sábado, 3 de outubro de 2015

TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA / ENEM- 2015


Entende-se por transição demográfica a oscilação das taxas de crescimento e variações populacionais, consequência da evolução tecnológica ao longo do tempo (causada pela revolução industrial) que propiciou o acesso à saúde, a educação e as descobertas científicas. Isto é, com o avanço tecnológico e científico, urbanização e trabalho (com inclusão da mulher) a sociedade passou a fazer planejamento familiar e aprendeu a cuidar da saúde, diminuindo assim, a taxa de natalidade e mortalidade.

Esse conceito foi elaborado no ano de 1929 por Warren Thompson (1887-1973) para contestar matematicamente a Teoria Demográfica Malthusiana, por definir que não há um crescimento acelerado da população, mas sim oscilações periódicas, que alternam crescimentos e desacelerações demográficos, podendo envolver, inclusive, estágios de estabilidade.

Para melhor compreender o conceito de transição demográfica, é necessário ter noção de alguns conceitos demográficos, tais como a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade.

Dividiu-se as oscilações entre mortalidade e natalidade, considerando o desenvolvimento das sociedades industriais, em quatro fases principais. Para melhor compreendê-los, observe o gráfico abaixo:





Fonte: Mundo Educação

1ª FASE (antes da revolução industrial): não havia saneamento básico, higiene e saúde precária. Os padrões morais da época permitiam o casamento precoce. Consequências: altas taxas de mortalidade e natalidade= crescimento vegetativo baixo.
2ª FASE (depois da revolução industrial): Conhecida como fase da explosão demográfica. A taxa de natalidade se mantém alta, mas a taxa de mortalidade tem uma queda, consequência das descobertas de medicamentos, como por exemplo, a penicilina. Explicando: é a chamada fase do BABY-BOOM, mas é causada pela queda da taxa de mortalidade, e não pela alta da taxa de natalidade= crescimento vegetativo alto.
3ª FASE: fase atual dos países emergentes, como por exemplo, o Brasil. É a fase adulta, ou seja, ainda não cessou a transição demográfica, mas caminha para a fase de envelhecimento da população, quando aumenta a expectativa de vida em consequência do avanço da medicina. Nessa fase diminui a taxa de natalidade e mortalidade devido a inserção da mulher no mercado de trabalho, e aumento da escolaridade. Industrialização, urbanização e avanço tecnológico propiciam melhor qualidade de vida e planejamento familiar.
4ª FASE: é a fase idosa, característica dos países desenvolvidos. Cessa a transição demográfica, a expectativa de vida é alta. A taxa de natalidade e mortalidade é baixa, devido ao alto desenvolvimento humano. Surgem as consequências: gastos com a previdência e diminuição da população economicamente ativa. A partir daí são criadas as políticas para solucionar esses problemas, como imigração dessa mão de obra, dos países subdesenvolvidos; incentivo de natalidade (países europeus e Japão, entre outros). A imigração pode causar a xenofobia, como por exemplo, na Europa.

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

MERCOSUL- OBJETIVOS

Queridos (as) alunos (as)! No estudo da disciplina de Geografia, faz-se necessário, além do conteúdo geográfico, saber interpretar as questões relacionadas aos diferentes temas abordados. Nesse sentido, gostaria de frisar a importância da leitura no que se refere ao desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. Por esse motivo gostaria de exemplificar analisando a seguinte questão:

1-                 Nos anos 90, os projetos de integração regional e formação de blocos econômicos passam a ser uma realidade. Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai formam, a partir de 1° de janeiro de 1995, uma zona de livre comércio – o Mercosul. Sobre este bloco regional, podemos afirmar:
I - o Mercosul procura estabelecer políticas comuns que permitam a livre circulação, entre países membros, de bens, capitais, serviços e trabalhadores.
II - a abertura econômica surgida com o Mercosul determinou uma reestruturação industrial e a adoção de novas estratégias de produção em razão da formação de um novo mercado de mais de 200 milhões de consumidores.
III - a desvalorização do real em relação ao dólar promoveu uma mudança nos fluxos comerciais entre Brasil e Argentina.
Está(ão) correta(s):
a) apenas a afirmativa I.
b) apenas a afirmativa III.
c) as afirmativas I e II.
d) as afirmativas II e III.

e) as afirmativas I, II e III.

Todas as questões estão corretas:
I- Apesar do Mercosul ainda estar no segundo estágio (União Aduaneira), esse é o principal OBJETIVO da criação do bloco.
II- Essa é uma exigência da globalização em prol da eficiência.
III- A desvalorização do real aumentou as tensões econômicas entre Brasil e Argentina.

PARA ENTENDER A QUESTÃO:
Leia atentamente o texto abaixo no que diz respeito aos objetivos do Mercosul e relacione com o atual estágio em que se encontra.

