É importante lembrar que, na ocasião em que foi criado, em 2001, chamava-se apenas "BRIC", resultado de um acrônimo pensado pelo economista inglês Jim O' Neill, para se referir aos países que, em sua visão, em poucos anos estariam entre as grandes potências. Naquele momento, esses países seriam Brasil, Rússia, Índia e China.
Para completar o grupo, a África do Sul foi acolhida me 2010, alcançando sua composição definitiva (ao menos, até o atual momento!) e alterando o nome do bloco para BRICS como conhecemos atualmente.
Sabe-se, então, que os países do bloco possuem características semelhantes as quais podemos elencar, basicamente, como sendo: países com grande extensão territorial, com riqueza de matéria prima, disponibilidade de mão de obra abundante e barata (destaque para a Índia), grande mercado interno e, ainda, o fato de concentrarem cerca de 42% da população mundial, ou seja, muito populosos.
Semelhanças entre os países do BRICS - Copyright © 2022, Instagram @geography.planet (Por Vitor Colleto). Todos os direitos reservados. |
Vale mencionar, também, que o BRICS não é considerado um bloco econômico, uma vez que não possui integração econômica tal como a União Europeia, por exemplo. Ademais, outra diferença consiste no fato desse grupo não possuir secretariado fixo. Trata-se, então, de um bloco político...
Portanto, o que se pode considerar, de uma vez por todas, é que são potências econômicas que se uniram para alavancar o seu nível de desenvolvimento, criando espaços de discussões para elaborar planos de ação, em parceria, frente à nova ordem geopolítica e geoeconômica do mundo.