quarta-feira, 8 de outubro de 2014

4- A PRIVATIZAÇÃO DA ÁGUA/ DICAS ENEM 2014


O Enem também apresenta uma forte preocupação com o meio ambiente. A escassez de água enfrentada pelo País é um dos temas mais preocupantes, e o exame pode esperar que o candidato relacione o meio ambiente com as políticas públicas que pensem no bem estar do cidadão.
Pode-se evidenciar a escassez da água no Nordeste e o Polígono das secas.
No nosso país está ficando cada vez mais escancarado a falta de responsabilidade com que o governo gere a questão da água.
Somos o país que tem mais água potável no planeta. O que demonstra o descaso dos governantes, e nosso.
Nós estamos usando de forma errada a água.
Como estamos eliminando as áreas úmidas?
Fazer calçadas é eliminar áreas úmidas. Construção de Shoppings em áreas de banhado que é uma área que recebe água de outros lugares. É importantíssimo recuperar as áreas úmidas para termos novamente água limpa. Quem toma a decisão sobre o destino das águas são os acionistas. É recolhido de maneira compulsória, em todos os estados brasileiros, o imposto do esgoto para o tratamento desse esgoto. O Brasil não tem de maneira decente 40% do tratamento de água. Quando poluímos esse esgoto, não há tratamento adequado e para despoluir vai se tornar ainda caro. O “administrador” pega o dinheiro para tratar , mas não trata, o contribuinte paga muito caro por isso. A iniciativa privada não sabe administrar o nosso dinheiro.
“O promotor de justiça do meio ambiente de São Paulo, conhecedor do assunto. Ressalta que as perdas físicas de água chegaram a cerca de 45%. Com a atual crise de abastecimento de água é preciso apurar responsáveis legais. Urgentemente o Brasil precisa ter um dispositivo que penalize a pessoa do governador, para salvaguardar a água.
O aquecimento global tem uma relação muito forte com as ilhas de calor, ou seja, a urbanização.
O sistema Cantareira de São Paulo é o exemplo de mau uso da água em nosso país.
ONG critica governo e diz que racionamento de água em SP é inevitável http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2014/05/06/ong-critica-governo-e-diz-que-racionamento-de-agua-em-sp-e-inevitavel.htm
A apenas cinco semanas do início da Copa do Mundo, São Paulo atravessa uma das piores crises hídricas de sua história por conta da falta de água nos reservatórios que abastecem o estado.
A ONG WWF Brasil denunciou nesta terça-feira (6) que a situação do Sistema Cantareira, que abastece grande parte de São Paulo, é resultado da falta de planejamento do governo durante décadas.
"Pensávamos que nunca ia faltar água, mas não contávamos com uma concentração tão grande de pessoas. O crescimento de São Paulo deveria ter sido acompanhado por um planejamento", disse à Agência Efe Glauco Kimura de Freitas, coordenador do Programa Água para a Vida da organização ambientalista.
O nível do Sistema Cantareira, que abastece parte da Grande São Paulo, passou de 9,1% — registrado na última segunda-feira 8,9% da capacidade nesta terça-feira (16) e chega próximo ao patamar anterior ao uso da primeira fase do chamado volume morto. Quando a reserva estratégica começou a ser utilizada há exatos quatro meses, em 16 de maio deste ano, o nível estava em 8,2%. Já o Sistema Alto Tietê também abaixou 0,2% e agora opera com 13,3% de capacidade. A represa do Guarapiranga registrou 54,4%, o que implica em uma queda de 0,2% em comparação com o dia anterior.

SAIBA MAIS: http://amazonia.org.br/ 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

BRASIL: CRISE HÍDRICA E ENERGÉTICA

A 6ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo – trará especialistas nacionais e internacionais para falarem de tem...