PLANO DE TRABALHO

PLANO DE TRABALHO

DISCIPLINA DE GEOGRAFIA

COLÉGIO TIRADENTES DA BRIGADA MILITAR - SANTO ÂNGELO


RUA ANTUNES RIBAS, 2937 / (55) 3313 2508



PROFESSORA       LÚCIA HELENA BARBOSA ÁVILA                  SÉRIE: 1°     TURMAS: 101, 102, 103                 ANO: 2019   
            CARGA HORÁRIA SEMANAL: 2 HORAS                   CARGA HORÁRIA ANUAL: 80 HORAS

OBJETIVO GERAL DO COMPONENTE CURRICULAR: Compreender os fenômenos físicos, biológicos e humanos os quais se distribuem distintamente no espaço. Nesse sentido, o conhecimento geográfico é produzido considerando as relações entre o processo histórico que regula a formação das sociedades humanas e o funcionamento da natureza através da leitura do espaço geográfico e da paisagem. Dessa forma, o estudante deve identificar, conhecer, interpretar, justificar, comparar, diferenciar, descrever, analisar, compreender, caracterizar, situar e empregar conceitos da ciência geográfica.



HABILIDADES E COMPETÊNCIAS

TRIMESTRE

CONTEÚDOS

- Investigar as ações que compõem os espaços para diferenciá-los em sua organização.
- Compreender a organização espacial em suas velocidades, distâncias e relações com a Terra e seus conhecimentos.
- Ler e interpretar os signos cartográficos.
- Investigar a organização do espaço natural em suas inter-relações com os recursos econômicos e ocupações demográficas.
- Identificar a causa do desenvolvimento econômico dos Estados Unidos.
- Diferenciar formas de atuação do Estado nas economias orientadas pelo liberalismo daquelas orientadas pelo keynesianismo.
- Compreender a relação existente entre a organização do espaço geográfico atual com o processo histórico.
- Diferenciar lugar, território, país e nação.
- Analisar os fundamentos técnicos da Primeira e da Segunda Revolução Industrial.
- Relacionar as tecnologias da informação com a flexibilização geográfica das em presas.
- Diferenciar socialismo e capitalismo.
- Identificar as consequências da expansão dos mercados financeiros.
- Relacionar os fluxos migratórios com o desenvolvimento econômico brasileiro.
- Relacionar a estrutura geológica com a regionalização econômica nas diferentes regiões do Brasil.
Relacionar os conhecimentos obtidos com o processo de datação e a escala de tempo geológico.
- Caracterizar a teoria da tectônica de placas.
- relacionar os agentes externos e internos com a formação do relevo.
Relacionar os tipos de climas com a latitude.
- Compreender que a Terra é dinâmica e está em constante transformação.
- Compreender que o aquecimento global é causado por fatores naturais e antrópicos.
- Diferenciar os tipos de rochas.
- Relacionar os desertos com o intemperismo físico.
- Caracterizar os tipos de bacias hidrográficas brasileiras.
Caracterizar os fatores que influenciam no clima.
- Relacionar o tipo de clima com a vegetação.
- Identificar as zonas climáticas da Terra.




·         O espaço geográfico.
·         Lugar e vivência cotidiana.
·         A relação homem-natureza no estudo da Geografia.
·         Formação da economia brasileira (capitalismo).
·         Mundo contemporâneo: economia e geopolítica.
·         Processo de desenvolvimento do capitalismo.
·         Globalização.
·         O subdesenvolvimento.
·         A economia brasileira no Neoliberalismo.
·         Geopolítica e economia do período pós-Segunda Guerra.
·         Dinâmica populacional (teorias populacionais).




·         Modelos econômicos: Fordismo e o Kaynesianismo.
·         Região e regionalização: as diversas regionalizações do Brasil.
·         O território brasileiro: conceito de território, Estado, nação, lugar e país.
·         O que é terra indígena.
·         Formação territorial do Brasil.
·         Localização e orientação.
·         Os mapas.
·         Representação gráfica e numérica.
·         Tecnologias modernas aplicadas à cartografia.
·         O sistema terrestre.
·         A gênese do relevo.
·         As estruturas geológicas.




·         O sistema terrestre.
·         A gênese do relevo.
·         As estruturas geológicas. dinâmica da natureza.
·         Os movimentos da Terra e radiação solar.
·         O clima terrestre.
·         As zonas térmicas da Terra.
·         A vegetação da Terra.
·         Fauna e flora dos desertos.
·         Os recursos hídricos no Brasil.











Rua Antunes Ribas, 2937 / (55) 3313 2508


DISCIPLINA DE GEOGRAFIA


PROFESSORA LÚCIA HELENA BARBOSA ÁVILA             SÉRIE: 2°     TURMAS: 201 e 202                ANO: 2019   
            CARGA HORÁRIA SEMANAL: 3 HORAS                   CARGA HORÁRIA ANUAL: 120 HORAS


OBJETIVO GERAL DO COMPONENTE CURRICULAR: Compreender os fenômenos físicos, biológicos e humanos os quais se distribuem distintamente no espaço. Nesse sentido, o conhecimento geográfico é produzido considerando as relações entre o processo histórico que regula a formação das sociedades humanas e o funcionamento da natureza através da leitura do espaço geográfico e da paisagem. Dessa forma, o estudante deve identificar, conhecer, interpretar, justificar, comparar, diferenciar, descrever, analisar, compreender, caracterizar, situar e empregar conceitos da ciência geográfica.




