segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Técnica de irrigação subterrânea israelense será implantada em lavoura gaúcha

Método gasta menos água e energia e amplia a produtividade na irrigação.


Técnica de irrigação subterrânea israelense será implantada em lavoura gaúcha Roberto Witter/Agência RBS
A novidade começa a ser utilizada em solo gaúcho Foto: Roberto Witter / Agência RBS
Gastar 40% menos de água e 30% menos energia, além de ampliar a produtividade na irrigação de lavouras é a promessa de um sistema de irrigação desenvolvido em Israel.

A novidade começa a ser utilizada em solo gaúcho.

Em Palmeira das Missões, o agricultor Flávio Fialho Velho inaugura no plantio desta safra de feijão o uso do equipamento subterrâneo. Ao contrário do popular sistema de pivôs, que irriga a lavoura por cima, o modelo israelense é estruturado por baixo da terra.

Para colocar em prática o projeto, Flávio separou 80 hectares dos 1,2 mil da propriedade. Deixou o espaço ocioso por alguns meses, mas garantiu o cultivo da próxima safra com irrigação em todos os ciclos:
SAIBA MAIS: Zero Hora
__________________________________________________________________________________

Queridos (as) alunos (as), muito interessante essa notícia, pois combina com sustentabilidade. Mas é de suma importância conhecer mais esse método. Nem todas as regiões favorecem esse tipo de irrigação já que depende das condições de precipitação e da distribuição dos aquíferos.

"A água subterrânea pode ser encontrada em lugares com climas muito secos devido a geologia e a história climática locais. Os recursos hídricos apenas podem ser utilizados de forma sustentável se sua extensão espacial e a sua variação ao longo do tempo for devidamente compreendida. Porém esta informação é normalmente desconhecida, mesmo nos chamados países desenvolvidos."
Fonte: year of planete arth

O que você sabe sobre irrigação subterrânea?
Qual o papel das águas subterrâneas no ciclo hidrológico?

APRENDA MAIS: http://yearofplanetearth.org/content/downloads/portugal/brochura2_web.pdf

2 comentários:

  1. Como solicitado em aula, opino sobre o fato.
    Prós:
    Método inovador com intuito de aumento na produtividade e correção do solo. Uma excelente forma de combater a seca e dar continuidade com a produção.
    Contras:
    Alto custo mediante á tecnologia importada. Pequenos e médios agricultores não possuem acesso.
    Conclusão: mesmo com o preço adequado para um público "seleto", é uma tecnologia extremamente importante para solos secos. O investimento certamente dará um retorno gratificante.

    ResponderExcluir
  2. Mas existe o Pronaf mais alimentos, onde o governo financia o sistema de irrigação em até dez anos pagando em 100% a primeira e a ultima parcela e o produtor prefere gastar este recurso em tratores e plantadeiras em canteiro de dez hectares que são suas propriedade. Se o produtor ao invés de ir as feiras olhar somente máquinas e algumas variedades de soja e milho, tivesse o olhar voltado para tecnologias da alta produção, como agricultura de precissão e a irrigação que já é antiga no velho continete, nosso estado (RS) seria uma fabula de ganhar dinheiro. Então nenhuma tecnologia que venha para aumentar a produção é inviável.

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

BRASIL: CRISE HÍDRICA E ENERGÉTICA

A 6ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo – trará especialistas nacionais e internacionais para falarem de tem...