expansionista por natureza, sempre foi assim desde a Antiguidade. Na contemporaneidade, porém, além de novos continentes, o homem busca expandir seu território além da Terra.

A VOLTA DO HOMEM À LUA
Durante a Guerra Fria, em que Os EUA e a União Soviética (capitalismo x socialismo) competiam, travou-se uma luta tecnológica para ver quem ostentava maior poder. Apesar de os soviéticos terem sido os primeiros a enviar uma sonda à Lua, em 1959, e terem fechado a disputa em 1976, com o lançamento da espaçonave Luna 24, perderam a batalha. E nunca fizeram uma missão tripulada para lá. Por esse motivo, o interesse por viagens espaciais e pela Lua diminuiu drasticamente. Mas, recentemente, os chineses lançaram a sonda Chang`e 3 (Chang`e á a deusa  que representa a Lua na mitologia chinesa)
                                                                                                                                                               
Fontes: revista Veja e G1

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Geografia é uma ciência.

Queridos (as) alunos (as), a Geografia é uma ciência tão ampla quanto o universo. Sua ideologia utiliza conhecimentos de diversas áreas, como da química, da matemática da biologia, das artes, das linguagens, da história, da sociologia, entre outras. Nesse sentido, é preciso ter consciência da importância da pesquisa em várias linhas fundamentadas em conceitos próprios. Deve-se levar em consideração que a Geografia é uma ciência que trata da descrição da Terra e do estudo dos fenômenos, biológicos e humanos, e suas relações. 

A dinâmica geográfica acompanha o pensamento histórico desde a Antiguidade. Mas o estudo da Geografia foi institucionalizado no século XIX, principalmente na Alemanha por Alexander Von Humboldt, estudioso que estabeleceu as bases para  várias ciências, como Geografia, a geologia, a oceanografia e a climatologia. 

Modificar o meio ambiente - Geografia -


A  Geografia não é apenas espaço geográfico ou representações cartográficas, mas uma ciência voltada para o estudo  do espaço-tempo, em que o espaço evolui em um determinado tempo historicamente construído. Pois são os modelos conjunturais e estruturais que o fazem: economias, adversidades climáticas e/ou mesmo políticas.

Fontes:
1- Metodologia do Ensino de História e Geografia (Jaime Sergio Frajuca Lopes)- ADAPTADO
2- Youtube

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