Queridos alunos (as), não é fácil mudar um sistema corrupto, mas com certeza temos que começar por nós mesmos. Eu acredito na força da juventude, muita gente boa está surgindo em meio ao caos. O Brasil é lindo e aos poucos vamos nos conscientizando de que votar é preciso, mas com conhecimento de causa, votando antes de mais nada, em candidatos que possuem os seus princípios e valores baseados na ética e na integridade moral, ou seja, que respeitem a Carta da Declaração Universal dos Direitos Humanos, só isso já basta. Concordam?
Leiam logo abaixo, com muita atenção!
É apenas uma parte dessa linda Carta, mas já diz tudo.
DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS
Adotada e proclamada pela resolução 217 A (III)
da Assembléia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948
Preâmbulo
Considerando que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana e de seus direitos iguais e inalienáveis é o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo, [...]
Considerando que os Estados-Membros se comprometeram a desenvolver, em cooperação com as Nações Unidas, o respeito universal aos direitos humanos e liberdades fundamentais e a observância desses direitos e liberdades,
Considerando que uma compreensão comum desses direitos e liberdades é da mis alta importância para o pleno cumprimento desse compromisso,
A Assembléia Geral proclama :
A presente Declaração Universal dos Diretos Humanos como o ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações, com o objetivo de que cada indivíduo e cada órgão da sociedade, tendo sempre em mente esta Declaração, se esforce, através do ensino e da educação, por promover o respeito a esses direitos e liberdades, e, pela adoção de medidas progressivas de caráter nacional e internacional, por assegurar o seu reconhecimento e a sua observância universais e efetivos, tanto entre os povos dos próprios Estados-Membros, quanto entre os povos dos territórios sob sua jurisdição. [...]
Saibam o conteúdo da Carta, na íntegra: Declaração Universal dos Direitos Humanos
Você também poderá gostar de saber:
Imigração de haitianos no Brasil
Lei Maria da Penha
Igualdade racial
Atualidades, meio ambiente, política, vídeos, enquetes, jogos, diversidade cultural, entre outros.
sexta-feira, 29 de agosto de 2014
sexta-feira, 15 de agosto de 2014
INDUSTRIALIZAÇÃO NA EUROPA OCIDENTAL
Queridos (as) alunos (as), sabe-se que em termos de conteúdos a Geografia é muito rica, conceitos são milhares. Portanto não se pode decorar todos. Na verdade, faz-se necessário buscar entender o processo histórico, antes mesmo de tentar entender as transformações sócio-espaciais inerentes ao estudo da Geografia. Nesse sentido, é importante ressaltar a importância da investigação histórica de uma notícia recente, pois mais importante que saber o desfecho de um acontecimento atual é entender a origem de tal fato. Pensando nisso deve-se traçar uma linha do tempo pontuando os fatos históricos que influenciaram ou desencadearam mudanças ideológicas que, por sua vez, impulsionaram as transformações no espaço geográfico local, regional e global.
O PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO NA EUROPA OCIDENTAL:
O processo de
industrialização ganhou grande impulso nos séculos XVIII e XIX na Europa, de
onde se espalhou para o resto do mundo. Além desse continente, apenas os
Estados Unidos e mais tarde, o Japão conseguiram alcançar o mesmo nível de
desenvolvimento industrial. Desde então, a atividade fabril progrediu muito,
levando vários países, sobretudo aqueles localizados na parte ocidental do continente , como a Inglaterra, Alemanha, França
e Itália, a se tornarem os mais industrializados do mundo..
De maneira geral, os
países da Europa desenvolvida apresentam, hoje, um setor secundário
extremamente diversificado e evoluído. Por isso, o parque industrial existente
na maioria desses países caracteriza-se pela presença de indústrias de base
(siderurgias, metalurgias e petroquímicas), de indústrias tradicionais
(têxteis, alimentícias e moveleiras) e também daquelas que empregam alta
tecnologia (informática, eletrônica e aeroespacial).
Entre as indústrias
europeias destacam- se as transnacionais, que atuam em diversos países,
inclusive no Brasil, e dominam uma parcela da produção mundial.
Alguns países da Europa desenvolvida, como Portugal Espanha e
Grécia, tiveram industrialização relativamente tardia, o que explica o fato de
apresentarem um setor secundário de menor peso, comparadas as demais nações
desenvolvidas do continente.
