sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Brasil tem uma política fraca de atendimento a refugiados

Trinta anos após a assinatura da Declaração de Cartagena sobre Refugiados, maior restrição migratória nos países ricos transformou as nações emergentes em novos destinos dessa população

Em 2014, a Declaração de Cartagena sobre Refugiados, assinada na cidade de Cartagena das Índias, na Colômbia, completa 30 anos. O documento de solidariedade e de cooperação internacional em situações de deslocamentos forçados de populações na América Latina ampliou a definição do conceito de refugiado, que havia sido estabelecido pela Convenção da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Refugiados em 1951. A data deve ser lembrada como uma oportunidade para a reflexão dos desafios do tema e para a implantação de novas políticas de atendimento a essa população. [...]

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

O POLÍGONO DAS SECAS

Quando ocorrem períodos prolongados de estiagem, a maior parte da população sertaneja enfrenta muitas dificuldades por causa da falta de água. Com o propósito de facilitar ações para combater e amenizar os efeitos das secas sobre essa população, o governo federal delimitou, em 1951, o chamado Polígono da Secas.

No início, o Polígono abrangia cerca de 950 mil Km², estendendo-se basicamente pelas áreas de clima semiárido. Entretanto, após a ocorrência de grandes secas, a área do Polígono foi ampliada, alcançando parte do estado de Minas Gerais, também atingido pelas estiagens.

Diversos órgãos do governo são responsáveis pelo combate às secas (DNOCS), que coordena programas de irrigação, construção de poços artesianos e açudes, bem como a formação de frentes de trabalho, entre outras funções, visando amenizar os problemas da população.

ÁREA DO POLÍGONO DAS SECAS

http://factsreports.revues.org/2558 

A SECA NO SERTÃO E O EL NIÑO

Na maior parte do Sertão, as chuvas ocorrem entre os meses de dezembro e abril. Porém, em certos anos, as precipitações não acontecem nesse período, e a estiagem pode se prolongar de um ano para o outro, dando origem às secas.

De acordo com estudos recentes a ocorrência das secas está relacionada ao El Niño, fenômeno do aquecimento das águas do Oceano Pacífico, nas proximidades da costa oeste da América do Sul.

Esse aquecimento do Pacífico ocorre em períodos irregulares de três a sete anos, interferindo na circulação dos ventos em escala global e, consequentemente, na distribuição das chuvas no sertão nordestino.
As secas acarretam grandes prejuízos aos proprietários rurais, que perdem suas lavouras e criações, e à população em geral, que sofre com a falta de alimentos e de água potável.


Imagem:Holandeses nordeste.jpg

POR QUE CHOVE POUCO NO SERTÃO NORDESTINO?

Por que chove pouco no Sertão?

O sertão é a sub-região nordestina com o menor índice pluviométrico do país. Isso porque o relevo da porção leste da região exerce influência no clima do Sertão. Entre as formas de relevo ali existentes, estão as chapadas da Borborema e Diamantina, que funcionam como bloqueio aos ventos de leste, quentes e úmidos. Essas chapadas impedem que as massas de ar quentes e úmidas avancem do oceano Atlântico para o interior nordestino. Ao se aproximar delas, as massas de ar elevam-se sobre o relevo e resfriam-se. Esse resfriamento faz com que a umidade presente nas massas de ar se condense, provocando fortes precipitações na porção voltada para o Agreste e a Zona da Mata. Dessa forma, elas chegam ao Sertão com pouca umidade, dificultando a ocorrência de chuvas.

Entre os meses de outubro e março podem ocorrer, na porção sul do Sertão, chuvas ocasionais  provocadas pela ação das frentes frias polares que atingem o Sudeste. A ocorrência de chuvas nas demais áreas do Sertão está associada, basicamente, aos ventos alísios que sopram do hemisfério Norte. Quando são mais intensos, esses ventos provocam chuvas no Sertão, principalmente entre os meses de março e maio.

O Sertão compreende as áreas dominadas pelo clima tropical semiárido, que apresenta temperaturas elevadas (entre 24 ºC e 28 ºC) e duas estações bem definidas: uma seca e outra chuvosa. As chuvas concentram-se em apenas três ou quatro meses no ano, e a pluviosidade no sertão atinge a média de 750 mm anuais em algumas áreas.

