quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Estados Unidos eleição presidencial - como funciona.

Nos Estados Unidos a eleição presidencial consiste num Colégio eleitoral de 538 delegados eleitos e indicados por cada estado, exceto em Maine e Nebraska, onde a divisão é feita por distritos eleitorais, sempre ocorre na terça-feira posterior ao primeiro domingo de novembro. O presidente assume no dia 20 de janeiro do ano seguinte.
No Colégio Eleitoral, entre as 51 unidades federativas dos EUA, cada uma possui um número de cadeiras (delegados) que escolhem o presidente. O estado da Califórnia, por exemplo, possui 55. Cada delegado representante é livre para votar no candidato em que escolher, mas na prática votam no candidato escolhido pelo voto popular. Em 2000, George W. Bush teve 47,9 % do voto.
Em caso de empate no Colégio Eleitoral, a Câmara escolhe o presidente por voto de cédula representando um por estado, caso a Câmara não resolva, a decisão é repassada para o Senado. O número de delegados num estado corresponde ao número de senadores e deputados que o mesmo estado representa no Congresso.
Além do colégio eleitoral outra instituição americana que causa muita confusão nas eleições é um sistema de votação muito particular. O país simplesmente não tem um sistema eleitoral nacional.
Cada estado escolhe a melhor maneira de computar e contar seus votos. Em 2000, por exemplo, o resultado da votação demorou quase um mês para ser anunciado porque a Flórida tinha um tipo de cédula que levou milhares de eleitores a votarem errado. Com uma diferença mínima entre os candidatos, aqueles poucos votos, que foram recontados manualmente, tiveram o poder de decidir a eleição. Nesse mesmo ano George W. Bush foi o primeiro candidato a vencer no Colégio Eleitoral mesmo perdendo.  No dia 7 de novembro de 2000 mais de 100 milhões de cidadãos norte-americanos foram às urnas para escolher o Presidente da República. Nas horas seguintes as grandes redes de televisão divulgaram notícias equivocadas, nas quais os dois candidatos se proclamavam vencedores. Até o dia 12, os Estados Unidos continuavam sem saber quem era o futuro governante, se George W. Bush, o governador do Texas e candidato do Partido Republicano ou Albert Gore, vice-presidente dos Estados Unidos e candidato do Partido Democrata.
Fonte: InfoEscola adaptado.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

SUDÃO DO SUL- novo país africano- Muito importante!!


As grandes diferenças que dividem o Sudão são visíveis até do espaço, como mostra essa imagem de satélite da Nasa. Os Estados do Norte são uma área desértica, interrompida apenas pelo fértil vale do Nilo. O Sul do Sudão é coberto por vastas áreas verdes, pântanos e florestas tropicais.
Fonte: BBC BRASIL
SAIBA MAIS: Info Escola

 Votações para a independência do Sudão do Sul

Usina de Belo Monte/ energia- IMPORTANTE!!!



Transmitido ao vivo em 09/04/2012
Programa recebe professor da USP José Goldemberg para falar sobre a Usina de Belo Monte, a Conferência Rio+20 e outros assuntos relacionados a meio ambiente.

Querido (a) aluno (a), preste bastante atenção, pois esse conteúdo é de interesse do 1º, 2º e 3º ano.
Aborda várias questões energéticas e ambientais em âmbito local e global.
Lembre-se de clicar no link.

Muito bom!!!

.Programa Conexão Brasil - Relações Brasil - Haiti

IMIGRAÇÃO DE HAITIANOS NO BRASIL



Imigração no Brasil deve afirmar direitos humanos - Pedro Abramovay na Globonews



Querido (a) aluno (a), é preciso pensar a respeito de direitos humanos em âmbito mundial, ou seja, humanos dividindo o mesmo espaço chamado Terra, independente de cor ou raça. Todos possuem o mesmo direito de usufruir do "nosso lar". É necessário sermos, antes de mais nada, fraternos. Mas é claro com consciência e justiça no que se refere à imigração, pois é preciso planejamento e visão antes de tomar uma aitude. Por exemplo os imigrantes Haitianos no Brasil, principalmente depois do terremoto de 2010.
Quero saber sua opinião, mas antes você deve pesquisar um pouco mais sobre esse povo e sua história.