- Final do século XVIII:
a energia utilizada para movimentar as máquinas era obtida a partir da queima de carvão. Por isso
algumas regiões mais industrializadas de países como Alemanha, Inglaterra,
França e Bélgica localizam- se ao redor das grandes bacias carboníferas do
continente europeu.
- Século XIX : o carvão e
o petróleo em larga escala não foi suficiente para suprir a demanda do aumento
do consumo energético, levando os países a investir em usinas hidrelétricas e
nucleares (Alemanha, França e na Inglaterra).
A importância do mar do Norte:
O petróleo é a fonte de
energia mais utilizada nos países da Europa desenvolvida, porém o consumo é o
dobro do que é consumido internamente, obrigando esses países a importar
grandes quantidades de petróleo, sobretudo do Oriente Médio. Descobertas de
jazidas no mar do Norte (região de maior produção de petróleo) foi importante
para diminuir a dependência externa.
Principais jazidas
exploradas no mar do Norte localizam-se na plataforma continental de alguns
países, como Reino Unido, Dinamarca, Noruega e Holanda.
- Século XIX até início
do século XX: quase toda a Europa passou por um intenso êxodo rural-
dificuldades vividas pelos trabalhadores- emigração para a América do Norte e
do Sul. Hoje o processo de urbanização se estagnou (80% da população vive nas
cidades).
Portugal e Grécia
apresentam taxa de urbanização inferior, devido ao baixo índice de
industrialização e modernização no campo (cerca de 60% da população vive nas
cidades). Nesse sentido, observa-se a relação direta entre o processo de industrialização
e de urbanização mundial, assim como, a relação com o grau desenvolvimento dos
países.
Sintetizando: Os
critérios utilizados para regionalizar a Europa são baseados na economia, ou
seja, considerando o desenvolvimento industrial das nações europeias e seu
padrão de vida. Já os critérios usados até o final da década de 1980 estavam
ligados às diferenças geopolíticas da região: de um lado os países capitalista;
de outro , os países socialistas.
As maiores densidades
demográficas na Europa desenvolvida localizam-se, em geral, nas grandes
aglomerações urbano-industriais, isto é nas áreas economicamente mais
desenvolvidas do continente, como o Vale do Rio Reno, na Alemanha, e do rio Pó,
na Itália, e as metrópoles de Londres, na Inglaterra, e Paris, na França. As
menores densidades demográficas encontram-se nas regiões frias e montanhosas
dos Alpes e no norte da península Escandinava, áreas de florestas de coníferas
e de vegetação tundra.
A baixa taxa de
natalidade registrada na Europa deve-se à entrada em massa das mulheres no
mercado de trabalho (século XX), e aos altos custos de educação e vestuário.
Devido ao aumento da
população de idosos na Europa a comunidade europeia deverá elevar a idade
limite para a aposentadoria, como forma de onerar menos o tesouro desse bloco
econômico.
Os fatores que explicam
a elevada proporção de idosos em países europeus, como a Itália, estão
relacionados às baixas taxas de natalidade e o aumento da expectativa de vida.
Para um melhor entendimento do tema em questão, complemente seu estudo a partir dos itens abaixo:
1- A
relação industrialização- urbanização e grau de desenvolvimento econômico nos
países europeus e no restante do globo.
2- As
diferenças econômicas entre os países do Oeste e do Leste europeu.
3- As
mudanças ideológicas e de denominações da regionalização entre países
desenvolvidos e subdesenvolvidos pós- mundo bipolar (Guerra Fria- )
a- 1º
Mundo
b- 2º
Mundo
c- 3º
Mundo
d- Países
do Norte e Países do Sul
e- Países
centrais, periféricos e emergentes
4- Tríade
econômica mundial:
a- Japão-
1930- 1945/ dependência de recursos naturais estrangeiros/
tecnologia/exportações.
b- EUA:
a expansão da economia/ analisar a formação histórica do país e identificar os
fatores que contribuíram para o seu desenvolvimento.
Lúcia Helena
terça-feira, 15 de julho de 2014
IBGE/países do Brics
IBGE/países do Brics
Publicação: 15/07/2014 12:03 Atualização:
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lança hoje (15), no âmbito da 6ª Conferência de Cúpula do Brics (grupo de países formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), a 5ª Publicação Estatística Conjunta dos Países Brics 2014 (Brics – 5th Joint Statistical Publication 2014).
