quarta-feira, 10 de abril de 2013

O processo histórico do capitalismo e o imperialismo

Em cada fase do capitalismo o imperialismo fez parte. A partir do século XIX houve um novo movimento colonial, caracterizado, entre outros fatores, pela dominação das indústrias europeias em dominar novos territórios, assegurar o controle de matérias- primas e energia e explorar outros territórios e novos mercados. Com isso foram instigados os nacionalismos e as políticas imperialistas, o que acabou produzindo duas guerras mundiais no século XX. Com o avanço da globalização capitalista, o livre mercado passou a se constituir na figura central do novo imperialismo.
Os impérios pós-modernos, ao mesmo tempo em que mantém traços de dominação, inovam em sua forma, buscando a construção de um novo paradigma baseado no declínio do Estado-Nação, na desregulamentação dos mercados e nas ações de alcance global. O atual foemato imperial, o capitalismo globalizado, integra os diversos poderes que o constitui e os articula em rede. Busca, assim, superar clássicas fronteiras sociais, políticas e territoriais para se consolidar de um modo distinto, isto é, como poder onipresente, sem centro nem território demarcado.
As novas formas de colonialismo das mentes, dos corpos e dos territórios misturam também boas doses de racismo, fundamentalismo e terrorismo. Portanto parece claro que, com o passar do tempo, os impérios não se enfraquecem. Antes, sim, se aprimoram.
Fonte: revista Mundo Jovem (adaptado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

BRASIL: CRISE HÍDRICA E ENERGÉTICA

A 6ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo – trará especialistas nacionais e internacionais para falarem de tem...