A avaliação é uma prática fundamental para a garantia da qualidade da educação. Com a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), torna-se necessário que as avaliações estejam alinhadas aos objetivos e competências definidos na BNCC. Nesse sentido, é importante compreender as três principais formas de avaliação: diagnóstica, formativa e somativa, e como elas podem ser aplicadas em consonância com a BNCC.
A avaliação diagnóstica é realizada no início do processo de ensino-aprendizagem, com o objetivo de identificar as habilidades, conhecimentos e dificuldades dos estudantes em relação aos objetivos de aprendizagem estabelecidos pela BNCC. Essa avaliação permite que os educadores planejem estratégias de ensino mais adequadas para as necessidades dos estudantes e ajustem o ritmo e a complexidade das atividades.
A avaliação formativa ocorre durante todo o processo de aprendizagem, permitindo que os estudantes recebam feedbacks contínuos e possam aprimorar suas habilidades e competências. Através dessa avaliação, os educadores podem identificar pontos que precisam ser trabalhados e, assim, adaptar o planejamento pedagógico. A avaliação formativa é uma ferramenta importante para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos estudantes e para a promoção do protagonismo e da autonomia.
Por fim, a avaliação somativa é realizada ao final de um período de aprendizagem e tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes em relação aos objetivos estabelecidos pela BNCC. Essa avaliação é importante para aferir se os estudantes conseguiram desenvolver as habilidades e competências previstas, permitindo que os educadores façam ajustes em seu planejamento para o próximo período de aprendizagem.
Em resumo, a avaliação diagnóstica, formativa e somativa são práticas essenciais para o processo de ensino-aprendizagem, e devem estar alinhadas aos objetivos e competências definidos na BNCC. A avaliação diagnóstica permite que os educadores planejem estratégias de ensino mais adequadas às necessidades dos estudantes, enquanto a avaliação formativa permite que os estudantes aprimorem suas habilidades e competências ao longo do processo. Já a avaliação somativa permite avaliar o desempenho dos estudantes ao final do processo de aprendizagem. Todos esses tipos de avaliação são importantes para a promoção de uma educação de qualidade e para o desenvolvimento integral dos estudantes.
Por: Lúcia Helena Barbosa Ávila
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FONTES:
Brasil. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.
Brasil. Ministério da Educação. Orientações Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2010.
Cunha, M. I. Avaliação educacional: caminhando pela contramão. Petrópolis: Vozes, 2012.
Hoffmann, J. Avaliação mediadora: uma prática da construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Mediação, 1998.
Luckesi, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 2011.
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