A publicação traz informações e dados sobre 15 temas: informação geral e comparação de indicadores econômicos e sociais dos países Brics; população; população economicamente ativa; contas nacionais; índices de preços; padrões de vida da população; recursos naturais e meio ambiente; indústria; energia; agricultura, silvicultura, pecuária e pesca; transporte; sociedade da informação; finanças; comércio exterior; e turismo.
Disponibilizado também na página do IBGE na internet, somente na versão em inglês, a publicação também apresenta visões gerais dos Sistemas Estatísticos Nacionais de cada país.
Segundo o IBGE, o livro é o resultado dos esforços dos órgãos oficiais de estatística dos países que compõem o bloco que, desde 2010, trabalham em conjunto para disseminar informações econômicas, sociais e ambientais dos seus respectivos países. "Como o Brasil é o responsável pela implementação do Plano de Ação para o Brics no período de 2014/2015, coube ao IBGE coordenar a compilação de dados em níveis nacional e internacional", explica o instituto.
domingo, 15 de junho de 2014
quinta-feira, 12 de junho de 2014
O SALÁRIO DO PROFESSOR BRASILEIRO
Salário médio é de R$ 1.874; enquanto outras categorias com curso superior ganham, em média, R$ 29 por hora trabalhada, o professor brasileiro da educação básica recebe apenas R$ 18.
A remuneração média dos professores brasileiros é
equivalente a 51% do valor médio obtido, em 2012, pelos demais
profissionais com nível superior completo. Há sete anos, esse porcentual
era de 44%. Atualmente, o salário médio do docente da educação básica
no País é de R$ 1.874,50. Essa quantia é 3 vezes menor que o valor
recebido por profissionais da área de Exatas, como por exemplo, os
engenheiros.
CONTINUE LENDO: ÚLTIMO SEGUNDO
domingo, 8 de junho de 2014
Reservatório de água Três Marias.
É fácil notar a falta d’água no
reservatório de Três Marias, em Minas Gerais. Toda a faixa de terra ao
longo do reservatório poderia estar alagada se as chuvas tivessem
chegado na época e na quantidade esperadas.
O lago da usina é margeado por oito municípios, sendo que em sete deles
a criação de peixes representa uma importante atividade econômica. “Só
aqui em Morada Nova
mais de 600 pessoas que são afetadas trabalham na cadeia produtiva da
piscicultura. Isso representa quase 10% da população do município”,
explica o agrônomo Vicente Gontijo, da Empresa de Pesquisa Agropecuária
de Minas Gerais (EPAMIG).
O lago da usina é margeado por oito municípios, sendo que em sete deles a
criação de peixes representa uma importante atividade econômica. “Só
aqui em Morada Nova
mais de 600 pessoas que são afetadas trabalham na cadeia produtiva da
piscicultura. Isso representa quase 10% da população do município”,
explica o agrônomo Vicente Gontijo, da Empresa de Pesquisa Agropecuária
de Minas Gerais (EPAMIG).
quarta-feira, 4 de junho de 2014
COORDENADAS GEOGRÁFICAS
No cruzamento de um paralelo com um meridiano há um ponto específico que determina a latitude e a longitude, permitindo a sua localização. São medidas angulares entre dois pontos. A linha do Equador é a circunferência máxima.
A latitude varia de 0º para o sul ou para o norte, cada latitude determina uma circunferência ao redor da Terra chamada de paralelo.
A longitude varia de 0º a 180º de leste para oeste. Essas semicircunferências que ligam os dois polos são chamadas de meridianos.
Assinar:
Postagens (Atom)
Postagem em destaque
BRASIL: CRISE HÍDRICA E ENERGÉTICA
A 6ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo – trará especialistas nacionais e internacionais para falarem de tem...
-
Chuvas orográficas são também chamadas de chuvas de relevo , por ocorrerem pela ação do relevo sobre o clima (lembre-se que o relevo é um ...
-
Em geral, são os recursos naturais a quem, nós - seres humanos -, recorremos para suprir/satisfazer nossas necessidades. Eles são úteis no ...
-
Em 1989 o professor Jurandyr Ross elaborou uma outra classificação do relevo, dessa vez usando como critério três importantes fatores geomo...