Chapada Diamantina




OS SOLOS AMAZÔNICOS

É no nosso país, o Brasil, que está a maior parte da floresta Amazônica, mas sabe-se que não é somente  aqui que ela se encontra. Com uma biodiversidade impressionante, a floresta Amazônica possui diversos rios, entre eles o mais volumoso e segundo mais extenso do mundo, que é o rio Amazonas. Nessa região os rios são como sangue que mantém a vida na Amazônia. Índios e caboclos vivem nas suas margens.

Praticamente tudo o que é produzido e consumido viaja de barco ou de navio. As grandes cidades são construídas às margens dos rios, e as casas do ribeirinhos estão assentadas sobre palafitas (conforme o regime das cheias).

Os solos mais férteis da Amazônia são encontrados principalmente ao longo das várzeas, ou seja, das planícies situadas às margens dos principais rios. São áreas constantemente inundadas, na época das cheias, pelas águas ricas em nutrientes que descem das encostas da Cordilheira dos Andes. Além das várzeas, algumas áreas dos estados de Rondônia e do Acre se destacam pela boa produtividade das terras.

Entretanto, os demais solos amazônicos são, na maior parte, pobres em nutrientes, apresentando apenas uma fina camada superficial de matéria orgânica (húmus). O húmus é produzido pela própria floresta, e promove uma espécie de reciclagem ao se decompor, o que leva a autossustentação desse ambiente. As folhas caídas das árvores, os galhos e os excrementos dos animais acumulam-se no chão da floresta, formando uma espessa camada denominada serrapilheira, protegendo o solo da erosão.

Processo de manutenção do ecossitema amazônico:
1- A água das chuvas auxilia a fertilização do solo, ao carregar os excrementos dos animais que vivem nas árvores. A água penetra no solo fertilizando-o.
2- Os nutrientes que penetram no solo com a água serão absorvidos pelas raízes das plantas, o que mantém as florestas.
3- Quando os galhos, as folhas, os animais mortos e as árvores mais velhas da floresta caem no chão, são rapidamente atacados e decompostos por fungos e bactérias. Os altos níveis de calor e umidade auxiliam esse processo, que transforma os elementos decompostos em matéria orgânica rica em fósforo, potássio e nitrogênio.

Notícias: http://amazonia.org.br/  

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Separatismo na Escócia/ Dicas ENEM 2014

Alunos, é preciso se atentar às reações das pessoas ao redor do mundo, quando fatos relevantes acontecem em um determinado local. Isso por que, pessoas se identificam com algumas causas reagindo de forma similar. No caso do separatismo na Escócia, já existe repercussão em outros países. Nesse sentido, esse tema pode ser foco do Enem.

ENTENDA O QUE ACONTECE NA ESCÓCIA:
Gana el “no” al separatismo en Escocia
PINN 


A região da Escócia, lutou durante os primeiros séculos de sua existência para se manter como Estado independente. Foi quando, em 1707, os Ingleses ameaçaram interromper o comércio e a livre circulação na fronteira comum. Os Parlamentos da Escócia e da Inglaterra promulgaram os Atos de União que criaram o Reino Unido da Grã- Bretanha. Desde então, a Escócia passou a ser parte do reino Unido.
Em 1997 a Escócia conseguiu restituir um Parlamento independente, que havia sido extinto 300 anos antes. Apesar de ter ganhado mais independência para decidir sobre algumas questões, a parte fiscal ainda é centralizada pelo Parlamento britânico – ou seja, a decisão sobre onde e quanto gastar é do Reino Unido, não da Escócia.

Questão Econômica
Os pró-independência afirmam que seria possível a Escócia se manter com a receita do petróleo do Mar do Norte. Os ganhos deixariam de ser divididos entre o Reino Unido. A Escócia também poderia  figurar entre as 35 maiores exportadoras de petróleo e uísque, por exemplo, e criar um sistema financeiro mais saudável.
Segundo alguns críticos, seria muito arriscado depender de apenas uma grande fonte de renda cujas reservas são finitas. Além disso, o mercado de petróleo não é exatamente estável e o preço do produto varia conforme o cenário econômico e político.
Uma questão relevante é em relação à moeda. Pois, Salmond insiste em manter a libra, mas com a separação do Reino Unido não haveria mais uma união monetária. Ou seja, como manter a moeda sem controle sobre a política monetária? E se ocorrer uma crise? Outra possibilidade, incerta, seria a adoção do euro. Mas ainda não se sabe como ficaria uma Escócia independente na União Européia. A quem proponha a criação de uma moeda própria.
Por causa dessa insegurança, a libra esterlina se desvalorizou e algumas empresas ameaçaram se mudar para a Inglaterra caso a população vote pela independência da Escócia.

