O processo de
industrialização em nosso país ocorreu a partir da década de 1930, no mandato
de Getúlio Vargas, por isso podemos dizer que a indústria no Brasil se
consolidou de forma TARDIA. Além disso, esse processo se deu de forma
CONCENTRADA no Centro-Sul do país, porém de forma PERIFÉRICA se for comparada
com o mesmo processo em outras partes do mundo, visto que a indústria
brasileira era (e é) DEPENDENTE de recursos econômicos de outros países. Para
finalizar, a indústria em nosso país se formou de maneira SUBSTITUTIVA, pois
seguia o modelo de "substituição de importações", o qual pregava a
produção de tudo que seria importado nas próprias indústrias locais (indústrias
de base), que se instalaram no Brasil nesse mesmo período, marcado por um forte
sentimento nacionalista, difundido pelos ideais varguistas.
Ter
conhecimento da dinâmica das massas de ar é extremamente importante, pois a
partir dele se conseguirá entender a configuração das zonas climáticas em um
contexto global, mas, sobretudo, dos tipos climáticos do nosso país. As massas
de ar, por serem um dos fatores do clima, influenciam diretamente no mesmo.
Elas são definidas como porções de ar que transportam as características dos
locais onde se formam, sendo assim temos massas de ar equatoriais, tropicais e
polares.
As equatoriais transportam o calor e a umidade do Equador para as suas
áreas de influências, as tropicais, apesar de também levarem calor, podem ser
mais secas e, por fim, as polares conduzem o ar frio formado nos polos para
outras áreas. Vale destacar que, essas massas de ar se combinam com outras,
vindas do próprio continente (continentais) ou do oceano (oceânicas).
No
Brasil, temos a atuação de cinco massas de ar, por conta da grande extensão
territorial do país. São elas: -> mEc = massa Equatorial continental (quente
e úmida); -> mEa = massa Equatorial atlântica (quente e úmida); -> mTc =
massa Tropical continental (quente e seca); -> mTa = massa Tropical
atlântica (quente e úmida); -> mPa = massa Polar atlântica (fria e úmida).
Cada uma das massas acima influencia, de forma mais determinante, um dos cinco
tipos climáticos brasileiros. A mEc, originária na região da Floresta
Amazônica, é responsável por provocar chuvas na região, podendo atingir outras
áreas do país, causando chuvas no verão, enquanto a mEa, vinda do Atlântico
norte, atua nos litorais do Norte e Nordeste do país trazendo calor e umidade,
porém quando chega no Nordeste já está seca. Entre as massas tropicais temos a
mTc, originária da província do Chaco, a qual atua no interior das regiões Sul
e Sudeste e no Centro-oeste, e a mTa, que atua nos litorais do Sul e Sudeste,
podendo provocar chuvas. Por último, temos a influência da mPa, a qual atinge a
Amazônia meridional, causando o fenômeno da friagem, e o Sul e o Sudeste do
país, de forma mais violenta, favorecendo a formação da geada, e inclusive, da
neve.
Uma breve síntese do processo histórico da China!
.
A China, a partir da Guerra Sino-Japonesa, enfrentou um periodo conturbado em sua história, sofrendo, por exemplo, com perdas de territórios (Manchúria) e a disputa entre os Kuomitangs e o Partdo Comunista pelo governo. Essa situação vem a acabar, com a ascensão de Mão Tsé-Tung ao poder, que mesmo sendo socialista, promoveu a expansão do território chinês, realimentando o sentimento nacionalista na população. Apesar disso, o esplendor da República Popular da China ocorre após a morte do Grande Timoneiro e com a subida de Deng Xiaoping ao governo, pois implanta o socialismo de mercado (em vigor até hoje), a fim de promover a abertura econômica do país, sem mudar o sistema de governo para o capitalismo. Para encerrar, no ano de 2001, a China surpreende o mundo e ingressa na OMC, se consolidando como a segunda maior economia do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, com o qual, hoje, vivência uma guerra comercial.
.
É importante lembrar que o socialismo de mercado é um sistema de governo em que apesar da economia ser aberta para o mercado externo, a administração social continua regrada pelos princípios socialistas.
É meu dever como educadora e cidadã esclarecer os fatos. Nesse sentido, peço que assistam ao vídeo analisando criticamente o conteúdo do mesmo. Vou tentar colocar de forma clara e suscinta o porquê da greve dos professores, assim como, esclarecer que motivo levou Eduardo Leite a fazer esse vídeo. Mas o farei dirigindo-me ao governador.
Leiam atentamente meus (nossos) argumentos e tirem as suas próprias conclusões.
Senhor governador Eduardo Leite. Por que, governador, o senhor continua nos subestimado, fazendo um esforço, nesse vídeo, para provar o impossível? Quer dizer que nós professores vamos ganhar mais com o novo plano de carreira? Faz-me rir. Por que não mencionou os 25 bilhões que o senhor alegava que iriam economizar em 10 anos? Eu respondo, simples, esse dinheiro sairá dos salários dos próprios servidores e das contribuições dos aposentados. Mas pior é que, além de tudo, ainda fala mal dos professores aposentados que são desrespeitados porque o senhor, governador, não cumpriu o que prometeu durante a campanha. E quanto ao aumento do piso do Magistério, não descontar o vale refeição, aumento do abono família. Muito bom, excelente! O único porém é que esses valores sairão dos próprios servidores. E porque motivo, senhor governador, não esclareceu que essas medidas congelam os salários dos servidores para sempre? Por favor, chega de subestimar a inteligência da população gaúcha! Aliás, senhor governador, antes de criar um projeto absurdo desses, deveria estudar mais sobre as principais diferenças entre os países desenvolvidos e subdesenvolvidos. O senhor por acaso sabe porque todos os países ricos, sem exceção, só são desenvolvidos porque investiram em educação? O senhor não parou para pensar que sem estrutua um país e/ou estado cai, pois a base de um país deve ser sólida para que consiga sustentar as demais esferas? CLARO QUE NEM PENSOU NISSO. Logo, esse vídeo sem fundamento nenhum só serviu para mostrar a sua incompetência e quão mentiroso é o seu discurso, Governador. Não vamos nos calar, agora mais do que nunca vamos continuar lutando pelos nossos direitos, chega de ditadura disfarçada de democracia. E tenho dito!!!
Por: Lucinhahb.blogspot.com Texto baseado na fala do deputado Jeferson Fernandes.
Governador Eduardo Leite fala sobre a Greve do Magistério: