quinta-feira, 6 de novembro de 2014

OS SOLOS AMAZÔNICOS

É no nosso país, o Brasil, que está a maior parte da floresta Amazônica, mas sabe-se que não é somente  aqui que ela se encontra. Com uma biodiversidade impressionante, a floresta Amazônica possui diversos rios, entre eles o mais volumoso e segundo mais extenso do mundo, que é o rio Amazonas. Nessa região os rios são como sangue que mantém a vida na Amazônia. Índios e caboclos vivem nas suas margens.

Praticamente tudo o que é produzido e consumido viaja de barco ou de navio. As grandes cidades são construídas às margens dos rios, e as casas do ribeirinhos estão assentadas sobre palafitas (conforme o regime das cheias).

Os solos mais férteis da Amazônia são encontrados principalmente ao longo das várzeas, ou seja, das planícies situadas às margens dos principais rios. São áreas constantemente inundadas, na época das cheias, pelas águas ricas em nutrientes que descem das encostas da Cordilheira dos Andes. Além das várzeas, algumas áreas dos estados de Rondônia e do Acre se destacam pela boa produtividade das terras.

Entretanto, os demais solos amazônicos são, na maior parte, pobres em nutrientes, apresentando apenas uma fina camada superficial de matéria orgânica (húmus). O húmus é produzido pela própria floresta, e promove uma espécie de reciclagem ao se decompor, o que leva a autossustentação desse ambiente. As folhas caídas das árvores, os galhos e os excrementos dos animais acumulam-se no chão da floresta, formando uma espessa camada denominada serrapilheira, protegendo o solo da erosão.

Processo de manutenção do ecossitema amazônico:
1- A água das chuvas auxilia a fertilização do solo, ao carregar os excrementos dos animais que vivem nas árvores. A água penetra no solo fertilizando-o.
2- Os nutrientes que penetram no solo com a água serão absorvidos pelas raízes das plantas, o que mantém as florestas.
3- Quando os galhos, as folhas, os animais mortos e as árvores mais velhas da floresta caem no chão, são rapidamente atacados e decompostos por fungos e bactérias. Os altos níveis de calor e umidade auxiliam esse processo, que transforma os elementos decompostos em matéria orgânica rica em fósforo, potássio e nitrogênio.

Notícias: http://amazonia.org.br/  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

BRASIL: CRISE HÍDRICA E ENERGÉTICA

A 6ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo – trará especialistas nacionais e internacionais para falarem de tem...