Questão Diplomática
Os escoceses se baseiam no artigo 48 do tratado europeu para dizer que seria possível negociar sua manutenção. Já quem se opõe à independência afirma que eles teriam que se candidatar e passar por um processo normal - e longo - de adesão. Essa questão está em aberto.
Outra dúvida é em relação aos armamentos nucleares britânicos. Quatro submarinos ficam estacionados em uma base naval escocesa e Salmond já avisou que caso a Escócia se torne independente não vai mais mantê-los em seu território. Isso significaria custo e tempo para a Inglaterra construir outra base marítima e transferir os equipamentos.
Finalizando, há a questão das fronteiras. A Escócia é um país com a população envelhecida que tende a incentivar a imigração. Se o país for rapidamente aceito na União Europeia e passar a fazer parte do Acordo de Schengen (convenção que permite a livre circulação de pessoas, do qual o Reino Unido não faz parte), pode ser que se crie um conflito com a Inglaterra.


SAIBA MAIS: 
ESTADÃO
conjur.com.br
O sentimento separatista ganha força na Europa.

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Ebola 'é maior desafio de saúde pública desde surgimento da Aids' (BBC BRASIL) / DICAS ENEM 2014

A epidemia de ebola na África Ocidental pode ser comparada com o surgimento da Aids em termos do desafio que impõe aos gestores de saúde pública, segundo Thomas Frieden, diretor do Centros para o Controle e a Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês), ligado ao Departamento de Saúde dos EUA. 


[...]  Durante a reunião, o vice-diretor da Organização Mundial de Saúde (OMC), Bruce Alyward, afirmou que o ebola está "enraizado nas capitais" dos países mais afetados e está "acelerando em todos os aspectos". [...]


CONTINUE LENDO: BBC BRASIL

21- Racismo/ DICAS ENEM 2014


Alunos (as), o racismo nos campos de futebol pode ser evidenciado após o episódio sofrido pelo jogador Daniel Alves, que foi atingido por uma banana em uma partida. E mais recentemente, com o que ocorreu, quando a torcedora gremista foi flagrada xingando o goleiro santista Aranha de "macaco" durante a partida entre as duas equipes pela Copa do Brasil (esportes terra.com) 
É relevante salientar que o racismo está impregnado na história do Brasil, história herdada, repassada para as gerações mais jovens que agem de forma discriminatória inconscientemente. Portanto, é um problema social e como tal deve ser tratado. É importante buscar no processo histórico causas desse racismo, que é oriundo de épocas remotas com precedentes religiosos e imperialistas nos diferentes continentes.

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

2- CÉLULA DE HIDROGÊNIO GANHA ESPAÇO NOS EUA- DICAS ENEM 2014

Alunos (as)! O automóvel é o grande poluente do nosso planeta e tornou-se necessário arrumar uma forma de não ser mais poluente. Os EUA e os países europeus estão fazendo enorme pressão para que as montadoras comecem a preparar, lançar carros que não emitam gases tóxicos, apenas automóveis movidos à hidrogênio. Três montadoras estão anunciando colocar no mercado automóveis que não sejam poluidores. A Califórnia tem cobrado isso. A japonesa Toyota se prontificou, a Honda, em 2015, quer fazer lançamentos não poluentes. A Califórnia deu números para que as montadoras se agilizem para pararem de emitir gases tóxicos até 2015, atendendo uma exigência da população que está disposta a pagar mais caro por um automóvel assim.
CÉLULA DE HIDROGÊNIO GANHA ESPAÇO NOS EUA
Em resposta à pressão dos reguladores, várias montadoras estão se preparando para lançar carros que não emitem gases tóxicos, movidos a células combustível de hidrogênio em vez de motores a gasolina.
26/02/14
Três montadoras divulgaram planos para colocar no mercado um número pequeno de veículos novos na Califórnia e em alguns países da Europa até o fim do próximo ano. A Hyundai Motor Co., da Coreia do Sul, deve sair na frente e fazer o primeiro lançamento no primeiro semestre deste ano, seguida pela japonesas Toyota Motor Corp. e Honda Motor Co. em 2015.

A Califórnia quer que pelo menos 15% dos veículos novos vendidos no Estado sejam livres de emissões até 2025 e sua regulamentação exige que as montadoras vendam carros elétricos ou movidos a célula combustível para atender a essa exigência. De acordo com a regra, os veículos com células combustível receberão o dobro dos créditos de emissões que os veículos elétricos.

Os testes são um esforço para determinar como os veículos a hidrogênio, que são caros, vão competir com os veículos a gasolina ou a diesel, muito mais baratos. O maior problema até agora é o custo. Depois, será preciso descobrir como levar os carros a postos para serem abastecidos com hidrogênio comprimido.
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1- O paradoxo dos migrantes dentro da globalização – DICAS ENEM 2014


Alunos (as)! É sabido que nas ementas de atualidades é comum aparecer o termo “globalização”.
Então para vocês ficarem sempre antenados, o assunto a seguir é relevante, vale dar uma boa analisada.
Veja o título da agência Reuters do Brasil:
Manifestantes bloqueiam passagem de imigrantes ilegais na Califórnia
quarta-feira, 2 de julho de 2014 09:38 BRT

Por Marty Graham
MURRIETA EUA (Reuters) - Manifestantes anti-imigração bloquearam a chegada de três ônibus que transportavam famílias centro-americanas para uma estação da polícia de fronteira dos Estados Unidos, nesta terça-feira.
Os imigrantes, um grupo de cerca de 140 pessoas entre adultos e crianças, foram enviados do Texas para San Diego, na Califórnia, para serem registrados e submetidos a procedimentos de checagem, antes de provavelmente serem liberados sob supervisão limitada à espera dos procedimentos de deportação, disseram autoridades de imigração.
Mas os planos de levar imigrantes para um posto da polícia de fronteira em Murrieta, 100 quilômetros ao norte de San Diego, provocaram o protesto do prefeito da cidade, Alan Long, que disse que eles representariam uma ameaça de segurança pública à sua comunidade.
O grupo é parte de uma crescente onda de famílias e de menores desacompanhados que deixam a Guatemala, El Salvador e Honduras e entram aos milhares nos Estados Unidos por meio de redes de tráfico de pessoas, através do México.
A maioria vai para o Texas, sobrecarregando as instalações para detenções e processamento.
O aumento deixou as autoridades de imigração dos EUA em dificuldades para lidar com o grande número de centro-americanos, que, por lei, o governo não pode deportar imediatamente, como poderia fazer com mexicanos ou canadenses ilegais.
Mais de 52 mil crianças desacompanhas da América Central foram pegas tentando entrar pela fronteira entre México e EUA desde outubro, o dobro do número no mesmo período do ano anterior, segundo dados da agência de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA. Milhares mais foram apanhados na presença dos pais.
O grupo no meio da discórdia desta terça-feira chegou de avião ao meio dia em San Diego, vindo do Texas, onde havia sido detido enquanto tentava cruzar a fronteira e foi colocado em três ônibus para Murrieta.
(Por Marty Graham e Eric M. Johnson)
E, em relação aos diversos estrangeiros que vieram acompanhar o Mundial e, afinal, qual é a cara do Brasil? O encontro de culturas também é forte candidato para aparecer na redação do Enem.
2-      MOBILIDADE URBANA:
Alunos (as)! É de suma importância entender em que consiste mobilidade urbana:
A mobilidade urbana se resume em um conjunto de ações que levam à satisfação das necessidades básicas de uma população. Nesse sentido, é um fator relevante para a produtividade econômica da cidade, para a qualidade de vida e para o acesso a serviços básicos de saúde e educação.
