sábado, 8 de outubro de 2016

TRÊS SUPER LUAS EM 2016!



De acordo com o informativo do Observatório Astronômico de Lisboa (OAL), todas as Luas Cheias, que ocorrerão nos dias 16 de outubro, 14 de novembro e 14 de dezembro serão Super Luas.
Mas o que é Super Lua?
Diz-se Super Lua sempre que o instante de Lua Cheia ocorre quando a Lua está a uma distância da Terra inferior a 110% do perigeu da sua órbita. Em termos temporais, isto significa que a diferença entre os instantes de Lua Cheia e do perigeu é menor do que 1 dia e 8 horas. Segundo esta definição é possível ocorrer uma Super Lua frequentemente, mas nem todas terão o mesmo tamanho e brilho aparentes.
Segundo a OAL os instantes de Lua Cheia não coincidirão exatamente com os instantes do perigeu, mas estarão muito próximos. A Super Lua mais favorável para observar será a do dia 14 de novembro, em que os instantes do perigeu e da lua cheia estão apenas desfasados de 2:31 horas. Estando a lua próxima do horizonte, ocorre um efeito extra de ampliação, mas que é apenas uma ilusão ótica.

É normal ver a lua cheia próxima do horizonte muito maior do que quando se encontra mais alta no céu noturno. Porém este efeito não é óptico mas apenas cerebral, ou seja, é o cérebro humano que cria a “imagem fictícia” de uma lua enorme, não constituindo uma vulgar ilusão de óptica. Para tirar dúvidas faça duas fotografias usando uma teleobjetiva de grande distância focal  (>200 mm): primeiro apanhe a enorme lua cheia perto do horizonte e, depois, quando já está bem mais alta no céu e aparenta ser mais pequena.

moon2.jpg - Earth's Moon

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

BRASIL: CRISE HÍDRICA E ENERGÉTICA

A 6ª edição da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo – trará especialistas nacionais e internacionais para falarem de tem...