terça-feira, 12 de julho de 2011

AS AVENTURAS DE FORTÚNIO

O Catador de Lixo

Projeto elaborado por Maristela Marasca, professora do Departamento de Filosofia e Psicologia da UNIJUÍ e mestre em Educação nas Ciências e por Jerson Fontana, formado em História, licenciatura plena.

Projeto Pedagógico Grupo A Turma do Dionísio
Fornece subsídios para discutir e pesquisar alguns temas relacionados ao espetáculo.

O LIXO
A palavra lixo, derivada do termo latim lix, significa "cinza". No dicionário, ela é definida como sujeira, imundice, coisa ou coisas inúteis, velhas, sem valor. Lixo, na linguagem técnica, é sinônimo de resíduos sólidos e é representado por materiais descartados pelas atividades humanas.
Existem diversos tipos de lixo:
* Lixo Domiciliar: resíduos provenientes de atividades residenciais, como: matéria orgânica, plástico, lata, vidro;
* Lixo Comercial: resíduos provenientes das áreas comerciais, como: matéria orgânica, papéis e plásticos de vários tipos;
* Lixo Público: gerado a partir da limpeza pública, como: areia, papéis, folhagens;
* Lixo Especial: resíduos que merecem tratamento, manipulação e transporte especiais, como: pilhas, baterias, embalagens de agrotóxico, remédio e veneno;
* Lixo de Serviço da Saúde: resíduos provenientes de curativos, aplicações médicas e que podem provocar doenças. Tais resíduos não devem ser misturados ao lixo doméstico e devem ser incinerados;
* Lixo Atômico: resultante da queima de combustível nuclear, o urânio enriquecido, que produz radioatividade e coloca em risco a saúde humana e o meio ambiente. Deve ser colocado em lugar próprio e inacessível;
* Lixo Espacial: proveniente de objetos lançados pelo homem no espaço, como: satélites desativados, fragmentos de aparelhos, foguetes;
* Lixo radioativo: resíduo tóxico gerado por reatores nucleares, que ainda não dispõe de lugar seguro para armazenagem. Geralmente, são colocados em tambores ou recipientes de concreto impermeáveis e enterrados.

A PRODUÇÃO DE LIXO
Até meados do século XVIII, quando surgiram as primeiras indústrias na Europa, o lixo era produzido em pequena quantidade e constituído essencialmente de sobras de alimentos. A partir da Revolução Industrial, as fábricas começaram a produzir objetos de consumo em larga escala e a introduzir novas embalagens no mercado, aumentando consideravelmente o volume e a diversidade de resíduos gerados nas áreas urbanas.

Estima-se que cada ser humano produza em média 0,5 Kg de lixo diariamente. Multiplicando esse número pelo total de população do mundo (mais de 6 bilhões de habitantes), chegamos a quase 3 bilhões de quilos de lixo produzidos diariamente.
No Brasil, houve um aumento expressivo na produção de lixo nas últimas décadas. É o que mostra pesquisa feita pelo IBGE (2000):

O país produz mais de 200 mil toneladas de lixo por dia.
Apenas 33% dos municípios coletam 100% dos resíduos domiciliares...

A mesma pesquisa, aponta ainda...

Do total coletado...
* 20% é disposto de maneira inadequada em lixões ao ar livre.
* 3% é enviado para usinas de compostagem.
* 0,5% é incinerado.
* Aproximadamente 73% é enviado para aterros.

O LIXO E O MEIO AMBIENTE
O excesso de produção do lixo e armazenagem inadequada provoca o agravamento da degradação ambiental. Diariamente, uma quantidade elevada de lixo é descartada, intensificando a poluição do solo, da água e do ar. A absorção destes resíduos pelo meio ocorre de forma lenta.

Tempo necessário para a decomposição de alguns materiais:
MATERIAL RECICLADO PRESERVAÇÃO DECOMPOSIÇÃO
1000 kg de papel o corte de 20 árvores 1 a 3 meses
1000 kg de plástico extração de milhares de litros de petróleo 200 a 450 anos
1000 kg de alumínio extração de 5000 kg de minério 100 a 500 anos
1000 kg de vidro extração de 1300 kg de areia 4000 anos

A destinação inadequada de resíduos contribui para a contaminação do solo e camadas do subsolo. Conseqüentemente, aumentam os riscos de contaminação dos alimentos.
A contaminação do ar, por meio de desperdícios gasosos, sólidos ou líquidos também é uma ameaça à saúde humana e ao meio ambiente. O uso excessivo dos Clorofluorcarbonetos (CFCs) em produtos industriais é apontado como uma das causas para a diminuição da camada de ozônio que protege a terra dos raios solares mais intensos.

O LIXO E A ÁGUA
O excesso de produção de lixo e sua destinação inadequada estão diretamente associados à poluição das águas e dos rios. Os dados indicados no Relatório da ONU (2001) sobre a questão da água no planeta são alarmantes.