Petrobras: uma transnacional brasileira

Foi fundada no dia 3 de outubro de 1953, pelo então presidente Getúlio Vargas, com o objetivo de executar as atividades do setor petrolífero no Brasil em nome da União. "É, portanto, com satisfação e orgulho patriótico que hoje sancionei o texto de lei aprovado pelo poder legislativo, que constitui novo marco da nossa independência econômica", já previa ele, há mais de 50 anos.
A criação da Petrobras é resultado da campanha popular que começou em 1946, com o histórico slogan "O petróleo é nosso". A Petrobras ( Petróleo Brasileiro S. A.) é a maior empresa genuinamente brasileira. Atua em várias áreas do setor energético, desde a exploração de gás e petróleo até a distribuição passando pelo refino e abastecimento. São de sua propriedade noventa plataformas de produção, cerca de 16 mil quilômetros de dutos, refinarias, grande frota petroleira (navios e caminhões) e mais de 7 mil postos de combustíveis.
Com sede no Rio de Janeiro e filiais em Angola, Argentina, Bolívia, Colômbia, Estados Unidos e Nigéria, a Petrobras é uma das 15 maiores empresas petrolíferas do mundo. É detentoras de uma das tecnologias mais avançadas na exploração de petróleo em águas profundas (Angra dos Reis- RJ).
Em 1996, a empresa colocou o Brasil no seleto grupo dos 16 países que produzem mais de um milhão de barris de petróleo por dia. Em 2006, a produção atingiu 1,9 milhão de barris, garantindo ao país autossuficiência em petróleo.

Oleoduto: Canalização para o transporte, à distância, de gasolina, petróleo, óleo mineral, sólidos pulverizados etc.
Duto: Tubo que conduz líquidos (canos), fios (condutas) ou ar; via.
Fontes: - BR: Petrobras (adaptado)
- Geografia- Projeto Araribá - editora Moderna (adaptado)
Saiba mais sobre o assunto: http://lucinhahb.blogspot.com.br/2012/06/o-brasil-podera-participar-da-opep.html

domingo, 28 de outubro de 2012

Sistema de Cotas raciais

Querido (a) aluno (a), sua participação é muito importante!
É necessario analisar dirversas opiniões, incluindo ideias divergentes. Nesse sentido, faz-se necessário buscar o conhecimento científico (em sites, livros e teses de mestrado e/ou doutorado), sem o qual, não é possível opinar com propriedade.
Acredito na sua sede de conhecimento.
Lembre-se a aprendizagem é fruto de um processo de busca.
Aguardo sua opinião.

SISTEMA DE COTAS RACIAIS
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, em 26 de abril, que o sistema de cotas raciais em universidades não contraria a Constituição brasileira. O resultado do julgamento sanciona a prática, adotada por instituições públicas de ensino superior, de manter reservas de vagas para estudantes negros, pardos e índios.
O objetivo das cotas é corrigir injustiças históricas provocadas pela escravidão na sociedade brasileira. Um dos efeitos desse passado escravocrata é o fato de negros e índios terem menos oportunidades de acesso à educação superior e, consequentemente, ao mercado de trabalho.
Brasileiros brancos têm, em média, dois anos a mais de escolaridade do que negros e pardos, de acordo com dados de 2008 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Foi esse argumento – de que o sistema de cotas é uma forma de combater a herança escravagista do século 19 – que prevaleceu entre os ministros do Supremo, cuja decisão foi unânime.
Eles julgaram uma ação proposta pelo DEM contra o sistema de cotas na UnB (Universidade de Brasília), adotado em 2004. A instituição reserva 20% das vagas para candidatos que se declarem negros ou pardos. O partido sustentou que a medida viola o princípio constitucional de igualdade e é discriminatória.
As cotas raciais fazem parte de um modelo de ação afirmativa criado nos anos 1960, nos Estados Unidos. A proposta era de amenizar o impacto da desigualdade social e econômica entre negros e brancos. Hoje, apesar da reserva de vagas ser considerada ilegal nos Estados Unidos, as universidades americanas usam as ações afirmativas para selecionar alunos negros e hispânicos com potencial.
No Brasil, o sistema de cotas raciais não beneficia apenas negros, mas pardos e índios. Há ainda as chamadas cotas sociais, para alunos vindos de escolas públicas e deficientes físicos, e cotas mistas, para estudantes negros que estudaram na rede pública de ensino, por exemplo.

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