HABILIDADES E COMPETÊNCIAS

TRIMESTRE

CONTEÚDOS
-- Relacionar a estrutura geológica com a regionalização econômica nas diferentes regiões do Brasil.
- Relacionar os conhecimentos obtidos com o processo de datação e a escala de tempo geológico.
- Caracterizar a teoria da tectônica de placas.
- Relacionar os agentes externos e internos com a formação do relevo.
- Relacionar os tipos de climas com a latitude.
- Compreender que a Terra é dinâmica e está em
constante transformação.
- Compreender que o aquecimento global é causado por fatores naturais e antrópicos.
- Diferenciar os tipos de rochas.
- Relacionar os desertos com o intemperismo físico.
- Caracterizar o El Niño e suas consequências.
- Diferenciar El Niño de La Niña.
- Identificar as diferentes fontes de energia existentes no Brasil.
- Caracterizar os diferentes tipos de solo.
- Relacionar os diferentes tipos de solos com o clima e formação geológica.
- Relacionar o progresso tecnológico com a degradação ambiental.
- Caracterizar desenvolvimento sustentável.
- Relacionar as conferências ambientais referentes ao desenvolvimento sustentável, com a crise do petróleo.
- Relacionar a direção dos ventos com os locais de alta e baixa pressão atmosférica.
- Relacionar os ventos alísios com o movimento de rotação da Terra.


;





·         O sistema terrestre.
·         A gênese do relevo.
·         As estruturas geológicas.
·         Teoria da deriva continental.
·         Teoria da tectônica de Placas.
·         Tipos de rochas.
·         Biomas mundiais




·         A atmosfera e sua dinâmica: o tempo e o clima.
·         Solos.
·         Hidrografia.
·         Climatologia.
·         Mudanças climáticas.
·         Aquecimento global.
·         El Niño e La Niña.
·         O buraco na camada de Ozônio.
·         Fontes de energia.



·         Combustíveis fósseis e biocombustíveis, e problemas ambientais.
·         Problemas ambientais urbanos (chuva ácida, inversão térmica e microclima).
·         O mundo contemporâneo e as questões ambientais.
·         A dinâmica dos ventos.
·         O progresso tecnológico e a questão ambiental.
·         Desenvolvimento sustentável.
·         As conferências ambientais mundiais.
·         A convenção sobre a diversidade biológica.
·         Reservas de terras raras no Brasil.










Rua Antunes Ribas, 2937 / (55) 3313 2508


DISCIPLINA DE GEOGRAFIA


PROFESSORA LÚCIA HELENA BARBOSA ÁVILA             SÉRIE: 3°     TURMAS: 301, 302 e 303                  ANO: 2019       
            CARGA HORÁRIA SEMANAL: 2 HORAS                   CARGA HORÁRIA ANUAL: 80 HORAS


OBJETIVO GERAL DO COMPONENTE CURRICULAR: Compreender os fenômenos físicos, biológicos e humanos os quais se distribuem distintamente no espaço. Nesse sentido, o conhecimento geográfico é produzido considerando as relações entre o processo histórico que regula a formação das sociedades humanas e o funcionamento da natureza através da leitura do espaço geográfico e da paisagem. Dessa forma, o estudante deve identificar, conhecer, interpretar, justificar, comparar, diferenciar, descrever, analisar, compreender, caracterizar, situar e empregar conceitos da ciência geográfica.




HABILIDADES E COMPETÊNCIAS

TRIMESTRE

CONTEÚDOS

- Caracterizar as diferentes regionalizações do território brasileiro.
- Compreender a relação existente entre a formação do território brasileiro com as diferenças de desenvolvimento regionais no Brasil.
- Identificar as os locais mais industrializados nas diferentes regiões brasileiras.
- Caracterizar os complexos econômicos regionais.
- Caracterizar o relevo brasileiro.
- Caracterize a população brasileira.

- Relacionar a urbanização brasileira com a Revolução industrial ocorrida na Inglaterra e posteriormente no Brasil.
- Diferenciar o processo de urbanização ocorrido nos países desenvolvidos e, posteriormente, nos países subdesenvolvidos.
-Relacionar a ideologia do governo brasileiro com o capitalismo global.
- Situar o avanço do capitalismo norte-americano na segunda metade do século XX.
- Identificar as potências econômicas no continente asiático.
- Relacionar a hegemonia capitalista dos EUA com o período da ditadura no Brasil.
- Relacionar o regime de segregação racial ocorrido na África do Sul com o racismo no Brasil.
- Caracterizar a população da África.
- Analisar o espaço geográfico mundial.
- Relacionar a ideologia capitalista com o Neoliberalismo da contemporaneidade.
- Compreender a relação entre urbanização e a degradação ambiental.







  • Região e regionalização do Brasil
  • A formação do território brasileiro.
  • Demografia (teorias demográficas- transição demográfica)
  • As regiões e suas características.
  • As superintendências regionais (Sudene e Sudam).
  • Os complexos regionais.
  • O Brasil relevo: a estrutura geológica.
  • As formas de relevo brasileiro.
  • Classificação do relevo brasileiro.




  • Brasil: composição étnica.
  • O legado do negro e do indígena no território brasileiro.
  • Migrações internas.
  • Demografia brasileira.
  • Recursos energéticos mundiais.
  • Recursos energéticos brasileiros.
  • América Latina: herança colonial e diversidade cultural.
  • O subdesenvolvimento da América Latina.
  • América Latina e economia globalizada.





  • América Anglo- saxônica: história e população, economia e aspectos naturais.
  • O desenvolvimento dos países da América Anglo-Saxônica.
  • Ásia: grandes contrastes naturais e culturais.
  • África: continente heterogêneo do ponto de vista natural, étnico e socioeconômico.
  • A tríade de superpotências econômicas: Estados Unidos, Japão e União Europeia.
  • Europa: Eurásia; população, economia e aspectos naturais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

BRASIL: CRISE HÍDRICA E ENERGÉTICA

A 6ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo – trará especialistas nacionais e internacionais para falarem de tem...