quarta-feira, 6 de março de 2013

Hugo Chavez

Nascido 28 de julho de 1954 em Sabaneta, Barinas estado, o filho de professores.
Formado pela Academia Militar em 1975.
Tem quatro filhos.
Jogador de beisebol Keen.
Hugo Chávez, que ganhou um novo mandato de seis anos como presidente da Venezuela, em outubro de 2012, é um dos líderes mais visíveis, vocal e controverso da América Latina.
O pára-quedista antigo exército começou a se destacar como um líder de um golpe fracassado em 1992.
Seis anos depois, ele causou um abalo sísmico na política venezuelana, uma onda de indignação popular na elite política tradicional para ganhar a presidência.
Desde então, Chávez ganhou uma série de eleições e referendos, incluindo um em mudar a Constituição para permitir um número ilimitado mandatos presidenciais.
Chávez argumenta que ele precisa de mais tempo para a revolução socialista da Venezuela a criar raízes.
Seus defensores dizem que ele fala para os pobres, seus críticos dizem que ele se tornou cada vez mais autocrático.
Em maio de 2012, Chávez disse que ele havia se recuperado de um câncer não especificado, após passar por cirurgia e quimioterapia em 2011 e uma nova operação em fevereiro de 2012.
No entanto, em 8 de dezembro, o presidente Chávez anunciou que precisava de uma nova cirurgia e nomeado seu vice-presidente, Nicolas Maduro, como sua escolha como sucessor em caso de necessidade.
Em fevereiro de 1992, Chávez liderou uma tentativa condenada a derrubar o governo do presidente Carlos Andrés Pérez, em meio a crescente raiva em medidas de austeridade econômica.
As bases para o que de golpe tinha sido estabelecido uma década antes, quando Chávez e um grupo de colegas militares fundou um movimento secreto nomeado após a independência do Sul-americano líder Simón Bolívar.
A revolta de 1992 por membros do Movimento Bolivariano Revolucionário causaram 18 mortes e deixaram 60 feridos antes de Chávez se entregou.
Ele estava definhando em uma prisão militar, quando seus associados tentou novamente tomar o poder, nove meses depois.
Essa segunda tentativa de golpe, em novembro de 1992, foi esmagada também.
Chávez passou dois anos na prisão antes de ser concedido um perdão. Ele, então, relançou seu partido como o Movimento da Quinta República e fez a transição de soldado para político.
No momento em que Chávez foi levado ao poder nas eleições de 1998, a antiga ordem venezuelano estava desmoronando.
Ao contrário da maioria de seus vizinhos, o país tinha desfrutado de um período contínuo de governo democrático desde 1958.
Mas os dois principais partidos que se alternaram no poder foi acusado de presidir um sistema corrupto e esbanjar a riqueza do país em petróleo.
Chávez prometeu "revolucionários" as políticas sociais, e "oligarcas predadores" constantemente abusaram do do estabelecimento como servos corruptos do capital internacional.
Nunca perdendo uma oportunidade de dirigir a nação, ele descreveu uma vez os executivos do petróleo como vivendo em "chalés de luxo onde se realizam orgias, beber uísque".
Chávez também freqüentemente entrou em conflito com os líderes da igreja, a quem ele acusa de negligenciar o tapume, pobre com a oposição e defender os ricos.
"Eles não andam dentro .. o caminho de Cristo", disse Chávez em um estágio.
As relações com Washington chegou a uma nova baixa, quando acusou a administração Bush de "combater o terror com o terror" durante a guerra no Afeganistão depois de 11 de setembro de 2001.
Chávez acusou os EUA de estar por trás de um golpe de curta duração que viu afastado do cargo por um par de dias, em 2002.
Ele sobreviveu a esse episódio e saiu fortalecido dois anos depois, em um referendo sobre sua liderança. Ele então passou para a vitória na eleição presidencial de 2006.
Governo de Chávez tem implementado uma série de "missões" ou programas sociais, incluindo educação e saúde para todos. Mas a pobreza eo desemprego são ainda muito difundida, apesar da riqueza petrolífera do país.
Chávez é conhecido por seu estilo extravagante de língua público, que ele colocou para usar em seu programa semanal de TV ao vivo, Alô Presidente (Olá Presidente), em que ele fala sobre suas idéias políticas, convidados entrevistas e canta e dança.
Hugo Chávez: Principais datas
Fev 1999: Toma posse após ter vencido a eleição 1998
Julho de 2000: Reeleito sob nova constituição para um mandato de seis anos
Abril de 2002: golpe abortado. Chávez retorna ao poder depois de dois dias
Agosto 2004: Vitórias referendo sobre se ele deveria servir para fora resto do seu mandato
Dezembro 2006: Ganha mais um mandato de seis anos com 63%
Dezembro 2007: Perde referendo constitucional que incluía a proposta para permitir que o presidente a funcionar indefinidamente para o cargo
Fev 2009: Ganha referendo que eleva os limites de mandato os candidatos eleitos
Setembro 2010: Chávez partido ganha maioria nas eleições para a Assembleia Nacional, mas a oposição fica cerca de 40% dos assentos
Junho de 2011: revela que ele está sendo tratado de câncer
Fevereiro de 2012: Passa por nova operação em Cuba
Outubro de 2012: Reeleito para o mandato de seis anos mais
05 de março de 2013: morre Hugo Chavez

Fonte: Portal São Francisco (adaptado)

5 comentários:

  1. Na minha opinião ele foi um excelente presidente, um fato importante e positivo do seu governo foi a diminuição da pobreza e isso é muito importante. ALUNO: Miguel TURMA: 102

    ResponderExcluir
  2. Aluna: Fernanda Nascimento da Silva
    Turma:102
    Na minha opinião ele não foi ruim nem tão bom presidente, apesar de ele se rigoroso em suas ordens (tudo ser dos eu jeito, com pouca liberdade,etc)ele diminuiu a pobreza em seu país,para os socialistas ele era bom e para o capitalistas ruim...

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Aluno: José Felipe Japur Ihjaz | Turma :102

    Eu também creio que ele tenha sido um bom presidente , pois ele lutou vários anos para chegar a presidência e quando chegou na presidência também lutou muito pelo direito de todos e para se manter na presidência, porém pode ter também alguns fatos que tenham desfavorecido ele , mas para mim o mandato dele foi ótimo porque a população venezuelana até elegeu ele novamente , e ficaram todos tristes com o falecimento dele.

    ResponderExcluir
  5. Acredito que Hugo Chávez tenha sido um bom presidente. Com suas políticas de inclusão social e transferência de renda, obteve enorme popularidade em seu país. Apesar disso, a pobreza e desemprego ainda estão bastante presentes. ALUNO: Fabian Fiorin Demeneghi TURMA: 102

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

BRASIL: CRISE HÍDRICA E ENERGÉTICA

A 6ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo – trará especialistas nacionais e internacionais para falarem de tem...