Menos de 3% da água do planeta é doce.
Menos de 1% da água do planeta está em rios e lagos.

O desperdício e a poluição das reservas de água agravam ainda mais esta situação.

O Relatório prevê ainda que em 2050 mais de 45% da população do mundo não poderá contar com a porção mínima de água para atender suas necessidades básicas.


A REDUÇÃO DA PRODUÇÃO DE LIXO E DO DESPERDÍCIO
A necessidade de reduzir o consumo e evitar o desperdício para evitar o acúmulo da produção de lixo e a degradação ambiental, precisa estar presente na vida de cada um. Sem dúvida, a educação desempenha um papel fundamental para a conscientização em relação ao problema do lixo.

Estamos fazendo um uso racional dos produtos adquiridos?
Realmente é preciso jogar fora um produto para consumir outro?
É possível escolhermos produtos similares que geram menos resíduos?

Algumas sugestões simples podem ser implementadas para reduzir o consume e desperdício no nosso cotidiano:
* Controlar e diminuir o desperdício de alimentos;
* Aproveitar talos e folhas de verduras, cascas de frutas, etc;
* Substituir, sempre que possível, o uso de produtos descartáveis (fraldas, copos e talheres plásticos, canudos) por similares duráveis;
* Evitar embalagens supérfluas e de difícil reciclagem no Brasil (isopor, celofane, etc);
* Reaproveitar envelopes, cartolinas e folhas de papel para rascunho;
* Reutilizar frascos e potes como vasilhames;
* Reaproveitar vários materiais (jornal, revistas, embalagens plásticas, etc.) para a produção de artesanato;
* Reaproveitar sobras de materiais de construção;
* Consertar utensílios e aparelhos, transforma-los em outras coisas ou troca-los, antes de descartar.

A COLETA SELETIVA DO LIXO E A RECICLAGEM
A coleta seletiva do lixo é um item fundamental para a destinação adequada do lixo produzido em todos os setores da sociedade. Por isso, é importante a preocupação com a criação e instalação de programas municipais de coleta seletiva do lixo.
Para viabilizar a coleta seletiva, as pessoas precisam se conscientizar sobre a necessidade de separar os diversos tipos de resíduos. Por exemplo, separar o resíduo orgânico (restos de comida, folhas e galhos de plantas) do resíduo inorgânico (papéis, plásticos, vidros e metais).
A reciclagem é um processo industrial que demanda equipamentos e técnicas especiais, que permite o reaproveitamento de determinados materiais.
A reciclagem contribui para a preservação do meio ambiente (evitando as diversas formas de poluição e minimizando a retirada de recursos naturais) e para a diminuição no custo de produção (comparando com o custo de produção a partir da matéria-prima virgem).


Materiais PAPÉIS VIDROS METAIS PLÁSTICOS


Economia feita a partir de material 50 Kg de papel reciclado poupa o corte de uma árvore de eucalipto de 6 anos de idade e economiza 70% de energia. Praticamente não produz resíduos. Economiza 30% de energia. Evita a retirada de 5 toneladas de bauxita para fabricar 1 tonelada de alumínio. Economiza 95% de energia. Economiza 50% de energia.


TRABALHO E ORGANIZAÇÃO DOS “CATADORES” DE LIXO
Os “catadores” são responsáveis por grande parcela dos materiais recuperados do lixo no País, prestando um verdadeiro serviço de utilidade pública. Além disso, o trabalho do “catador” contribui socialmente, ao tornar-se fonte de renda e inclusão social.
A organização desses trabalhadores em associações ou cooperativas é importante para viabilizar condições mais dignas de trabalho e vida. Os resultados desta união são visíveis: a sistematização do processo de recolhimento e comercialização dos resíduos do lixo, possibilitando o aumento de renda dos trabalhadores; a viabilização do treinamento dos “catadores”; a implementação de parcerias com instituições públicas e privadas; a execução de projetos e viabilização de financiamentos.


INFORMAÇÕES SOBRE “A TURMA DO DIONÍSIO” Grupo que encena a peça

A TURMA DO DIONÍSIO é um Grupo Profissional de Teatro. Foi fundado em 1o. de janeiro de 1986, no município de Santo Ângelo – RS e seus integrantes já realizaram mais de 1.500 apresentações, atingindo um público de 425 mil espectadores no Brasil (estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo), na Argentina, França, Suíça, Polônia e Itália.





Contato: GRUPO A TURMA DO DIONÍSIO
mmarasca@terra.com.br
Fone (55) 3312-3178 / www.aturmadodionisio.com.br / Santo Ângelo – RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

BRASIL: CRISE HÍDRICA E ENERGÉTICA

A 6ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo – trará especialistas nacionais e internacionais para falarem de tem...