sexta-feira, 4 de março de 2022

O que é o "Sol da meia-noite"?

Como todos sabemos, o verão é uma das quatro estações do ano. A estação se inicia com o solstício de verão, que acontece em 21 de dezembro no Hemisfério Sul e no dia 21 de junho no Hemisfério Norte.

Resumidamente, as características principais dessa estação são: ocorrência de temperaturas mais elevadas; maior tempo de luz solar; e maiores níveis pluviométricos (chuvas). 

Isso porque, durante o verão, a alta incidência de radiação solar, causada pelo movimento de translação, faz com que as temperaturas médias nessas estação sejam mais altas. Estando o clima estando mais quente, aumenta-se o nível de evaporação dos corpos d’água (rios, lagos e mares), ocasionando o aumento de ocorrências e de volume de chuvas. 

Lembro, aqui, que o eixo de inclinação da Terra também é responsável por esses fatores. Mais especificamente, o eixo define qual hemisfério receberá mais luz solar no período.

Diante de tudo isso, o verão traz consigo fenômenos climáticos distintos. Um deles é “sol da meia-noite”.

Este fenômeno é observado durante os meses de verão em regiões de alta latitude, como o Círculo polar Ártico e Círculo Polar Antártico, localizados nos Hemisférios Norte e Sul, respectivamente.

Estas regiões recebem tanta luz solar durante o verão que ficam por diversos dias com ela presente durante o dia inteiro. Neste período, é possível observar o Sol em horários incomuns, como tarde da noite ou até mesmo em toda a madrugada. Ou seja, durante alguns dias, é possível ver o Sol por vinte e quatro horas nessas regiões!

Observe a imagem:
Pessoas aproveitando o “sol da meia-noite” na Finlândia, país localizado próximo ao Círculo Polar Ártico, uma das poucas regiões do globo na qual é possível observar o fenômeno - Foto/Reprodução da Internet.


Questão de Geografia – Enem 2019 – Sol da Meia Noite


Tente resolver! E, depois, desça o texto para conferir o gabarito!

Os moradores de Utqiagvik passaram dois meses quase totalmente na escuridão.

Os habitantes desta pequena cidade no Alasca, o estado dos Estados Unidos mais ao norte, já estão acostumados a longas noites sem ver a luz do dia. Em 18 de novembro de 2018, seus pouco mais de 4 mil habitantes viram o último pôr do sol do ano. A oportunidade seguinte para ver a luz do dia ocorreu no dia 23 de janeiro de 2019, às 13 h 04 min (horário local).

Disponível em: http://www.bbc.com. Acesso em: 16 de maio de 2019 (adaptado).

O fenômeno descrito está relacionado ao fato de a cidade citada ter uma posição geográfica condicionada pela

A) continentalidade.

B) maritimidade.

C) longitude.

D) latitude.

E) altitude.

_

_

_

_

_

Resposta: Alternativa D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

BRASIL: CRISE HÍDRICA E ENERGÉTICA

A 6ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo – trará especialistas nacionais e internacionais para falarem de tem...