terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

'Geography Planet': a página que ensina geografia por meio de memes

Trabalhar conceitos e temas geográficos com memes é um dos objetivos da página "Geography Planet", criada pelo estudante Vitor Colleto, de 21 anos, que cursa Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Fundado em 2018, o projeto soma, hoje, mais de 44 mil seguidores no Instagram e, desde então, vem contribuindo para com a educação geográfica digital de pessoas em diferentes níveis de ensino. 

Com memes que abordam assuntos de Geografia tanto do Brasil quanto do mundo, inclusive valendo-se de um viés crítico, o conteúdo do perfil "Geography Planet" (@geography.planet) apresenta um recurso que pode ser utilizado como instrumento de aprendizagem de geografia, inspirando professores a utilizarem o mesmo em sala de aula - desde o ensino fundamental até o doutorado - e até alunos a interagirem com o mundo dos memes que, também, pode ser educativo. 

Relatos de professores que utilizam os memes e outros formatos de conteúdos da 'Geography Planet' em sala de aula / Fotos: Acervo pessoal

Assim, o conteúdo memético nas redes sociais de Vitor consegue dialogar com diferentes níveis de conhecimento através de uma linguagem simples e descontraída.

Natural de Santo Ângelo e atualmente residente em Santa Maria, ambas cidades no Estado do Rio Grande do Sul, Vitor conta que criou o perfil no Instagram antes mesmo de entrar no curso de Geografia. 

Em entrevista ao Geografia e Atualidades, ele relata: "Foi quando ainda estava no Ensino Médio que criei o perfil, sempre gostei de geografia e fui muito atento às dinâmicas do mundo e do País. Decidi criá-lo para ser um meio onde poderia não só receber conteúdos, como também criar e divulgar os meus. Os memes vieram um pouquinho depois, e hoje são a principal marca da 'Geography Planet'". 

"Entre os objetivos do projeto, um deles, talvez seja o principal, é mostrar para crianças, jovens e adultos que a Geografia não é algo chato como há muito tempo se pensou, pelo contrário, é possível aprendê-la e ensiná-la com memes - ou, como gosto de chamar, (geo)memes"

Além de fazer com que educadores e educandos percebam as potencialidades educativas dos memes, o estudante relata que tem o objetivo de aproximar a linguagem memética dos saberes geográficos discutidos na Academia. Isso porque, segundo ele, "os memes estão em evidência"

"E, por estarem em evidência, é preciso que eles ocupem diferentes cenas de discussão, entre elas os espaços acadêmicos", completa o rapaz. 

Tratando os conteúdos de geografia de forma descontraída e jocosa como é típico dos memes, Vitor não deixa também de chamar atenção, com seriedade, para temas da ordem do dia, muito dos quais são sensíveis. "A Geografia contempla o estudo do espaço geográfico, ou seja, não tem como falar de geografia sem mencionar as inúmeras questões que envolvem a organização desses espaços, como a política. Por isso, junto às finalidades educativas da página, entendo que esta tem (e deve ter) um compromisso com a cidadania", explica. 

A "Geography Planet" conquista grande parte dos seguidores através dos memes, a principal marca da página, mas também consegue abordar temas acadêmicos em formatos diferentes, seja em vídeos com referência a nomes clássicos da ciência geográfica, seja em outros quadros que desenvolve na página, como o 'GP Explica'. 

Além da criação de conteúdo, Vitor cuida da avaliação do conteúdo das redes sociais, repercussão e fechamento de parcerias. "É tudo feito de maneira independente, pelo prazer em contribuir com a divulgação e democratização do conhecimento geográfico gratuitamente e com qualidade"

"Me satisfaz saber que o conteúdo da 'Geography Planet' é capaz de ajudar tanta gente, que jamais imaginei alcançar". 

Presente há quase cinco anos no Instagram, em 2022, Vitor decidiu inovar e ampliar as fronteiras da "Geography Planet" para outra rede social, o TikTok (@geographyplanetreal), bastante em alta na atualidade. Sobre isto, ele conta: "É um projeto pioneiro, assim como foi no Instagram cinco anos atrás. Estou iniciando nessa nova plataforma, espero que seja ainda mais promissor". 

Fotos: Acervo pessoal/Vitor Colleto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

BRASIL: CRISE HÍDRICA E ENERGÉTICA

A 6ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo – trará especialistas nacionais e internacionais para falarem de tem...