Sobre a mobilidade urbana no Brasil é preciso passar do paradigma do patamar do automóvel para as pessoas. A mobilidade se refere às pessoas e não aos automóveis. É necessário evitar o carro para se locomover.
A cidade de Brasília foi planejada e pensada no sentido de facilitar a mobilidade urbana, mas com o crescimento da frota de carros essa mobilidade se torna difícil devido ao congestionamento, poluição sonora e poluição do ar.
Uma proposta seria criar um sistema de integração entre o transporte coletivo e individual, como uma forma de aliviar a pressão interna dos grandes centros urbanos brasileiros. Uma alternativa poderia ser o aluguel de carros e/ ou de bicicletas. As ciclovias viabilizariam essa questão.
Mobilidade urbana
A mobilidade urbana se apresenta como um desafio não só nos centros urbanos do Brasil, mas também nas grandes metrópoles do mundo. O deslocamento de pessoas, em busca de bens e serviços de qualidade, oportunidades de qualificação e empregos, acarreta, nas regiões metropolitanas e grandes capitais, localidades de concentração populacional.
O notório inchaço urbano obriga com urgência a harmonia e agilidade o deslocamento de bens e pessoas com eficiência, conforto e segurança além de mitigar os impactos ambientais, visuais e de poluição sonora e atmosférica, ressaltando também modelos de minimização da exclusão social.
É neste bojo que o planejamento em transportes em longo prazo é imprescindível, fato este que, explicado pela adoção do modelo rodoviarista, as metrópoles brasileiras sofrem com os congestionamentos e elevado custo no preço das tarifas, ao ponto de ofertas de serviços precários, ineficientes e defasados que acarretam significativa diminuição da qualidade de vida. Dentre as estratégias de melhoria e aperfeiçoamento da mobilidade em empreendedorismo intermodal, as iniciativas públicas e privadas devem priorizar o gerenciamento de transportes de massas, acima de tudo, transporte sobre trilhos, desenvolvendo logística de integração local, regional, nacional e internacional.
O que é mobilidade urbana sustentável
Mobilidade é o grande desafio das cidades contemporâneas, em todas as partes do mundo. A opção pelo automóvel - que parecia ser a resposta eficiente do século 20 à necessidade de circulação - levou à paralisia do trânsito, com desperdício de tempo e combustível, além dos problemas ambientais de poluição atmosférica e de ocupação do espaço público. No Brasil, a frota de automóveis e motocicletas teve crescimento de até 400% nos últimos dez anos.
O portal Mobilize Brasil busca difundir boas práticas de transportes coletivos integrados, que melhorem a qualidade dos ambientes urbanos. Mobilidade urbana sustentável, em outras palavras.
Mobilidade urbana sustentável envolve a implantação de sistemas sobre trilhos, como metrôs, trens e bondes modernos (VLTs), ônibus "limpos", com integração a ciclovias, esteiras rolantes, elevadores de grande capacidade. E soluções inovadoras, como os teleféricos de Medellin (Colômbia), ou sistemas de bicicletas públicas, como os implantados em Copenhague, Paris, Barcelona, Bogotá, Boston e várias outras cidades mundiais.
Por fim, a mobilidade urbana também demanda calçadas confortáveis, niveladas, sem buracos e obstáculos, porque um terço das viagens realizadas nas cidades brasileiras é feita a pé ou em cadeiras de rodas. Somente a requalificação dos transportes públicos poderá reduzir o ronco dos motores e permitir que as ruas deixem de ser "vias" de passagem e voltem a ser locais de convivência.

4- A PRIVATIZAÇÃO DA ÁGUA/ DICAS ENEM 2014


O Enem também apresenta uma forte preocupação com o meio ambiente. A escassez de água enfrentada pelo País é um dos temas mais preocupantes, e o exame pode esperar que o candidato relacione o meio ambiente com as políticas públicas que pensem no bem estar do cidadão.
Pode-se evidenciar a escassez da água no Nordeste e o Polígono das secas.
No nosso país está ficando cada vez mais escancarado a falta de responsabilidade com que o governo gere a questão da água.
Somos o país que tem mais água potável no planeta. O que demonstra o descaso dos governantes, e nosso.
Nós estamos usando de forma errada a água.
Como estamos eliminando as áreas úmidas?
Fazer calçadas é eliminar áreas úmidas. Construção de Shoppings em áreas de banhado que é uma área que recebe água de outros lugares. É importantíssimo recuperar as áreas úmidas para termos novamente água limpa. Quem toma a decisão sobre o destino das águas são os acionistas. É recolhido de maneira compulsória, em todos os estados brasileiros, o imposto do esgoto para o tratamento desse esgoto. O Brasil não tem de maneira decente 40% do tratamento de água. Quando poluímos esse esgoto, não há tratamento adequado e para despoluir vai se tornar ainda caro. O “administrador” pega o dinheiro para tratar , mas não trata, o contribuinte paga muito caro por isso. A iniciativa privada não sabe administrar o nosso dinheiro.
“O promotor de justiça do meio ambiente de São Paulo, conhecedor do assunto. Ressalta que as perdas físicas de água chegaram a cerca de 45%. Com a atual crise de abastecimento de água é preciso apurar responsáveis legais. Urgentemente o Brasil precisa ter um dispositivo que penalize a pessoa do governador, para salvaguardar a água.
O aquecimento global tem uma relação muito forte com as ilhas de calor, ou seja, a urbanização.
O sistema Cantareira de São Paulo é o exemplo de mau uso da água em nosso país.
ONG critica governo e diz que racionamento de água em SP é inevitável http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2014/05/06/ong-critica-governo-e-diz-que-racionamento-de-agua-em-sp-e-inevitavel.htm
A apenas cinco semanas do início da Copa do Mundo, São Paulo atravessa uma das piores crises hídricas de sua história por conta da falta de água nos reservatórios que abastecem o estado.
A ONG WWF Brasil denunciou nesta terça-feira (6) que a situação do Sistema Cantareira, que abastece grande parte de São Paulo, é resultado da falta de planejamento do governo durante décadas.
"Pensávamos que nunca ia faltar água, mas não contávamos com uma concentração tão grande de pessoas. O crescimento de São Paulo deveria ter sido acompanhado por um planejamento", disse à Agência Efe Glauco Kimura de Freitas, coordenador do Programa Água para a Vida da organização ambientalista.
O nível do Sistema Cantareira, que abastece parte da Grande São Paulo, passou de 9,1% — registrado na última segunda-feira 8,9% da capacidade nesta terça-feira (16) e chega próximo ao patamar anterior ao uso da primeira fase do chamado volume morto. Quando a reserva estratégica começou a ser utilizada há exatos quatro meses, em 16 de maio deste ano, o nível estava em 8,2%. Já o Sistema Alto Tietê também abaixou 0,2% e agora opera com 13,3% de capacidade. A represa do Guarapiranga registrou 54,4%, o que implica em uma queda de 0,2% em comparação com o dia anterior.

SAIBA MAIS: http://amazonia.org.br/ 


terça-feira, 7 de outubro de 2014

26- O MARCO CIVIL DA INTERNET / página: DICAS ENEM 2014

Pesquisar a lei: 12.965 de 23 de abril de 2014 
Alunos (as)! É importante mencionar a lei para demonstrar conhecimento da mesma, pois é um argumento de autoridade muito forte. Foi votada no legislativo e sancionada pela presidente da República. É relevante ficar imparcial.
A lei 12.965, denominada como marco civil da internet, é a regulamentação dos acessos tecnológicos da web que tem por objetivo amparar o usuário em suas atividades cotidianas.
Saiba mais:  vídeo /   
 - X da Atualidade Marco Civil da Internet  
- Fique por dentro do Marco Civil  

 Mais temas relevantes: DICAS ENEM 2014

IMIGRANTES NO BRASIL (ganeses)/ DICAS ENEM 2014



Ganeses passam por dificuldades para chegar até Caxias do Sul, RS

Os ganeses que chegam ao Brasil em busca de uma vida melhor enfrentam inúmeras dificuldades até que o pedido de refúgio na Polícia Federal seja aceito. Além da longa viagem e das dificuldades com o idioma, muitos chegam a Caxias do Sul, na Serra do Rio Grande do Sul, apenas com a roupa do corpo e uma mochila, após gastar todas as economias da família com os custos de deslocamento e visto. Os gastos com a viagem, incluindo passagem aérea, passagem de ônibus, e visto saem de R$ 1.642 até R$ 3.668. Os ganeses fazem o trajeto pela Emirates Airlines ou pela Air Maroc. A primeira sai de Acra, capital de Gana, com conexão em Dubai, nos Emirados Árabes sai por R$ 1.350. A segunda opção de viagem, e mais cara, sai também de Acra e faz conexão em Rabat, capital do Marrocos, e chega a R$ 3.375.    