Objetivos do Mercosul



Trabalho elaborado por José Everaldo Ramalho - CNE lotado na Comissão do Mercosul

O Mercosul é um processo de integração econômica regional que objetiva a construção de um Mercado Comum, e as suas metas básicas, que constam do artigo 1º do Tratado de Assunção, podem ser assim alinhadas:
3.1 - eliminação das barreiras tarifárias e não-tarifárias no comércio entre os países membros; 
3.2 - adoção de uma Tarifa Externa Comum (TEC); 
3.3 - coordenação de políticas macroeconômicas; 
3.4 - livre comércio de serviços; 
3.5 - livre circulação de mão-de-obra; e 
3.6 - livre circulação de capitais.

A partir do quarto ano de sua existência, ou seja, em 1994, o Mercosul alcançou a condição de União Aduaneira, pois criou uma Tarifa Externa Comum (TEC) após haver eliminado grande parte das tarifas e das restrições não-tarifárias de cerca de 80% dos bens comercializados entre os Estados Partes. 
Em resumo, no estágio de União Aduaneira, os países membros estabelecem tarifas zero para o comércio intrazona e tarifas iguais para o intercâmbio comercial com terceiros países.

Em geral, os acordos de livre comércio prevêem a perspectiva de exclusão de certos produtos ou grupos de produtos, ao menos em suas fases iniciais, e os estudos efetivados pelo GATT (General Agreement on Tariffs and Trade), organização hoje transformada na OMC (Organização Mundial do Comércio), consideravam que uma Zona de Livre Comércio devia abarcar pelo menos 80% dos produtos comercializados entre os seus países membros. 
Assim, o Mercosul já é uma União Aduaneira, porque além da eliminação interna de barreiras tarifárias e de restrições não-tarifárias, adotou uma Tarifa Externa Comum, o que significa que todos os países membros têm de cobrar a mesma tarifa para um mesmo produto, quando essa mercadoria for importada de fora da zona econômica integrada de comércio. 
Enfim, o Mercosul cumpriu, até agora, os seus dois primeiros objetivos, ainda que de forma parcial: 
[...]  No entanto, para alcançar o estágio de Mercado Comum, o Mercosul ainda terá que concretizar quatro objetivos de grande envergadura, quais sejam: a coordenação de políticas macroeconômicas, a liberalização do comércio de serviços, a livre circulação de mão-de-obra e a de capitais. [...]

Continue lendo: CÂMARA DOS DEPUTADOS

domingo, 20 de setembro de 2015

ENEM 2015: GEOGRAFIA

Queridos (as) alunos (as)! É o que eu sempre digo, uma das características mais significativas do ENEM é a contextualização, ou seja, várias disciplinas interligadas num mesmo tópico. 
A disciplina de Geografia busca compreender as transformações dos espaços geográficos a partir das relações socioeconômicas e culturais de poder. 
Quando se afirma que a Geografia é o estudo das transformações ocorridas no espaço geográfico, está implícita a ideia de que esse mesmo espaço geográfico é também, consequência do processo histórico. Nesse sentido, faz-se o uso dos conhecimentos históricos, sociológicos e filosóficos, no que se refere a vida humana e as suas múltiplas facetas.
Como compreender a dinâmica geográfica?
A) Analisar a ação dos estados nacionais no que se refere à dinâmica dos fluxos populacionais e no enfrentamento de problemas de ordem econômico-social. 
B) Reconhecer a dinâmica da organização dos movimentos sociais e a importância da participação da coletividade na transformação da realidade histórico-geográfica.
C)    Interpretar diferentes representações gráficas e cartográficas dos espaços geográficos. 
D)    Identificar os significados histórico-geográficos das relações de poder entre as nações. 
E)  Comparar o significado histórico-geográfico das organizações políticas e socioeconômicas em escala local, regional ou mundial. 

Outro ponto muito importante, é compreender que a Geografia por ser uma disciplina que estuda as transformações do espaço geográfico, incluindo questões de atualidades, é imprescindível fazer uso da palavra GLOBALIZAÇÃO em todos os conteúdos evidenciados ao longo dos anos. Isto porque, globalização não é apenas um conceito, mas faz parte de um contexto histórico que vivenciamos cotidianamente nos diversos meios de comunicação. Pode-se usar outras denominações como por exemplo: interligação entre países, dependência entre nações (a partir do comércio), entre outros. Hoje mais do nunca vivemos em uma crise mundial, nenhum país está protegido. Tudo graças a globalização de informações, bens e serviços, facilitada pelas redes virtuais. 

Como estudar Geografia para o ENEM? 
1- Usar como espinha dorsal o livro didático. Mas, ATENÇÃO, apenas como suporte de pesquisa. A geografia é muito dinâmica, engana-se quem acha que decorar conceitos já é o suficiente para ter sucesso em uma prova. É de suma importância a pesquisa em diversos sites (oficiais) e de confiança. O mundo muda muito rapidamente e a Geografia muda junto!
2- Estar atento às informações em âmbito local, regional e mundial.
3- A partir das informações buscar conhecer o processo histórico de um fato ocorrido.
4- Relacionar conteúdos geográficos com outras áreas do conhecimento.
5- Leitura de jornais, revistas e livros, pois acelera o processo de aprendizagem, facilitando a interpretação de questões mais complexas, incluindo palavras desconhecidas.






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