No mundo há climas secos, úmidos, alternadamente úmidos e secos ao longo do ano, quentes, frios, alternadamente quentes e frios etc. Esses diferentes de climas refletem-se na cobertura vegetal, definindo a altura das plantas, a forma das folhas, a espessura dos caules, a fisionomia geral da vegetação e servem de base para classificá-las. Confira a seguir alguns desses tipos!
- PERENE: é a vegetação em que suas folhas não caem, permanecendo verdes durante todo o ano. É comum principalmente em áreas de florestas equatoriais e tropicais do mundo, como a Floresta Amazônica e a Mata Atlântica no Brasil.
- XERÓFILA: é a vegetação que se adapta facilmente à aridez (ou seja, a regiões de baixa umidade). Essa característica é atribuída por apresentar caules e folhas carnudas para armazenar água, além de possuírem espinhos, como, os cactos. Esse é o tipo de vegetação encontrado na Caatinga brasileira.
- ACICUFOLIADA: apresenta folhas em forma de agulhas, o que facilita o escoamento da neve em áreas de altas/médias latitudes. É o caso, por exemplo, da Taiga nas regiões temperadas do Hemisfério Norte. No Brasil, ela pode ser encontrada na mata de Araucárias, sendo uma grande fornecedora de madeira.
- CADUCIFÓLIA: apresenta folhas "caducas". Ou seja, perdem as folhas em determinadas épocas do ano. Apesar de ser bastante comum em países mais frios, pode-se encontrar plantas desse tipo no Brasil, como na Caatinga e no Cerrado. Porém, no Cerrado brasileiro, as plantas não trocam suas folhas ao mesmo tempo, fazendo cada espécie "caduca" perder suas folhas em diferentes períodos; sendo, por isso, chamado de vegetação semicaducifólia ou semidecídua.
- LATIFOLIADA: ao contrário da acicufoliada, apresenta folhas largas que permitem intensa transpiração; sendo geralmente nativas de regiões muito úmidas, por exemplo, a Floresta Amazônica.
- TROPÓFILA: é a vegetação adaptada às variações de umidade, segundo a estação, seca ou chuvosa; tendo característica caducifólia 🍂. Assim como as Savanas africanas, o Cerrado brasileiro é um exemplo de vegetação tropófila, por apresentar um clima típico dos trópicos (quente e úmido).
- HIGRÓFILA: é a vegetação adaptada a ambientes úmidos, geralmente perenes . No Brasil
, temos como exemplo a vegetação da Mata de Igapó e de Várzea na Amazônia e a do Pantanal.
- ESCLERÓFILA: é a vegetação adaptada a longos períodos de secas e calor, com folhas duras. Também chamadas de coriáceas - por conta do tecido da folha se assemelhar ao couro - são encontradas, por exemplo, no Cerrado brasileiro.
Por Vitor Colleto.
Ótima publicação, explicação direta e objetiva!
ResponderExcluirMuito obrigado! :)
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir