sábado, 24 de setembro de 2011

NOVAS CONCEPÇÕES DE GEOGRAFIA

QUERIDOS (AS) ALUNOS(AS):
O conceito de Geografia passa, atualmente, a entender o espaço geográfico como resultado  da coexistência do passado e do presente ou um passado reconstituído no presente. Uma cidade, por exemplo, apresenta prédios arquitetônicos que foram construídos em épocas passadas e que ao longo de sua história serviram para diferentes fins, como fábricas transformadas em shoppings, usinas transformadas em centros culturais ou ainda centros urbanos revitalizados. Por esse motivo é praticamente impossível desvincular a análise geográfica do estudo da História.

"Fazer e ensinar Geografia é, de certa maneira, considerar como forma determinante da organização/produção do espaço, não somente relações homem-natureza, mas principalmente as relações entre os homens, relações estas que já nos referimos (relações sociais de produção). Isto permite desvendar, além da qualidade das relações entre os homens em uma dada sociedade, como os homens produzem e como, no processo de produção, se apropriam da natureza". (SUERTEGARAY ROSSATO, 1985,P. 87).

A Geografia tradicional era entendida a partir do estudo do meio (ar, água, solo, relevo, fauna e flora). A concepção de natureza era desvinculada do ser humano. Esta separação de natureza e ser humano pelos geógrafos até 1970, fazia do estudo geográfico estático e limitado. É importante entender que as transformações que ocorrem na superfície da Terra são causadas não só por fatores naturais, mas também antrópicos, pois tudo está interligado.

"As noções de sociedade, cultura, trabalho e natureza são fundamentais e podem ser abordadas por meio de temas nos quais as dinâmicas e determinações existentes entre a sociedade e natureza sejam estruturados de forma conjunta. Nos livros didáticos mais recentes, o que é para ser ensinado no ensino fundamental e Médio diz respeito à Geografia como ciência não compartimentada." (BRASIL, 1997,P.117).


Professora Lúcia Helena B. Ávila

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

É PRIMAVERA!

A BANDA TOCA COM SEUS AMIGOS- CTBM- SANTO ÂNGELO


Kemylle e kemyelle, parabéns pela linda apresentação juntamente com a banda musical.

Enem: Colégio Tiradentes é 1º colocado em AL


20h00, 23 de Setembro de 2011
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O Ministério da Educação (MEC) divulgou no último dia 12, as médias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) das instituições de ensino de todo o Brasil. Os resultados se referem às médias, por instituição de ensino, obtidas na avaliação dos alunos no ano passado.
Com a média 566.94, o Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Alagoas (CPM) obteve a primeira colocação entre as escolas públicas do Estado.
Segundo o diretor do CPM, tenente-coronel Carvalho, ressalta que a posição de destaque, “em muito nos honra, principalmente nos esforços de toda a equipe do colégio militar, no tocante à melhoria do processo ensino-aprendizagem, com a inclusão de simulados, projetos educativos, aulas aos sábados, de campo e de reforço”, finaliza Carvalho.
Nos anos de 2009 e 2010, o Colégio Tiradentes conseguiu aprovar dois dos seus alunos em um dos cursos mais concorridos do país, Medicina, sendo um na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e outro na Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
Neste mês de setembro será realizado o Projeto Dominando a Ciência, que se encontra em sua 6ª edição. O projeto inclui debates de idéias, concurso de redação, festival estudantil de música e exposição de conhecimentos. O evento objetiva inserir na vida do educando o interesse pela pesquisa, pela arte e pela cultura. SAIBA MAIS: http://www.alagoas24horas.com.br/conteudo/?vCod=111768

COLÉGIO TIRADENTES- SANTO ÂNGELO- DESFILE DE 20 DE SETEMBRO

Vocês são muito especiais! Parabéns!

GUERRAS CIVIS - ROMA

As "Guerras Civis" representam o processo de transição política pela qual passou a Roma antiga, no último século do regime republicano. Nesse período a luta de classe tornou-se mais acirrada e complexa, pois a organização sócio-econômica havia se tornado mais complexa.
As conquistas realizadas pelos romanos durante mais de trezentos anos mudou completamente a feição da sociedade e a organização da produção da cidade. A cidade deixou de ser apenas uma cidade para passar a ter o controle sobre vastas extensões de terra, envolvendo praticamente todo o norte da África, a região da Palestina, todo o sul da Europa e a região que corresponde hoje à França.

O Legado Romano para o Ocidente

Por Volnei Neto

De forma consensual encontramos na historiografia atual toda uma cadeia de processos que construíram as bases da idade média e como a decadência do império romano do ocidente contribuiu para essa construção. Tentaremos neste texto explicar, baseado em uma análise interpretativa da obra: Origens da Idade Média de William Carroil Bark, entender como a fase final de Roma influenciou todo o período medieval que o seguiu.
Constituímos, em geral, uma idéia de surgimento da idade média, como sendo a decadência da civilização, representada na figura do império romano e com isso o surgimento de um tempo marcado pela “retração civilizatória” do mundo em meados do século V.

Entretanto o que devemos nos perguntar é em que situação o império se encontrava? Quais as causas que o levaram a uma situação de decadência em que ele estava submetido entre o final do século II e o inicio do século IV? E por final o que as medidas tomadas no campo social, político, econômico, pelos imperadores influenciaram no futuro de Roma?
Ao tentar responder estes questionamentos é que iremos desenvolver uma analise querente e nós perguntarmos mais uma vez, se a Idade Média não foi a melhor saída para o caos que se instalara na Europa, pois “a regressão da civilização do ocidente, partindo do nível romano foi uma ocorrência feliz” .
SAIBA MAIS: http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=882
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Desmatamento cresce 158% na Amazônia, segundo Imazon

Desmatamento cresce 158% na Amazônia, segundo Imazon
Redação Sociedade Sustentável
23/09/2011

O desmatamento aumentou 158% em agosto na comparação com julho na Amazônia, segundo levantamento realizado pelo Instituto do Homem e do Meio Ambiente na Amazônia (Imazon). Foram perdidos 240 quilômetros quadrados de florestas ante 93 km2 em julho. Em relação a agosto do ano passado a elevação foi de 15%.
O Pará responde por 49% - 119 quilômetros quadrados - do desmatamento do bioma. A seguir vêm Rondônia (46 km²), Mato Grosso (35 km²) e Amazonas (23 km²). No Acre, foram derrubados 10 km² de floresta e Roraima e Tocantins foram responsáveis por 6 km² e 1 km² de novos desmates, respectivamente.
Além do corte raso (desmatamento total), o levantamento do Imazon mede a degradação florestal, que considera florestas intensamente exploradas por atividade madeireira ou atingidas por queimadas. Em agosto, a degradação avançou sobre 131 km² de áreas de floresta. Em relação a agosto de 2010, quando a degradação atingiu 1,5 mil km², houve redução de 92%, principalmente no Pará, em Mato Grosso e em Rondônia. SAIBA MAIS: http://sociedadesustentavel.terra.com.br/integra.php?id=2851

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