Alguns ganeses que vieram com o visto da Copa do Mundo não pagaram nenhuma taxa para obter permissão. Outros, que entraram com visto de turista, desembolsaram R$ 112. Além desses gastos, os ganeses que chegam a São Paulo são orientados pelo centro de atendimento a turistas no aeroporto a se dirigirem a um abrigo que recebe africanos. Nesse alojamento, eles são informados de que em Caxias do Sul é mais fácil de fazer os documentos para permanecer no Brasil. A viagem até a Serra gaúcha sai de R$ 100 a R$ 190. Eles negam a existência de intermediários e dizem que vieram por conta própria.

Os estrangeiros chegam a São Paulo e procuram imediatamente um local para que possam ficar. “A gente explica que é de Gana e não tem onde dormir”, revela um ganês que não quis se identificar. Segundo os africanos, existe uma república em São Paulo que permite que fiquem um ou dois dias. Entretanto, o tamanho da capital paulista assusta, e eles descobrem as dificuldades de se locomover na maior cidade do Brasil. "Foi difícil se achar em São Paulo. A cidade é muito grande. Não tinha onde ficar, o que comer, ninguém falava inglês", relata Bashiru Yakubu, de 28 anos.

Segundo as autoridades, promessas de trabalho, facilidades para conseguir o protocolo de refugiado e uma rede de assistência aos imigrantes são os principais atrativos de Caxias do Sul para os ganeses que desembarcam em busca de uma nova vida no Brasil, já que Gana vive uma crise econômica. A rapidez na emissão do protocolo de refúgio na cidade da Serra atrai imigrantes de vários estados do país, como Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais. Muitos chegam apenas para buscar o documento, sem interesse em permanecer na cidade.

Aproveitando o apelo da Copa do Mundo, os estrangeiros entraram no país com vistos de turista, válidos por 90 dias e concedidos pela embaixada brasileira em Acra, capital de Gana. Com o protocolo de asilo, eles podem permanecer legalmente no país até que o pedido seja analisado pelo Comitê Nacional para Refugiados (Conare), vinculado ao Ministério da Justiça.

Mais temas relevantes: DICAS ENEM 2014

A Transposição do rio São Francisco/ DICAS ENEM 2014



http://piniweb.pini.com.br/construcao/infra-estrutura/imagens/i349134.jpg 
A transposição do rio São Francisco é um grande projeto de engenharia, que, de acordo com alguns especialistas, será capaz de aumentar exponencialmente a área irrigada no interior do Sertão do Nordeste brasileiro.
Desde a época do Império, o Brasil busca uma solução para minimizar os efeitos da seca no semiárido nordestino. Em 1847, D. Pedro II se dispôs até a vender as joias da Coroa para levar as águas do rio São Francisco à região. A sua intenção não se consumou e as joias foram preservadas. No século XX, a transposição das águas do rio foi cogitada outras três vezes, nos anos 1980, 1990 e 2000. A falta de recursos e de consenso, no entanto, inviabilizou todos os projetos. A primeira proposta deste século, e não menos polêmica, é o projeto de integração do rio São Francisco com as bacias hidrográficas do Nordeste Setentrional, do Ministério de Integração Nacional.
O objetivo do projeto é assegurar a oferta de água de múltiplos usos para 12 milhões de pessoas. Prevê a construção de dois canais revestidos de concreto, com 720 km de extensão, 25 metros de largura e 5 metros de profundidade, por meio dos quais serão captados, de forma contínua, 26 metros cúbicos por segundo das águas do rio São Francisco e transportados até a região da seca. Quando a barragem do Sobradinho estiver cheia, o volume de captação poderá chegar a 114 metros cúbicos. A vazão média será de 63,5 metros cúbicos por segundo e a capacidade total de transporte da obra será de 127 metros cúbicos por segundo.
Ao longo de todo o percurso serão construídas nove estações de bombeamento para superar os desníveis de até 160 metros de altitude, além de 27 aquedutos, 8 túneis e 35 reservatórios de pequeno porte. [...].



Por: Lucinhahb

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